Logo image
Logo image

A alpaca: alimentação e domesticação

2 minutos
A alpaca é um mamífero peculiar que foi domesticado há muito tempo. Apesar de sua aparência lanosa, pertence à família dos camelídeos
A alpaca: alimentação e domesticação
Alejandro Rodríguez

Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Rodríguez

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Hoje vamos apresentar algumas curiosidades sobre um mamífero domesticado há milhares de anos: a alpaca. Vamos descobrir suas características, sua domesticação e sua influência na indústria têxtil. Não perca o que vem a seguir!

Características da alpaca

Quando falamos da alpaca (Vicugna pacos), estamos falando de um animal pertencente à família dos camelídeos. Essa família contém três gêneros: CamelusLama e Vicugna. Essa última família inclui a vicunha (Vicugna vicugna) e a própria alpaca, razão pela qual elas são parentes em termos evolutivos.

A alpaca é o menor camelídeo, com uma altura próxima a um metro e um peso que varia entre 45 e 80 kg. Tem um corpo esbelto e um pescoço longo, com um casaco de lã que pode crescer até vários centímetros e que varia de tom.

Sem dúvida, uma característica surpreendente (que compartilha com outros camelídeos) é sua capacidade de cuspir. Normalmente, esses animais costumam recorrer a essa prática para mostrar raiva ou como mecanismo de defesa.

Some figure

Alimentação da alpaca

Estamos lidando com um animal estritamente herbívoroSua dieta é baseada principalmente em grama e feno, mas também pode se alimentar de caules, folhas e casca de algumas espécies de plantas.

A alpaca mastiga os alimentos por um longo tempo, depois passa por três câmaras presentes no estômago. Esse processo garante uma digestão completa de tudo o que o animal ingere.

Domesticação e usos

Como comentamos anteriormente, a alpaca é um animal que foi domesticado milhares de anos atrásExistem indicações arqueológicas que sugerem que essa domesticação já havia sido realizada na antiga cultura Moche no Peru.

Some figure

Atualmente, esses animais são considerados domésticos, e a sua criação é generalizada em várias regiões dos Andes, na Argentina, na Bolívia, no Equador e no PeruNas últimas décadas, a alpaca também começou a se espalhar pelos Estados Unidos, pela Nova Zelândia e por alguns países do continente europeu.

O pelo desses animais é muito mais fino e mais sedoso que o da lhama. Esse fato aprimorou bastante seu uso na indústria têxtil, principalmente para a lã obtida a partir do primeiro corte de pelo do animal. Na região dos Andes, esse processo ainda é realizado da maneira tradicional.

Além da sua aplicação na indústria, a tendência de ter esses mamíferos como animais de companhia está se espalhando cada vez mais. Não devemos esquecer que a alpaca é um animal inofensivo, sociável e curioso.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Quispe, E. C., Rodríguez, T. C., Iñiguez, L. R., & Mueller, J. P. (2009). Producción de fibra de alpaca, llama, vicuña y guanaco en Sudamérica. Animal Genetic Resources/Resources génétiques animales/Recursos genéticos animales45, 1-14.

 

  • Kadwell, M., Fernandez, M., Stanley, H. F., Baldi, R., Wheeler, J. C., Rosadio, R., & Bruford, M. W. (2001). Genetic analysis reveals the wild ancestors of the llama and the alpaca. Proceedings of the Royal Society of London. Series B: Biological Sciences268(1485), 2575-2584.

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.