A baleia: habitat, comportamento e características

fevereiro 2, 2019

A baleia é considerada a maior espécie de animal do mundo. Ela quase não tem pelos e se protege do frio do mar graças à sua gordura corporal.

Dizem que o maior animal do mundo é capaz de atingir 30 metros de comprimento e pesar 150 toneladas. Hoje queremos falar sobre o habitat, o comportamento e as características da baleia. Acompanhe-nos nesse passeio emocionante!

Características da baleia

Há diferentes espécies de baleias, mas todas possuem características semelhantes. Eles têm pelo, embora seja um fato que muitos desconhecem.

No entanto, ele é tão fino e leve que parece inexistente. Seu sangue é quente, então a temperatura do seu corpo é alta, especialmente por causa do habitat em que vive.

Como o pelo que elas têm é muito curto e fino, dependem de sua gordura corporal para manter a temperatura adequada em seu corpo.

Por causa disso, sábia como a natureza é, os filhotes de baleias nascem com mais cabelo do que os adultos.

Dessa forma, o pelo os protege enquanto a gordura corporal se desenvolve. Uma vez que ela é acumulada, o pelo desaparece.

Suas barbatanas não são muito grandes em relação ao seu corpo, já que sua principal forma de se mover é com a cauda, ​​que é muito proeminente. Normalmente, seu corpo está cheio de parasitas ou cracas, que aderem à sua pele.

Seus olhos são pequenos em comparação ao seu tamanho, e sua boca nada mais é do que uma fenda que vai de um olho para o outro, como se quisesse esboçar um sorriso.

Cauda de baleia

Hábitat da baleia

Não é necessário ser sábio para adivinhar que a baleia vive no mar, então é possível que falar sobre seu habitat seja um tanto desnecessário.

No entanto, há mais a ser comentado sobre isso. Uma curiosidade é que as baleias vivem em áreas onde a água é mais quente.

É normal ver as baleias muito próximas das costas no inverno, onde a água é mais quente. É por isso que há diferentes regiões do mundo onde, nos meses de inverno, as baleias são vistas em suas praias.

No entanto, quando o inverno está no auge, elas tendem a migrar para lugares mais quentes. É curioso que as baleias maiores vivem sempre em regiões frias, como o Ártico.

Isso ocorre pois, graças à sua grande porcentagem de gordura corporal, conseguem estabilizar sua temperatura sozinhas.

Embora muitas pessoas acreditem que as baleias vivem apenas em águas salgadas, isso não é verdade, pois você também pode encontrar muitas espécies de baleias em água doce.

Portanto, mesmo se você planejou uma viagem para um local que não há praia, apenas lagos, é possível que você também possa avistar baleias.

a baleia: características

Comportamento das baleias

Há certos padrões de comportamento presentes em todas as espécies de baleias. Aqui vão alguns:

  • Elas não dormem muito. As baleias não dormem por muito tempo por uma simples razão: elas precisam sair e respirar. Embora sejam animais aquáticos, precisam do oxigênio presente no ar durante toda a vida.
  • Elas dormem com metade do cérebro. Para ter certeza de que vão sair para respirar, ou que serão capazes de fugir caso estejam sendo caçadas  por humanos, elas só deixam metade do cérebro descansar. No entanto, isso já é bastante descanso para elas.
  • Seus órgãos genitais permanecem ocultos enquanto não são usados. Como você pode imaginar, os genitais de uma baleia macho são enormes e escondê-los lhes permite nadar mais rapidamente.
  • Elas nadam a uma velocidade de mais de 48 km/h.
  • Elas são chamadas com um canto. Para abordar um ao outro e ficar perto, pelo menos um grupo de três ou quatro, elas se comunicam com bipes como se fossem gritos e que podem ser ouvidos a quilômetros de distância.
  • Como elas não têm predadores, vivem em silêncio explorando seu habitat sem preocupações ou medos.

Essa foi toda a informação que conseguimos extrair sobre baleias, por enquanto. Você já sabe que a ciência sempre faz avanços e, possivelmente, em breve saberemos muito mais sobre esse animal majestoso e imponente.