Affenpinscher: características e morfologia

· fevereiro 20, 2019
Esta pequena raça peluda é mais forte do que parece. Além disso, possui uma personalidade brincalhona que vai conquistar você.

O affenpinscher é um cão pequeno e peludo, ideal para qualquer família ou casa pequena. Esta raça de origem alemã é muito apreciada pelo seu caráter fiel e obstinado.

Origens do affenpinscher

Segundo a Federação Cinológica Internacional, esta raça está classificada no grupo 2 de cães pinscher e schnauzer. O affenpinscher foi desenvolvido no início do século 19 a partir do pinscher de pelos duros, para ser o companheiro de estimação perfeito para as casas do sul da Alemanha.

Na França, é conhecido como o “pequeno diabinho bigodudo” por causa de seu caráter inquieto e sua pelagem característica. Seu nome, na verdade, vem da palavra alemã “affen“, que significa macaco, e “pinscher“, terrier.

affenpinscher no jardim

Características e morfologia

Esta raça de pequeno porte e compacta, que se assemelha a um macaquinho, tem um pescoço curto e forte.

Tanto machos como fêmeas podem atingir uma altura entre 25 e 30 centímetros e pesar entre 4 e 6 quilos. Sua expectativa de vida é de entre 12 e 14 anos.

De patas curtas e musculosas, esta raça é uma pequena variedade do típico terrier usado para o trabalho no campo.

Embora não seja “projetado” para levar uma vida fora de casa, não devemos nos deixar enganar: estamos diante de um animal mais forte do que parece.

A principal característica do affenpinscher é a espessa camada de pelos que cobre a cabeça e as patas e lhe dá aquele ar engraçado de chimpanzé. O pelo das sobrancelhas é grosso e envolve os olhos, como se fosse uma coroa.

Seu pelo geralmente é preto e parece semelhante à lã. Nas suas origens, o seu manto era o aliado perfeito para resistir ao inverno rigoroso na Alemanha.

affenpinscher no parque

Personalidade e cuidados

O affenpinscher não é uma típica raça de cães pequenos: ele se dá bem com outros animais, tem excelente humor e está sempre disposto a brincar com seus donos. É, em suma, o cão perfeito para uma família.

Como qualquer terrier que se preze, no entanto, ele também é teimoso e sempre cheio de energia.

Esta raça gosta de brincar, seja dentro ou fora de casa, e muitas vezes se beneficia de caminhadas curtas que lhe permitem gastar toda essa energia.

Seu manto requer uma escovação mais ou menos regular: recomenda-se passar um pente duas ou três vezes por semana a cada três meses.

Quanto aos problemas de saúde, o affenpinscher tem tendência a sofrer de úlceras e luxações com a idade; além de dificuldades respiratórias e problemas coronarianos.

Check-ups regulares são recomendados para evitar surpresas desagradáveis com a raça.

https://www.akc.org/dog-breeds/affenpinscher/