Animais com as maiores garras

· março 26, 2019
Entre os aspectos que mais chamam a atenção em alguns animais se encontram suas garras; seja como uma forma de defesa ou para outros trabalhos, estes atributos da natureza despertam o interesse de pesquisadores e especialistas em todo o mundo.

As garras são uma parte fundamental do corpo dos animais, já que desempenham funções-chave em sua defesa, alimentação e sobrevivência.

Embora várias espécies apresentem unhas poderosas e afiadas, alguns se destacam como os animais com as maiores garras da natureza.

As maiores garras do mundo estão extintas

O avanço da ciência e as pesquisas realizadas com fósseis permitiram reconhecer que as maiores garras da história pertenceram a um dinossauro. Neste caso, nos referimos à espécie Therizinosaurus – visto na imagem principal deste artigo.

Segundo indicam análises de seus fósseis, as garras do Therizinosaurus podiam chegar a medir até um metro de comprimento. Por serem tão longas, suas “unhas” ficavam penduradas a partir de suas patas dianteiras.

Esta espécie peculiar habitava nosso planeta durante a última fase do período Cretáceo. Ou seja, vivia há cerca de 75 milhões de anos na região que atualmente corresponde à Ásia Central.

Provavelmente imaginamos que o Therizinosaurus era um poderoso caçador graças a suas incríveis garras. No entanto, esta ideia não poderia estar mais longe da realidade.

Os pesquisadores da Universidade de Portmouth (Reino Unido) destacam que ele, muito provavelmente, era herbívoro.

Então, para que serviam suas garras? Principalmente para se defender de possíveis predadores e ter acesso à vegetação típica de seu habitat, para se alimentar com tranquilidade.

Então, o Therizinosaurus era o animal com as maiores garras?

Tudo indica que sim, mas a resposta é que depende do ponto de vista. Se considerarmos somente o comprimento das unhas, não há outro animal que possa se comparar com o Therizinosaurus.

No entanto, se considerarmos a relação entre o comprimento das unhas e o tamanho do corpo do animal, não podemos dizer o mesmo.

Infelizmente, ainda não foi possível reconstituir integralmente o esqueleto de um Therizinosaurus. Por isso, é impossível estabelecer uma comparação entre as dimensões de suas garras e de seus ossos.

A seguir, mencionaremos os animais com esta particularidade a partir de um ponto de vista comparativo. Ou seja, vamos considerar a proporção entre o tamanho de suas garras e o comprimento total do seu corpo.

Os 5 animais com as maiores garras proporcionalmente ao seu corpo

Se considerarmos a proporção entre suas longas “unhas” e o tamanho do animal, estes seriam os de maior destaque:

Tatu-canastra

O tatu-canastra tem a maior relação entre seu corpo e suas garras de todo o reino animal. O comprimento corporal total desta espécie fica entre 90 e 100 centímetros, e suas garras podem chegar a medir cerca de 20 centímetros.

O tatu-canastra possui garras gigantes
Fonte: www.animalessalvajes.net

Proporcionalmente, as garras do tatu-canastra equivalem a 22% do seu corpo. Estas unhas tão longas servem principalmente para cavar e buscar alimentos. No entanto, caso se sinta ameaçado, o tatu também pode usá-las para se defender.

Bicho-preguiça

O bicho-preguiça também está entre os animais com as maiores garras em relação ao seu corpo. As preguiças com três dedos das regiões tropicais têm garras de aproximadamente 10 centímetros, enquanto seu corpo mede por volta de 58 ou 60 centímetros. Proporcionalmente, as garras representam 17% do seu corpo.

O bicho-preguiça possui grandes garras

O bicho-preguiça de dois dedos pode chegar a medir cerca de 70 centímetros, enquanto suas garras alcançam os 10 centímetros de comprimento. Ou seja, suas unhas representam 14% da sua longitude corporal total.

Além de ajudá-los a subir em árvores altas de seu habitat, estas garras grandes e grossas são ótimas ferramentas de defesa. Como as preguiças não têm dentes afiados e não são velozes, elas são fundamentais para afastar predadores.

Gavião-real ou harpia

O gavião-real, também conhecido como harpia, é a ave com as maiores garras proporcionais ao seu corpo. Esta belíssima ave habita não apenas os Estados Unidos, mas também a América Central e parte da América do Sul.

Suas garras medem cerca de 10 centímetros e representam por volta de 7% de seu comprimento corporal.

Gavião-real, ou harpia

Toupeira-nariz-de-estrela

A toupeira-nariz-de-estrela é um mamífero escavador cujo principal traço é o apêndice de seu focinho com um formato similar ao de uma estrela.

Esta espécie tem as maiores garras de todos os membros da sua família, representando cerca de 6,5% do total de seu corpo.

Toupeira-nariz-de-estrela