Animal terrestre mais antigo do mundo: o Jonathan tem 190 anos

Atualmente, esta tartaruga tem uma vida muito saudável que inclui uma vida sexual muito ativa. Saiba mais sobre o animal terrestre mais antigo do mundo.
Animal terrestre mais antigo do mundo: o Jonathan tem 190 anos

Última atualização: 22 maio, 2023

Jonathan é uma tartaruga que tem 190 anos e é o animal terrestre mais antigo do mundo. Ele mora na Plantation House, mansão do governador da ilha de Santa Helena, localizada no Atlântico Sul, a 1000 milhas da costa africana.

O título que detém como o maior animal terrestre vivo do mundo foi dado a ele pelo Guinness Record. Descubra todos os detalhes sobre sua história de vida neste interessante artigo.

O animal terrestre mais antigo é uma tartaruga

O título de animal terrestre mais antigo foi atribuído a Jonathan em 2022, após ter celebrado o seu 190.º aniversário, o que significa que a tartaruga, que pertence à espécie tartaruga-gigante-das-seicheles (Aldabrachelys gigantea hololissa), nasceu em 1832 ou antes. “Para ser sincero, suspeito que seja mais velho, mas nunca poderemos saber“, explicou ao The Washington Post o veterinário que cuida da tartaruga.

Embora saber a idade de Jonathan seja surpreendente, é preciso dizer que a espécie à qual ele pertence possui essa característica. Embora o relatório oficial seja de que podem viver até 150 anos, reconhecemos que essa tartaruga superou em muito as expectativas dos cientistas. O mesmo aconteceu com Tu’Malila, Astrochelys radiata, que também ficou muito famosa, depois de morrer aos 188 anos.

Jonathan tem muitas histórias de vida

O título de animal terrestre vivo mais antigo do mundo foi dado pelo Guinness World Records.
O título de animal terrestre vivo mais antigo do mundo foi dado pelo Guinness Record.

Além de viralizar como o animal terrestre vivo mais antigo do mundo, Jonathan é reconhecido por ter chegado às mãos do governador da ilha em 1882, depois de pertencer à Coroa Britânica desde 1833. Na Plantation House, Jonathan é muito amado e sempre cuidado pela equipe do Governador. Toda uma equipe se dedica a cuidar dele, pois, apesar da idade, ele é muito ativo, inclusive sexualmente.

Apesar de ser o mais velho, Jonathan não mora sozinho, ele divide tempo e espaço na mansão com outras três tartarugas: David, Emma e Fred. “Apesar da idade, Jonathan ainda tem uma boa libido e é frequentemente visto acasalando com Emma e às vezes com Fred (os animais geralmente não são particularmente sensíveis aos sexos)”, diz Hollins, seu veterinário principal, em um vídeo.

Seu estado de saúde atual

Jonathan, o maior animal terrestre vivo do mundo, está com a saúde em declínio, é verdade. Atualmente, ele é cego e não tem olfato. Em contraste, ele ouve muito bem. Ele gosta de comer coisas saudáveis, sendo cenoura, pepino, repolho, maçã, banana e alface suas comidas favoritas.

Espera-se que Jonathan possa continuar aproveitando sua vida como tem feito até agora por mais tempo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.