As cabras preferem pessoas felizes
Escrito e verificado por o biotecnólogo Alejandro Rodríguez
Sorrir nunca é demais. Agora sabemos que, se sorrirmos para certos animais, eles serão capazes de identificar a nossa felicidade. Este foi o resultado de um estudo recente, que chegou a uma conclusão surpreendente: as cabras preferem as pessoas felizes. Quer saber mais? Não deixe de ler este artigo.
Como foi descoberto que as cabras preferem as pessoas felizes?
Os responsáveis por essa descoberta pertencem à Queen Mary University, em Londres. Esses pesquisadores publicaram recentemente os resultados da pesquisa na Royal Society Open Science.
Para chegar a essa conclusão, foi montado um dispositivo simples, porém eficaz: uma parede com duas imagens, separadas entre si por aproximadamente 1,5 metros.
As duas fotos representavam a mesma pessoa. No entanto, em uma delas, a expressão era de raiva, enquanto na outra a pessoa estava sorrindo.
Então, eles colocaram uma cabra no recinto. Por um tempo aproximado de 30 segundos, o animal ficou livre para interagir com as duas fotos. Esta ação foi repetida com 20 cabras diferentes.
A conclusão surpreendente
Ao observar cada um dos animais, os pesquisadores perceberam que as cabras preferiam os rostos felizes. As cabras interagiam com mais frequência e se aproximavam dos rostos sorridentes.
Obviamente, isso levou os pesquisadores a pensar que as cabras são capazes de distinguir nossas expressões faciais. No entanto, esse experimento revelou outro fato curioso do ponto de vista estatístico.
A interação com rostos felizes era maior quando eles estavam do lado direito. Para os pesquisadores, essa descoberta sugere que as cabras usam o hemisfério esquerdo do cérebro quando precisam processar emoções positivas.
Esse fenômeno é consistente com outras pesquisas que relacionam felicidade e emoções positivas à atividade do hemisfério esquerdo. Até agora, nós sabíamos que as cabras conseguiam “ler” a linguagem corporal dos seres humanos, mas esses resultados confirmam que elas podem interpretar as nossas expressões faciais.
Existem mais animais capazes de perceber o nosso sorriso?
É evidente que a domesticação moldou o comportamento de alguns animais. Isso fez com que eles se adaptassem com mais facilidade aos ambientes humanos.
Portanto, os animais mais acostumados a lidar com os seres humanos, como os cavalos e os cães, são capazes de decifrar as nossas expressões faciais.
No entanto, não sabíamos se isso era possível em animais dedicados à produção, como as cabras. Agora sabemos que sim: as cabras preferem pessoas felizes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Nawroth, Christian, et al. “Goats prefer positive human emotional facial expressions.” Royal Society open science 5.8 (2018): 180491.
- Tate, Andrew J., et al. “Behavioural and neurophysiological evidence for face identity and face emotion processing in animals.” Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences 361.1476 (2006): 2155-2172.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.