8 curiosidades sobre as cobaias

Há muitos aspectos comuns a todas as raças desses mamíferos, que são simplesmente diferenciadas pelo tipo de pelagem que possuem. Existe até uma careca, produto de uma mutação em laboratório

As cobaias são roedores muito engraçados e de tamanho médio. Elas são expressivas, simpáticas e são consideradas um ótimo animal de estimação. Quem já conviveu com uma cobaia sabe o quanto esses animais são especiais, mas poucas pessoas ainda os conhecem: nós contaremos oito curiosidades sobre as cobaias.

Curiosidades sobre as cobaias

A cobaia é uma das espécies de roedores nativos da selva sul-americana, embora sua natureza dócil e sua simpatia tenha os levado a se tornarem animais de companhia em todo o mundo. Existem várias raças de cobaias, dependendo do tipo de pelos que elas têm, mas é a única coisa que as diferencia. O resto das curiosidades sobre as cobaias são comuns a todas elas:

  1. Elas podem dormir com os olhos abertos

As cobaias são animais medrosos e que têm muitos predadores, por isso estão sempre alertas. Portanto, elas desenvolveram a capacidade de dormir com os olhos abertos e, assim, podem acordar ante qualquer movimento.

Algumas cobaias dormem com os olhos abertos e outras fazem isso apenas ocasionalmente. Mas, se você tem uma nova cobaia em casa e acha que ela não dorme, ela poderá estar fazendo isso, mesmo que você não perceba!

  1. Elas não sintetizam a vitamina C

Ao contrário de muitos outros animais, as cobaias não podem obter a vitamina C que precisam com uma alimentação normalToda essa vitamina elas devem ingerir diretamente de uma dieta especifica.

O déficit de vitamina C produz escorbuto, problemas dentários, como o crescimento anormal dos incisivos e problemas oculares, por isso é muito importante cuidar da dieta de sua cobaia. Os alimentos que têm mais vitamina C são: a pimenta vermelha, o espinafre, o brócolis, os morangos. Estes alimentos devem ser ingeridos diariamente.

  1. Elas nunca param de fazer digestão

O sistema digestivo das cobaias não se movimenta por si só, mas é capaz de continuar fazendo a digestão, porque ingere novos alimentos e estes empurram os anteriores. Além disso, por se tratar de um roedor, os dentes nunca param de crescer.

Portanto, as cobaias sempre devem ter alimentos disponíveis: comem poucas quantidades, mas muitas vezes ao dia. O feno, uma necessidade em sua gaiola, ajuda na digestão e, também, a usar os dentes e a manter a boca saudável.

  1. A primeira cobaia na Europa foi de Isabel “a Católica”

Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América do Sul, levaram pouco tempo para conhecer as cobaias selvagens. Um deles decidiu pegar uma e levá-la como presente para Isabel I de Castela, a rainha da Espanha, que havia feito algumas viagens através do Atlântico.

  1. Elas têm muitos nomes

As cobaias têm muitos nomes, dependendo do país em que estão sendo nomeadas. Os nomes mais conhecidos são porquinho-da-índia e “guinea-pig”.

Não se sabe exatamente o porquê de, em inglês, elas serem chamadas de “Guinea-pig”. Supõe-se que porco, pig em inglês, vem do barulho que elas fazem, já que se parecem com leitões. No entanto, elas não vêm de Guiné, mas passavam por Guiné antes de chegarem a Europa.

  1. A cobaia skinny

Existe uma variedade de cobaias que não possuem pelos. Esta é a raça “magrela” (skinny)descendentes de uma cobaia com uma mutação espontânea que a fez nascer careca em laboratório. Elas se reproduziam promovendo o gene que as fazia perder os pelos, e foi assim que essa raça nasceu.

Cobaia skinny

Elas são cobaias normais, mas devemos ter em mente que elas são mais vulneráveis ​​ao frio e podem, portanto, pegar um resfriado mais facilmente do que outras cobaias. As curiosidades sobre as cobaias em termos de raças não terminam aqui, mas essa é a mais estranha.

  1. Elas comem seus excrementos

Pode parecer sujo, mas é verdade: as cobaias fazem dois tipos de excrementos, que só elas podem diferenciar. Um deles, às vezes ela ingere. Elas fazem isso porque há nutrientes necessários para o seu organismo e, assim, elas se aproveitam deles. De todas as curiosidades sobre as cobaias, é verdade que essa é a mais desagradável.

  1. Elas são muito inteligentes

As cobaias não apenas podem aprender palavras e obedecer aos nossos comandos, mas elas também gostam de resolver problemas e aprender novos truques. Há truques simples e divertidos que você pode ensinar a sua cobaia, mas ela também poderá desfrutar de brinquedos e quebra-cabeças que a farão pensar por um tempo.

As cobaias são pequenos roedores que conseguiram viver confortavelmente em nossas casas. Saiba como a sua cobaia se comunica, pois são animais muito expressivos. Não se esqueça de dar pimentões a ela e de cuidar bem de sua alimentação, assim você desfrutará de sua companhia por muitos anos.

 

Recomendados para você