Animais de estimação nos ajudam a viver mais

· agosto 17, 2018
O dinamismo dos animais, sua lealdade e carinho contribuem para um maior bem-estar físico e mental ao longo da vida.

Que os animais de estimação trazem grandes benefícios para nossas vidas é algo que já mencionamos muitas vezes; mas não podemos deixar de repetir isso e incluir uma expectativa de vida mais longa. Por que dizemos isso? Bem, porque os animais de estimação nos ajudam a viver mais tempo! A seguir, nós contaremos tudo a esse respeito!

Animais de estimação nos ajudam a viver mais tempo…

Vamos nos sentir menos estressados

Vários estudos provaram que conviver com animais de estimação reduz o estresse e que, diante de problemas ou situações que o causam, as pessoas que vivem com um animal de estimação se recuperam com mais facilidade e rapidez.

Por outro lado, viver com um animal de estimação nos ajuda a viver mais e, também, a combater o estresse no trabalho, como mostrou um estudo realizado pela Universidade da Virginia. Foi provado que levar um animal de estimação ao trabalho reduz os hormônios do estresse.

Vamos evitar a solidão

Embora a solidão não seja mortal, sim, houve casos de pessoas idosas que perderam seus cônjuges e morreram logo depois. Muitos atribuem isso ao fato de que a solidão forçada é prejudicial ao coração e à nossa saúde.

Animais de estimação nos ajudam a viver mais

Possuir um animal de estimação vai evitar problemas de saúde gerados pela solidão. Apesar não ser possível “conversar” realmente com um pet, trata-se de um ser cheio de empatia que fará qualquer coisa para nos ver feliz.

Vamos reduzir os riscos de doenças

Muitos médicos e cientistas provaram que ter um animal de estimação é bom para o coração, para a asma e outras doenças respiratórias. Eles afirmam que as crianças que crescem com animais de estimação são menos propensas a asma e alergias; portanto, há benefícios para pessoas de todas as idades.

Por exemplo, um estudo que acompanhou por mais de 10 anos a saúde de um total de 4435 pessoas provou que pessoas que viviam com um gato ou um cão eram 40% menos propensas a sofrerem de doenças do coração do que aquelas sem um animal em casa.

Independentemente de termos um cão ou um gato, mesmo que tenhamos tido um ataque cardíaco, teremos maior probabilidade de nos recuperarmos completamente se tivermos um amigo peludo.

Parece que o carinho, o amor incondicional e a lealdade que esses animais nos oferecem ajuda-nos a elevar nossos espíritos e nos dá força para seguir em frente.

Além disso, como um animal de estimação depende de nós; nosso subconsciente força o nosso corpo a se recuperar de antemão para cuidarmos dele. Além disso, os passeios que o nosso animal requer, bem como os momentos das brincadeiras, obrigam-nos a fazer um esforço extra que, em quase todas as ocasiões, é essencial para a nossa recuperação.

Animais de estimação nos ajudam a viver mais e a nos exercitamos

Nós todos sabemos como o exercício é benéfico para o nosso corpo; mas poucos de nós estão dispostos a fazê-lo. Ter um animal de estimação é um grande incentivo para isso, porque ele precisará correr, brincar e dar um passeio e, claro, dependerá de nós para isso.

Mulher correndo com cachorro

Enquanto o ajudamos a acalmar esses instintos, ele “nos força” a abandonar um estilo de vida sedentário; que pode prejudicar nossa saúde mais severamente do que pensamos.

Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade. No entanto, quando meditamos em tudo o que ele pode nos oferecer; percebemos que é muito mais do que podemos dar a ele.

Animais de estimação nos ajudam a viver mais e a melhorar nossa saúde, graças ao amor incondicional e à lealdade que eles nos dão. Isso é algo pelo que não podemos pagar e nem agradecer o suficiente.

Cuide bem do seu bichinho, pois sem você perceber, ele cuida de você e, portanto, não merece menos que sua atenção, proteção e cuidado.