Aprenda a preparar o seu cão para o verão

· novembro 12, 2018
A hidratação, o corte do pelo e a desparasitação são alguns dos cuidados necessários durante o verão para garantir o bem estar do seu pet.

Preparar o seu cão para o verão é fundamental para que ele não sofra com o calor, com a sua ausência e as constantes viagens e saídas, entre outros aspectos associados ao sol e às férias.

Que o verão é a temporada perfeita para aproveitar ao máximo ninguém duvida. Mas para os animais de estimação esse período pode ser desconfortável ou até mesmo estressante.

Portanto, é fundamental tomar as medidas necessárias para desfrutar da companhia do melhor amigo do homem também nessa época do ano.

Por que você deve preparar o seu cão para o verão?

Como vimos, alguns aspectos do verão são especiais para nosso pet. É o caso do clima, nossas viagens de férias ou a constante movimentação dentro de casa. 

Tudo isso pode ser um problema para o animal, já que modifica a rotina com a qual ele se acostumou ao longo do ano.

Quais são as medidas necessárias para que o cão ou qualquer outro bichinho não sofra durante o verão? Existem alguns bons hábitos que ajudam, como os cortes de pelo, a hidratação adequada e a desparasitação.

Como preparar o seu cão para o verão

Hidratação

Sem sombra de dúvida, a hidratação é um dos aspectos mais importantes para a saúde do seu cão durante o verão.

De fato, se nós seres humanos já sofremos com as altas temperaturas, imagine os cães, consideravelmente mais sensíveis ao calor…

Nos pet shops e lojas especializadas são vendidos bebedouros portáveis. Esses dispositivos permitem aos cachorros beberem água em qualquer momento, até mesmo fora de casa.

Assim, eles podem se hidratar corretamente durante a temporada mais quente do ano.

Cortes e tratamentos para o pelo

É recomendável levar o cão para o banho e tosa assim que começar o verão. Em muitas situações o animal precisará de um corte de pelo.

Mas é preciso ressaltar que não são todas as raças que necessitam de um corte. Em alguns casos bastará eliminar todo o pelo morto acumulado durante os meses que precederam o verão.

Cocker Spaniel sendo tosado

Onde deixar os cães durante uma viagem?

Um dos maiores problemas que os donos de bichos de estimação têm é encontrar um lugar para deixar o animal durante as viagens de verão. Felizmente, o que não falta são opções.

A primeira é deixar o animal com alguém de confiança. Neste caso, é fundamental que ela seja familiar para o animal, evitando estresse e ansiedade.

A segunda opção é deixar o peludo em um hotel caninoÉ importante ter cuidado com essa opção, já que existem estabelecimentos que não oferecem os cuidados adequados.

O mais aconselhável é visitar com antecedência o local. Dessa forma, é possível confirmar que o estabelecimento conta com as condições de higiene e espaço necessárias para o conforto dos animais.

Viajar com os bichos de estimação

Em alguns casos, as viagens podem estressar os cães. Alguns cachorros podem ficar enjoados quando andam de carro, por exemplo.

Se decidirmos que nossos amigos nos acompanhem, é essencial planejar o passeio com antecedência e perguntar ao veterinário quais cuidados tomar nesses casos.

preparar o seu cão para o verão

Também é recomendado acostumar o cão a andar de carro com antecedência e a viajar na caixa de transporte ou na transportadora.

O melhor é começar com distâncias curtas e fazer pequenas viagens cada vez mais frequentes. Dessa forma, quando chegar a hora de fazer uma viagem mais longa, o animal ficará mais calmo.

Saúde do cão

Durante o verão, o cão sairá mais vezes de casa e terá mais contato com outros animais. Portanto, é muito importante desparasitá-lo corretamente e assim prevenir o risco de infecções.

Banho e mergulho

É importante não obrigar o cão a entrar no mar ou na piscina. Algumas raças de cães adoram nadar, enquanto outras não.

Se o animal tem medo, não devemos forçar a entrada na água, já que essa experiência pode marcá-lo negativamente por toda a vida. Após o banho, não se esqueça de cuidar adequadamente do pelo do animal.

Com algumas pequenas mudanças, é possível preparar o seu cão para o verão. Assim, o animal poderá aproveitar muito mais uma temporada de descanso em companhia da família humana.

E, claro, divertir-se enquanto os donos estão tranquilos, graças aos cuidados tomados com antecedência.