Affenpinscher: características e morfologia
O affenpinscher é um cão pequeno e peludo, ideal para qualquer família ou casa pequena. Esta raça de origem alemã é muito apreciada pelo seu caráter fiel e obstinado.
Origens do affenpinscher
Segundo a Federação Cinológica Internacional, esta raça está classificada no grupo 2 de cães pinscher e schnauzer. O affenpinscher foi desenvolvido no início do século 19 a partir do pinscher de pelos duros, para ser o companheiro de estimação perfeito para as casas do sul da Alemanha.
Na França, é conhecido como o “pequeno diabinho bigodudo” por causa de seu caráter inquieto e sua pelagem característica. Seu nome, na verdade, vem da palavra alemã “affen“, que significa macaco, e “pinscher“, terrier.
Características e morfologia
Esta raça de pequeno porte e compacta, que se assemelha a um macaquinho, tem um pescoço curto e forte.
Tanto machos como fêmeas podem atingir uma altura entre 25 e 30 centímetros e pesar entre 4 e 6 quilos. Sua expectativa de vida é de entre 12 e 14 anos.
De patas curtas e musculosas, esta raça é uma pequena variedade do típico terrier usado para o trabalho no campo.
Embora não seja “projetado” para levar uma vida fora de casa, não devemos nos deixar enganar: estamos diante de um animal mais forte do que parece.
A principal característica do affenpinscher é a espessa camada de pelos que cobre a cabeça e as patas e lhe dá aquele ar engraçado de chimpanzé. O pelo das sobrancelhas é grosso e envolve os olhos, como se fosse uma coroa.
Seu pelo geralmente é preto e parece semelhante à lã. Nas suas origens, o seu manto era o aliado perfeito para resistir ao inverno rigoroso na Alemanha.
Personalidade e cuidados
O affenpinscher não é uma típica raça de cães pequenos: ele se dá bem com outros animais, tem excelente humor e está sempre disposto a brincar com seus donos. É, em suma, o cão perfeito para uma família.
Como qualquer terrier que se preze, no entanto, ele também é teimoso e sempre cheio de energia.
Esta raça gosta de brincar, seja dentro ou fora de casa, e muitas vezes se beneficia de caminhadas curtas que lhe permitem gastar toda essa energia.
Seu manto requer uma escovação mais ou menos regular: recomenda-se passar um pente duas ou três vezes por semana a cada três meses.
Quanto aos problemas de saúde, o affenpinscher tem tendência a sofrer de úlceras e luxações com a idade; além de dificuldades respiratórias e problemas coronarianos.
Check-ups regulares são recomendados para evitar surpresas desagradáveis com a raça.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
https://www.akc.org/dog-breeds/affenpinscher/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.