Adotar um cavalo: o que você precisa saber

maio 7, 2020
Sem dúvida, os equídeos são maravilhosos, animais sensíveis e bons companheiros. Se você decidir adotar um cavalo, certamente não vai se arrepender. Mas é importante que você tenha as condições certas para cuidar dele como ele merece.

Ter um animal de estimação é uma oportunidade de ter um amigo que não apenas vai acompanhar você, mas que também será uma parte importante da sua vida. Adotar um cavalo é uma alternativa muito boa para quem prefere animais sensíveis e valoriza a beleza e as grandes virtudes dos equídeos.

Ao longo da história, os cavalos foram um suporte fundamental para o homem. Esses equídeos ajudaram a arar a terra e também serviram como meio de transporte e carga. Da mesma forma, contribuíram para a comunicação, carregando mensagens, e até foram protagonistas em muitas batalhas e guerras.

A adoção de um cavalo é uma medida que pode proporcionar grandes benefícios, tanto para o adotante quanto para o animal adotado.

No entanto, alguns aspectos devem ser levados em consideração, porque, embora um cavalo possa ser um animal de estimação doméstico, ele deve ter um amplo espaço disponível. Além disso, você precisa ter tempo suficiente para cuidar adequadamente dele.

O cavalo, um animal extraordinário

A veterinária colombiana Mariana Zuluaga garante que os cavalos foram cruciais na definição da história. Desde a sua domesticação, ela ressalta, eles ajudaram na agricultura, em descobertas, na colonização, na definição de guerras e no combate ao estilo de vida sedentário.

Por tudo isso, pode-se dizer que o cavalo é um dos animais mais importantes da história, se não o mais importante.

O cavalo, um animal extraordinário

Os cavalos são caracterizados por seu grande porte. Eles têm cabeças e pescoços alongados e, de acordo com a raça e a altura, o peso e o comportamento de cada um muda. Cavalos maiores tendem a ser mais dóceis e calmos, enquanto cavalos menores podem ter caráter mais forte.

Se você decidir adotar um cavalo…

Se você for adotar um cavalo, saiba que é um animal de companhia que deve necessariamente ter um espaço exclusivo e adequado para ele. O mais adequado é um terreno ou um curral. Além disso, como qualquer outro animal de estimação, os cavalos exigem tempo, dedicação e cuidado para garantir seu bem-estar e tranquilidade.

Por outro lado, você deve estar ciente de que adotar um cavalo estabelece um relacionamento fraterno, gentil e amoroso com ele.

Em outras palavras, forma-se um vínculo emocional que, sem dúvida, gera felicidade para os dois, mas que, portanto, exige compromissos. Se os cavalos são reconhecidos por alguma coisa, é por sua docilidade e capacidade de alegrar o dia do seu mestre.

Cuidando da saúde do seu cavalo

Existem outros aspectos essenciais para que o cavalo tenha um ambiente de bem-estar. Entre eles, podemos citar, por exemplo, uma dieta balanceada, a disponibilidade permanente de água, o cuidado com os cascos e a visita frequente a um veterinário.

Cuidando da saúde do seu cavalo

Você deve ter muita atenção em relação às doenças que geralmente afetam os cavalos, como cólicas, doenças respiratórias e claudicação. Portanto, os cuidados acima mencionados devem ser lembrados para prevenir tais doenças.

A melhor coisa é prevenir, em vez de ter que cuidar de uma doença devido à falta de cuidado com o animal.

Outros elementos a se considerar na hora de adotar um cavalo

Também é necessário saber que, além do espaço, do tempo, da dedicação, da alimentação e dos cuidados adequados para prevenir doenças, a adoção de um cavalo requer capacidade econômica suficiente para atender a todas as suas necessidades.

Embora o cavalo ofereça ótimos serviços aos seres humanos, também é verdade que exige recursos importantes para a sua manutenção. No entanto, o aspecto econômico não deve ser um fator que limite a sua intenção de adotar um cavalo.

Especialmente se você levar em conta que muitos desses animais passaram por maus momentos quando – como acontece em muitas partes do mundo – foram forçados a passar por situações de abuso e trabalho excessivo. Principalmente aqueles que foram utilizados para a tração de veículos de carga.

Por esse motivo, pense com cuidado em todas as possibilidades, leve em consideração todas as informações que você acabou de ler e tome a decisão de dar a um cavalo uma nova oportunidade. Ele certamente poderá se tornar um ótimo amigo para você.

Da mesma forma, se você tiver tempo e recursos, dê a si mesmo a oportunidade de compartilhar a vida com um ser que, sem dúvida, vai proporcionar muitos momentos de alegria e felicidade.

Bird, J., & Parelli, P. (2004). Cuidado natural del caballo: Un enfoque natural para su optimo estado de salud, desarrollo y rendimiento. Acanto.