As cadelas têm menopausa?

· agosto 29, 2018
As fêmeas ficam especialmente sensíveis no período de cio, durante o qual precisam de uma série de cuidados e atenções. É conveniente esterilizá-las quando estiverem envelhecendo, pois podem morrer se engravidarem.

Uma vez que os ciclos de vida dos cães são muito semelhantes aos do ser humano, muitos se perguntam se as cadelas têm menopausa. Bem, hoje vamos analisar esta questão e dissipar todas as dúvidas que existem em torno dela.

A menstruação das cadelas

Sempre foi dito que para entender uma pergunta você tem que ir para o começo. Vamos ver que tipo de menstruação as cadelas têm, para assim entendermos se elas realmente podem ou não ter menopausa.

As cadelas não ovulam da mesma maneira que as mulheres e, portanto, não podemos dizer que elas têm menstruação, mas sim cio. O cio acontece duas vezes por ano – em algumas raças, apenas uma vez por ano – e a expulsão do sangue se deve principalmente ao aumento do fluxo sanguíneo.

Então, os cães têm menopausa ou não?

Como o ciclo menstrual é diferente nas cadelas, a menopausa também não existe. Uma cadela vai passar pelos períodos de cio por toda a sua vida, até sua morte. Portanto, mesmo que ela envelheça, ainda sangrará quando estiver no cio.

Cão Labrador

Esta situação pode colocar em perigo a vida do animal: se uma cadela de idade avançada engravidar, ela pode morrer. Mas como evitar isso?

Através da esterilização. Embora existam aqueles que não são a favor disso, há situações em que esterilizar um animal de estimação pode ser benéfico para eles. Este é um desses casos. Se você esterilizar sua cadelinha idosa, ela deixará de entrar no cio e, portanto, não correrá os riscos de uma gravidez prejudicial para a idade dela.

Cuidados com uma cadela no cio

Enquanto você decide ou não se vai esterilizar seu pet antes que este envelheça, nós lhe passaremos alguns detalhes que você deve ter em mente quando chegar o momento do cio.

Border Colllie coberto com lençol

Cuide da higiene

Muitos acham que não se deve dar banho em uma cadela no cio; mas isso está longe da realidade. Uma cadela no cio precisa de mais higiene do que quando ela não está passando por essa fase. Portanto, não tenha medo de banhá-la e fazer com que se refresque, contanto que a água esteja morna.

Mantenha-a longe dos machos

Com os feromônios do cio, que atraem os machos, são liberados, estes tentarão se aproximar de sua cadela para cruzar. Se você não quer filhotes, é melhor mantê-la longe dos machos.

Reserve um espaço tranquilo

Encontre um lugar onde ela possa dormir o quanto quiser e longe dos ruídos que possam ocorrer em casa, algo que neste momento pode ser chato para ela.

Como vimos, a menopausa em cães não existe, mas, embora o cio delas seja diferente da menstruação, são necessários cuidados e mimos que só você pode dar.