Os 5 animais de estimação mais carinhosos

agosto 25, 2019
Ter um animal de estimação proporciona muitos benefícios para as nossas vidas. Estes são os cinco animais de estimação mais carinhosos que podemos encontrar.

Quer saber quais são os animais de estimação mais carinhosos com seus donos? Nem todos os animais podem ser mantidos como animais domésticos, e cada um deles tem uma personalidade que faz com que se tornem únicos.

Se cuidarmos bem deles, os animais nos correspondem com confiança e carinho, mas nem todos expressam isso claramente. Entendendo o comportamento natural dos animais, poderemos compreendê-los para, então, transmitir a segurança de que eles precisam.

A seguir, vamos conhecer os animais de estimação mais carinhosos que existem.

Os 5 animais de estimação mais carinhosos

1. Cachorros

Sem dúvida, o melhor amigo do homem está no topo da lista. Os milhares de anos de domesticação fizeram dele o nosso mais fiel aliado. A Fédération Cynologique Internationale (FCI) classifica os cães em 349 raças, de acordo com a sua constituição e comportamento.

Assim, existem cães de caça, guardiões, pastores… e de companhia. Os últimos, por causa da sua docilidade e temperamento, costumam ser os mais carinhosos com os donos, crianças e desconhecidos.

No entanto, estamos apenas generalizando, uma vez que, como já dissemos, cada indivíduo é único e qualquer cachorro pode ser um animal de estimação mais ou menos ‘amigável’. Mesmo assim, sem dúvida, os cachorros estão entre os animais de estimação mais carinhosos que existem.

2. Gatos

Este é outro animal que obviamente está em uma das primeiras posições. Os gatos são diferentes dos cachorros, mas sabem como retribuir o nosso amor. Se você tem um gato, sabe que é necessário respeitar o seu espaço o tempo todo.

O vínculo com os felinos é alcançado através do respeito e do espaço pessoal. Eles não podem ser forçados a fazer algo que não queiram, e nem adianta puni-los se fizerem o algo errado. Eles virão até você quando precisarem de atenção e carinho.

Gato olhando para cima

3. Coelhos

Os coelhos são animais sociáveis que se adaptam bem à nossa companhia, especialmente se forem acostumados desde pequenos. Na natureza, esses animais costumam ser presas, por isso são um pouco assustados.

Assim, é necessário investir tempo e paciência nesta relação, mas uma vez que tivermos criado um vínculo com eles, eles vão vir em busca da nossa companhia.

Os coelhos são animais sociáveis

Para ter um coelho como animal de estimação, é necessário ter uma gaiola grande adaptada às suas necessidades, com água, comida, feno e um substrato para o solo, além de mantê-lo a uma certa temperatura para que ele não fique com frio, etc.

Podemos deixá-los livres pela casa ou no jardim, para que eles possam explorar o espaço e interagir uns com os outros. Assim como qualquer outro animal de estimação, eles também precisam de consultas com o veterinário e vacinas.

Ao pegá-los no colo, devemos ter cuidado com a sua coluna, porque ela pode ser lesionada se eles chutarem o ar.

4. Pequenas aves

Alguns grupos de psitacídeos são muito populares como animais de estimação. Na verdade, muitos deles se tornaram espécies invasoras ao fugirem de casa e se reproduzirem em um clima melhor.

Muitos grupos de aves vivem nas nossas casas há anos. Os periquitos, canários, agarpornis e papagaios são alguns deles.

As aves podem se tornar animais de estimação amigáveis

Embora seja possível encontrar muitos vídeos e fotos de pessoas com suas aves no ombro nas redes sociais, isso não significa que, quando adquirirmos uma, isso também acontecerá.

As aves podem se tornar animais de estimação carinhosos, mas primeiramente precisamos estabelecer uma relação de confiança com elas.

As aves precisam de estímulos; a sua gaiola deve ser grande e ter poleiros, balanços, brinquedos… Elas também precisam se exercitar, por isso é conveniente que possam voar pela casa todos os dias. Porém, certifique-se de fechar as janelas para evitar fugas.

Elas vão se acostumar com a sua presença gradualmente. Você pode começar ficando por perto e oferecendo comida com a sua mão. A cada dia, a ave chegará um pouco mais perto, chegando a comer da sua mão e até mesmo a pousar sobre ela.

Uma vez que ela tiver pousado na sua mão, você pode fazer movimentos progressivos até que ela se sinta segura em cima de você. Dessa forma, você poderá estabelecer uma relação com o seu amigo alado.

5. Roedores: rato, porquinho-da-índia, chinchila, hamster, gerbil, degu…

Os roedores se tornaram animais de estimação muito comuns, principalmente para as crianças. Eles são animais sociáveis que costumam viver em grandes grupos, por isso é altamente recomendável ter mais de um deles.

Todos os roedores são ariscos, mas se forem acostumados desde pequenos a um tratamento gentil e não invasivo, eles podem ser animais de estimação muito bons.

Os roedores são animais de estimação carinhosos