Adotar cães adultos: vantagens e desvantagens

· maio 25, 2019
Adotar um cão adulto tem suas vantagens e desvantagens, mas quais são elas? Nós as veremos neste artigo.

Uma das vantagens de adotar um cão adulto é que os comportamentos que você valoriza ou quer evitar já se manifestaram. Portanto, as pessoas que decidem adotar cães adultos podem determinar se um cão atende ou não às suas expectativas.

No entanto, a adoção de cães adultos pode ter alguma desvantagem em comparação com a adoção de filhotes. Cada estágio da vida de um cão fornece inúmeros benefícios em comparação com os outros, então, diante da decisão de adotar um filhote, um cão jovem ou um cão adulto, é preciso saber o que é mais importante para você e qual cão atende as suas expectativas.

Antes de continuar, é importante esclarecer que um cão é considerado adulto quando atinge os sete anos de idade ou, em alguns casos, nove anos ou mais, principalmente quando se trata de cães menores, que amadurecem mais lentamente do que outras raças maiores.

Vantagens da adoção de cães adultos

Uma vantagem de adotar cães adultos é que você já sabe como ele é. Com os filhotes, a mesma coisa não acontece. Você não sabe qual personalidade e temperamento eles desenvolverão, seu nível de obediência, atividade ou o tamanho que alcançarão.

Outra vantagem de adotar um cão adulto é que ele já está educado e você não precisará dedicar tanto tempo e esforço para treiná-lo. Questões como treinamento de banheiro e até mesmo comandos básicos já estarão superadas.

Ele também já estará socializado, o que é uma grande vantagem. Caso não esteja, é uma questão que você deve levar em conta ao adotar um cão em particular. Além disso, você deve avaliar o fato de que certas raças se adaptarão melhor ao seu estilo de vida.

Vantagens da adoção de cães adultos

Outro benefício é que os cães adultos têm um nível de energia mais manejável do que filhotes e cães jovens. Por exemplo, para famílias com crianças pequenas, um cão adulto já passou pelo estágio das brincadeiras de morder, o que significa que é menos provável que ele faça o mesmo com as crianças.

No entanto, é importante deixar claro que nem todos os cães adultos são adequados para famílias com crianças, mas um cão adulto adequado pode ser integrado na família com mais facilidade do que um filhote.

Desvantagens

A adoção de cães adultos também pode apresentar algumas desvantagens. Uma delas é que pode levar muito tempo para mudar os comportamentos que consideramos negativos ou até mesmo inaceitáveis.

Se você observar um comportamento perturbador em um cão adulto, ajudá-lo a superá-lo pode exigir esforço. Enquanto os filhotes são considerados mais como uma lousa em branco, os cães adultos já tiveram anos de experiência de vida, tanto bons quanto ruins.

Desvantagens da adoção de cães adultos

Para algumas pessoas, o fato de um cão adulto ser menos ativo do que um cão jovem pode ser uma desvantagem, enquanto para outros é a melhor característica – cães adultos geralmente exigem menos exercício do que filhotes e cães jovens.

Outra desvantagem associada à adoção de cães adultos é que eles já podem ter desenvolvido problemas de saúde relacionados à idade, como perda de visão ou audição. Isto implica, entre outras coisas, que pode ser mais caro mantê-lo devido às consultas e tratamentos veterinários.

Finalmente, outra desvantagem de adotar cães adultos é que você pode não ser capaz de ver o “pano de fundo” do cão. Isso significa que você não sabe quais experiências (boas ou ruins) ele teve em sua vida.

Você terá que esperar para testemunhar suas reações em relação aos outros (adultos, crianças …), outros animais (cães de grande porte, cães pequenos, gatos) e em certas situações (passear de carro, sair para caminhadas, ir a determinados lugares, etc. )

Portanto, quanto mais tempo você puder observar um cão adulto antes de adotá-lo, melhor você poderá avaliar se realmente é uma opção viável para você.