A fauna dos manguezais

dezembro 11, 2018

x/.cx.czOs manguezais são ecossistemas semi-aquáticos caracterizados pela grande biodiversidade de espécies adaptadas a climas tropicais.

Localizado principalmente no sudeste da Ásia, na América Central e do Sul e em algumas regiões da África e Oceania, este bioma é formado por rios de água doce e árvores com raízes aéreas ou aquáticas.

A seguir, vamos falar sobre as características da fauna dos manguezais e quais são suas principais espécies.

Como é a fauna dos manguezais?

Este ecossistema é caracterizado pela sua rica biodiversidade, que inclui espécies de árvores adaptadas para viver submersas na água.

Além disso, nos manguezais também vivem animais adaptados ao clima tropical. Na fauna dos manguezais, podemos destacar os seguintes animais:

1. Crocodilo americano

Também conhecido como crocodilo de água, pode ser visto em toda a área caribenha da América e nas costas do Oceano Pacífico, entre o México e o Peru.

Uma das maiores populações desta espécie vive no Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O crocodilo americano – foto que abre este artigo – mede cerca de cinco metros e pesa por volta de 500 quilos. Por isso, é o segundo maior, perdendo para o Orinoco.

Sua cabeça é longa e estreita, e dentes afiados se projetam de sua boca, mesmo quando está fechada. Além disso, as famosas “lágrimas” de crocodilo têm a ver com as pálpebras, que lhes permitem excretar o excesso de sal.

Alimenta-se de vertebrados, que caça de surpresa quando se aproximam da água para beber. Quanto ao relacionamento com o homem, é bastante perigoso, já que ele não hesita em atacar quando se sente ameaçado ou em perigo.

2. Falcão negro

É um dos representantes ‘aéreos’ da fauna dos manguezais. Conhecido também pelo nome busardo preto, dependendo da época do ano, pode ser encontrado em diferentes áreas da América Central e do Sul. No entanto, prefere as áreas costeiras, estuários e pântanos.

a fauna dos manguezais: falcão negro

O Falcão negro se alimenta de caranguejos, pequenos vertebrados e ovos. Constrói o ninho nos galhos das árvores do mangue e reutiliza-os na estação seguinte, após “reformá-los” com novos materiais.

Todos os anos, a fêmea coloca um único ovo, branco com manchas marrons.

3. Peixe-boi caribenho

Este mamífero marinho, pertencente ao grupo dos sirênios, é outro dos habitantes dos manguezais americanos, principalmente das Antilhas e da Flórida.

Seu corpo é robusto, mas incrivelmente atlético. Ele pode nadar, fazer truques, virar e pular sem problemas.

5 animais que vivem nos manguezais: peixe-boi caribenho

Os peixes-boi podem não suportar temperaturas frias, alimentam-se de plantas aquáticas e, por vezes, peixes ou pequenos invertebrados.

Costuma formar grupos durante a temporada de cio. No entanto, no resto do tempo, machos e fêmeas permanecem sozinhos. Vivem acompanhados apenas por seus filhotes, até que cheguem aos dois anos.

4. Colhereiro

Dentro da fauna dos manguezais asiáticos podemos encontrar essa ave aquática em perigo de extinção, cuja população é estimada em menos de 300 indivíduos. Seu habitat é restrito ao leste da Ásia: Coreia do Norte, Hong Kong, Taiwan e Vietnã.

animais que vivem nos manguezais: colhereiro

O colhereiro tem plumagem completamente branca, pernas longas e escuras (como o bico) e faz uma migração em bando para hibernar. As colônias de filhotes são abrigadas nas ilhas japonesas entre março e agosto.

5. Macaco Rhesus

Finalmente, esse pequeno primata também faz parte da fauna de manguezais, embora possa ser visto em outros ecossistemas, do Afeganistão ao sul da China.

animais dos manguezais: macaco rhesus

O macaco rhesus é um dos mais conhecidos entre os “macacos do velho mundo” e tem uma expectativa de vida de 25 anos.

A espécie apresenta um grande dimorfismo sexual, já que os machos podem medir e pesar duas vezes mais que as fêmeas. O pelo em ambos os sexos é cinza ou marrom, e o rosto é rosa ou avermelhado.