A aranha-lobo: como identificá-la

abril 18, 2019
A maneira de caçar da aranha-lobo a distingue do resto dos aracnídeos a ponto de elas não tecerem uma teia para capturar suas vítimas, e sim esperarem escondidas para atacá-las de surpresa.

A aranha-lobo é um tipo muito perigoso de aracnídeo cuja picada pode até ser fatal para nós. Embora sejam muito diferentes das outras, ainda são aranhas que podem ser difíceis de identificar, e isso pode salvar nossas vidas. Hoje falaremos sobre como fazer isso.

Como é a aranha-lobo

Uma das grandes diferenças entre esta e outras aranhas é, sem dúvida, que elas não tecem teias para enganar e capturar suas presas, mas esperam escondidas e, quando veem a oportunidade, se lançam sobre elas. É por isso que são chamadas de aranhas-lobo.

Embora se pareçam com tarântulas, existem algumas diferenças significativas. As aranhas-lobo têm muito mais pelos do que as tarântulas, e são sempre de cor café ou cinza com algumas linhas em seu corpo.

Elas podem medir entre três ou quatro milímetros se forem fêmeas, o que dificulta muito para que consigamos vê-las, e é difícil acreditar que algo tão pequeno possa causar tantos danos. Os machos, no entanto, podem atingir até 19 milímetros, o que facilita perceber sua existência no ambiente.

Suas garras

As aranhas-lobo têm três garras tarsais em suas patas. Denomina-se tarsal a última seção das patas de um inseto. Então, para ter certeza de que o aracnídeo que estamos vendo é realmente um dessa espécie, ela deverá ter três garras nessa área.

As garras da aranha-lobo

Seu habitat

Reconhecer o lugar onde elas vivem é um ponto crucial quando se trata de encontrar e identificar a tal aranha-lobo. Qualquer aranha vai fugir em direção à sua teia diante de sua presença ou de um animal de estimação, mas no caso da aranha-lobo, ela tem uma toca.

A toca pode ter sido feita em uma porta ou em uma fenda, seja em sua casa ou no prédio onde você mora.

Procure no chão

Se você viu uma toca e teme que possa haver uma aranha-lobo em casa, observe bem o piso de sua casa. A aranha-lobo não sobe através das estruturas, pois se sente mais confortável em terra firme.

Veja se a aranha-lobo tem uma bolsa

Principalmente na primavera e no verão, as aranhas-lobo criam um saco na parte do abdômen que usam para carregar seus ovos. Isso significa que em breve haverá mais aranhas-lobo em casa, então, a melhor coisa a fazer é matá-las ou levá-las para longe de casa agora que você já as identificou.

Elas carregam suas crias nas costas

Parece que o instinto materno da aranha-lobo é excepcional, pois ela carrega suas dezenas de crias nas costas, um sinal que pode nos ajudar a identificá-la de maneira simples.

Seu ecossistema

Obviamente, dependendo da área em que você vive, haverá mais chances de encontrar uma aranha. Por exemplo, isso acontecerá com mais facilidade se você estiver perto de uma área montanhosa, um prado, uma floresta, uma savana ou um deserto.

Ecossistema da aranha-lobo

Esse tipo de aranha geralmente habita os Estados Unidos, dos estados de Nebraska à Flórida. Assim, você já sabe que, se for a qualquer um desses lugares de férias, terá que ficar de olho.

Os predadores da aranha-lobo

Entre seus predadores estão os pássaros e corujas, répteis e vespas. Mesmo que você não tenha visto nenhuma aranha em casa, se perceber que há um desses animais querendo entrar, deixe-o. Certamente ele está procurando por ela para jantar. Quando falamos de répteis, nos referimos a alguns pequenos, como as rãs, sapos e salamandras.

Tendo em mente essas características, você já sabe como identificar uma aranha-lobo, o que pode fazer a diferença para proteger a sua vida e a da sua família.