A fauna de Sumatra

Esta ilha possui uma geografia com montanhas a oeste e planícies a leste, além de ser cercada por estreitos que a separam de Java e Bornéu, além da Península Malaia. 
A fauna de Sumatra

Última atualização: 15 Fevereiro, 2019

A sexta maior ilha do mundo está localizada no sudeste da Ásia e pertence à Indonésia. Embora tenha perdido 50% de sua floresta tropical nos últimos 30 anos, ainda podemos encontrar espécimes da fauna típica de Sumatra, a maioria em perigo de extinção.

Como é a fauna de Sumatra?

A ilha é dominada por duas regiões: as montanhas a oeste e as planícies a leste. Além disso, é cercada por estreitos que a separam das ilhas de Java e Bornéu e da Península Malaia. Dentro da fauna de Sumatra, podemos encontrar:

  1. Tigre de Sumatra

Esta subespécie de Panthera tigris só é encontrada em Sumatra e sua população é estimada em cerca de 500 espécimes, todos dentro dos territórios pertencentes aos parques nacionais.

É pequeno em comparação com outros tigres: mede cerca de dois metros de comprimento e pesa 120 quilos.

O tigre de Sumatra – imagem que abre este artigo – tem linhas pretas finas em contraste com o laranja preponderante dos pelos.

É famoso por nadar muito rápido, devido a uma membrana especial entre os dedos dos pés, e por transportar a sua presa – javali, cervo, pássaros – para a água, para afogá-los.

  1. Rinoceronte de Sumatra

Com um peso de 800 quilos, este rinoceronte é pequeno em comparação com as outras subespécies da família. Além de fazer parte da fauna de Sumatra, também pode ser encontrado na Malásia e em outras áreas da Indonésia, protegidas pelos governos dos dois países.

Rinoceronte de Sumatra

Este rinoceronte tem sido vítima de caça ilegal desde a antiguidade devido aos seus chifres, altamente valorizados na medicina tradicional asiática.

É um animal solitário e muito territorial que só encontra um par na época de reprodução. Geralmente é mais ativo à noite, quando se alimenta de folhas e galhos.

  1. Martim-pescador azulado

Esta ave endêmica da Indonésia ocupa o sul de Sumatra, a ilha de Java, Sumbawa e outras ilhas menores próximas.

Sua plumagem é azul brilhante nas asas, enquanto a cabeça, o peito e o resto do corpo são brancos. Tem um bico muito longo que termina em uma ponta, como o de toda a sua família.

Martim-pescador azulado

martim-pescador azulado mede aproximadamente 13 centímetros e se alimenta de invertebrados capturados no meio do voo. É uma ave territorial e monogâmica que tem dois filhotes por ano.

  1. Orangotango de Sumatra

O orangotango de Sumatra é uma das três subespécies do Pongo e, como o nome sugere, habita apenas nesta ilha. É o menor desses primatas e, como os demais, está em risco crítico de extinção.

Orangotango de Sumatra

Você sabia que a palavra ‘orangotango’ vem do malaio e significa ‘homem da floresta’? Isso ocorre porque este animal caminha de forma semelhante às pessoas e é frequentemente confundido com humanos quando está entre as árvores.

Uma das diferenças óbvias em relação aos humanos é que seus braços são mais longos: eles os usam para escalar árvores, onde passam boa parte do dia.

Além disso, o orangotango se alimenta apenas de frutas, fungos, casca e folhas tenras; só ocasionalmente consome insetos. É um dos macacos menos agressivos que existe e geralmente interage com pessoas sem problemas.

  1. Bótia-palhaço

Para terminar a lista da fauna de Sumatra, não podemos deixar de lado as espécies de água, como é o caso deste peixe de água doce, colorido e muito escolhido como animal de estimação.

Bótia-palhaço

O bótia-palhaço tem um corpo amarelo-laranja com três linhas escuras grossas e curiosos bigodes nas laterais do rosto.

É muito ativo, sociável e se agrupa em cardumes pequenos de até cinco indivíduos. Gosta de proteger-se entre pedras, escondendo-se, caso não encontre outros de sua espécie.

Pode interessar a você...
Descubra essa nova espécie de orangotango
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Descubra essa nova espécie de orangotango

Parece incrível, mas ainda descobrem novas espécies de animais. Neste texto, vamos falar sobre a descoberta de uma nova espécie de orangotango.