As melhores raças de cães para canicross

Estes cães não são apenas fisicamente poderosos, mas têm um caráter disciplinado ideal para esta atividade esportiva.
As melhores raças de cães para canicross

Última atualização: 28 junho, 2019

É uma disciplina cada vez mais popular em todo o mundo, graças à qual você treina e se diverte com o animal de estimação. Então, no artigo a seguir, nós lhe diremos quais são as melhores raças de cães para o canicross… assim, ele poderá começar a treinar o mais rápido possível.

Quais são as raças de cães para canicross?

De acordo com as normas do canicross, qualquer cão pode competir, desde que esteja com boa saúde e tenha sido avaliado por um veterinário.

Também é necessário que eles tenham um microchip e que tenham entre 1 e 10 anos de vida.

Mas, além disso, a verdade é que existem certas raças de cães mais adequadas do que outras para realizar essa atividade física, que pode ser bastante cansativa para o animal (e seu dono). Estas são as melhores:

  1. Airedale terrier

Esta raça é nativa do Reino Unido (como a maioria dos terrier) e é considerada um dos cães mais fortes, devido à sua musculatura desenvolvida.

Além disso, é muito resistente e ativo, por isso, é considerado ideal para nos acompanhar em corridas ou participar do canicross.

O airedale terrier (foto que abre este artigo) é muito inteligente, obediente e dócil. Responde muito bem ao treinamento e cumpre comandos básicos sem dificuldades.

O único problema é que ele precisa de uma limpeza periódica de seus ouvidos, para evitar assim infecções e, além disso, uma escovação diária para que seu pelo não fique emaranhado.

  1. Weimaraner

weimaraner é um dos cães mais escolhidos para o canicross, devido à sua resistência e facilidade de treinamento.

É uma raça muito obediente, que se comporta perfeitamente e, também, que tem muita energia o tempo todo.

Weimaraner

Da mesma forma, o Weimaraner tem um revestimento de pelos curtos e grossos, que o protege da umidade e permite que ele entre em terrenos pantanosos sem problemas.

Seu corpo é musculoso e bem proporcional, tem pernas longas e bem desenvolvidas. Apresenta um ritmo muito equilibrado e pode pular tanto para o chão como para uma certa altura.

  1. Border collie

Esta raça de origem escocesa está associada ao pastoreio, embora também possa ser uma excelente ideia utilizá-la para a prática do canicross

Isso porque é um animal mais que inteligente e ágil, além de obediente. É considerado um dos melhores cães para serem treinados e participar de esportes caninos.

Border collie

O border collie é forte, energético, atlético e muito rápido, de tamanho médio e dupla camada de pelos (protege-o das baixas temperaturas e da água).

Quando ele anda ou corre, ele levanta um pouco as pernas, e é por isso que parece se mover furtivamente.

  1. Pastor belga

Este é outro dos cães para canicross, devido a sua grande inteligência, sua capacidade de trabalho e seu excelente temperamento.

Ele ainda é usado como uma raça de pastoreio desde a sua criação, mas é mais conhecido por seu trabalho auxiliar na polícia (como os pastores alemães).

É essencial que ele seja treinado e socializado, para evitar assim a desobediência.

Pastor belga

pastor belga mede cerca de 60 centímetros e pesa cerca de 40 quilos (machos). Seu corpo é robusto e musculoso, tem pelos castanhos curtos e orelhas pontudas e grandes, pretas como o rosto.

  1. Labrador retriever

É um dos cães mais escolhidos como animal de estimação, talvez por ser bastante obediente e ter uma grande resistência física.

A verdade é que o labrador está presente em todas as corridas do canicross.

Labrador retriever

Esta raça foi usada em seus primórdios para a caça ou o rastreamento de presas. Sua musculatura é bem desenvolvida e é bastante rápido. Gosta de se exercitar junto com seu dono!

Existem raças proibidas para o canicross? Na verdade, temos que falar sobre cães não adequados para esta disciplina, devido a certas características do seu físico.

Dentre elas, destacam-se aquelas que apresentam síndrome braquicefálica: buldogue francês, pug, boston terrier, entre outros.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.