Águia-das-filipinas, um gigante quase extinto
A águia-das-filipinas é um predador majestoso originário das Filipinas. Conheça os hábitos e características desta ave de rapina ameaçada de extinção.
Habitat e características da águia-das-filipinas
A águia-das-filipinas, de nome científico Pithecophaga jefferyi, foi oficialmente declarada a ave nacional das Filipinas.
O seu grande tamanho (podendo chegar a medir até um metro e pesar até oito quilos), juntamente com o rápido declínio da sua população por causa do desmatamento, fazem dela uma das águias mais raras do mundo.
Esta ave de rapina, que pode viver até 30 anos em cativeiro e até 60 anos em liberdade, vive, mais especificamente, nas ilhas filipinas de Luzon, Samar, Leyte e Mindanao, onde faz os seus ninhos nas árvores da família Dipterocarpaceae.
O maior número de águias filipinas registradas está presente na ilha de Mindanao, onde há de 82 a 233 casais reprodutores.
Havia rumores de que o grande tamanho da águia-das-filipinas permitiria que ela se alimentasse de macacos, embora o tamanho das suas presas varie bastante.
A sua dieta consiste em raposas voadoras, ratos gigantes, macacos e outros pássaros. Elas costumam caçar sozinhas, embora durante a temporada de procriação possam ser observadas em pares.
Quanto aos hábitos reprodutivos, os mais notáveis são as enormes estruturas que compõem os seus ninhos nos galhos das árvores da família Dipterocarpaceae.
Um casal de águias-das-filipinas permanecerá unido pela vida toda, uma vez que essa espécie é monogâmica. A sua temporada de acasalamento ocorre entre setembro e fevereiro.
Uma espécie quase extinta
Infelizmente, a destruição do seu habitat por causa do desmatamento, juntamente com a mineração e a caça furtiva, fizeram com que, atualmente, apenas 400 exemplares sejam encontrados em liberdade.
Além disso, o seu ritmo reprodutivo também está diminuindo cada vez mais por causa do acúmulo de pesticidas no seu organismo.
Em 2010, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) estimou que esta espécie estava em perigo crítico. Entre as medidas tomadas pelo governo das Filipinas para proteger a sua ave nacional, estão:
- A Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, que proíbe o comércio internacional de águias-das-filipinas.
- A chamada ‘lei da vida selvagem’, que fornece fundos para a conservação e proteção de recursos e habitats naturais.
- A inauguração de um centro de reabilitação para águias-das-filipinas no Parque Nacional Monte Apo, na ilha de Mindanao, dentro do Programa de Conservação das Águias-das-filipinas.
Além disso, a caça dessa espécie é um crime punível com sentenças de até 12 anos de prisão.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.