As melhores raças de cães para canicross

· dezembro 5, 2018
Estes cães não são apenas fisicamente poderosos, mas têm um caráter disciplinado ideal para esta atividade esportiva.

É uma disciplina cada vez mais popular em todo o mundo, graças à qual você treina e se diverte com o animal de estimação. Então, no artigo a seguir, nós lhe diremos quais são as melhores raças de cães para o canicross… assim, ele poderá começar a treinar o mais rápido possível.

Quais são as raças de cães para canicross?

De acordo com as normas do canicross, qualquer cão pode competir, desde que esteja com boa saúde e tenha sido avaliado por um veterinário.

Também é necessário que eles tenham um microchip e que tenham entre 1 e 10 anos de vida.

Mas, além disso, a verdade é que existem certas raças de cães mais adequadas do que outras para realizar essa atividade física, que pode ser bastante cansativa para o animal (e seu dono). Estas são as melhores:

  1. Airedale terrier

Esta raça é nativa do Reino Unido (como a maioria dos terrier) e é considerada um dos cães mais fortes, devido à sua musculatura desenvolvida.

Além disso, é muito resistente e ativo, por isso, é considerado ideal para nos acompanhar em corridas ou participar do canicross.

O airedale terrier (foto que abre este artigo) é muito inteligente, obediente e dócil. Responde muito bem ao treinamento e cumpre comandos básicos sem dificuldades.

O único problema é que ele precisa de uma limpeza periódica de seus ouvidos, para evitar assim infecções e, além disso, uma escovação diária para que seu pelo não fique emaranhado.

  1. Weimaraner

weimaraner é um dos cães mais escolhidos para o canicross, devido à sua resistência e facilidade de treinamento.

É uma raça muito obediente, que se comporta perfeitamente e, também, que tem muita energia o tempo todo.

Weimaraner

Da mesma forma, o Weimaraner tem um revestimento de pelos curtos e grossos, que o protege da umidade e permite que ele entre em terrenos pantanosos sem problemas.

Seu corpo é musculoso e bem proporcional, tem pernas longas e bem desenvolvidas. Apresenta um ritmo muito equilibrado e pode pular tanto para o chão como para uma certa altura.

  1. Border collie

Esta raça de origem escocesa está associada ao pastoreio, embora também possa ser uma excelente ideia utilizá-la para a prática do canicross

Isso porque é um animal mais que inteligente e ágil, além de obediente. É considerado um dos melhores cães para serem treinados e participar de esportes caninos.

Border collie

O border collie é forte, energético, atlético e muito rápido, de tamanho médio e dupla camada de pelos (protege-o das baixas temperaturas e da água).

Quando ele anda ou corre, ele levanta um pouco as pernas, e é por isso que parece se mover furtivamente.

  1. Pastor belga

Este é outro dos cães para canicross, devido a sua grande inteligência, sua capacidade de trabalho e seu excelente temperamento.

Ele ainda é usado como uma raça de pastoreio desde a sua criação, mas é mais conhecido por seu trabalho auxiliar na polícia (como os pastores alemães).

É essencial que ele seja treinado e socializado, para evitar assim a desobediência.

Pastor belga

pastor belga mede cerca de 60 centímetros e pesa cerca de 40 quilos (machos). Seu corpo é robusto e musculoso, tem pelos castanhos curtos e orelhas pontudas e grandes, pretas como o rosto.

  1. Labrador retriever

É um dos cães mais escolhidos como animal de estimação, talvez por ser bastante obediente e ter uma grande resistência física.

A verdade é que o labrador está presente em todas as corridas do canicross.

Labrador retriever

Esta raça foi usada em seus primórdios para a caça ou o rastreamento de presas. Sua musculatura é bem desenvolvida e é bastante rápido. Gosta de se exercitar junto com seu dono!

Existem raças proibidas para o canicross? Na verdade, temos que falar sobre cães não adequados para esta disciplina, devido a certas características do seu físico.

Dentre elas, destacam-se aquelas que apresentam síndrome braquicefálica: buldogue francês, pug, boston terrier, entre outros.