As raças de gatos mais sociáveis

janeiro 2, 2018

Fala-se que os felinos são muito independentes, ariscos e que não interagem com as pessoas como os cães. No entanto, tudo depende de vários fatores: desde a idade até a personalidade do animal. Mas também pode ser uma questão de raça. Neste texto, vamos lhe contar quais são as raças de gatos mais sociáveis.

Quais são as raças de gatos mais sociáveis?

Carinhosos, buscam afeto, desejam brincar com seu donos e sempre estão prontos para ronronar um pouco… Essas são as características inerentes às raças de gatos mais sociáveis. Cada animal é diferente, e talvez seu comportamento dependa de como ele foi criado ou socializado desde pequeno. No entanto, alguns são mais propensos à interação do que outros.

1. Persa

É conhecido como “tigre de sofá” porque gosta de dormir e descansar em lugares bem confortáveis. É muito preguiçoso e ao mesmo tempo carinhoso e sociável. Viver com um gato Persa é se esquecer dos problemas de convivência. Além disso, ele não tem problema em conviver com outros animais. Seu temperamento é tranquilo, e às vezes pode “pecar” de tão doce que é. Também vai gostar de dormir a sesta a seu lado. Precisa de muito carinho e mimos. Se você não der, não se preocupe… ele vai te procurando pedindo!

2. Siamês

É outra das raças de gatos mais sociáveis que existem. Muito carinhoso com as crianças (e tem muita paciência com eles). Uma das peculiaridades do gato Siamês é que geralmente espera os donos na porta, como os cachorros fazem. Ainda que tenha um temperamento vivaz e curioso, também é um animal que sabe expressar seu carinho e sentimentos. Além disso, é muito inteligente e saberá se comunicar facilmente com você.

Gato Siamês no jardim

3. Ragdoll

Se você está procurando um bom amigo e companheiro, essa raça é a ideal. Trata-se de um animal mais do que sociável, carinhoso e que vai desfrutar de sua companhia. Em alguns casos, o Ragdoll pode ficar um pouco irritado se você pegá-lo nos braços, porque prefere estar com as patinhas em terra firme. Quando você chegar em casa, provavelmente seu gatinho vai estar lhe esperando para se esfregar em suas pernas e rosnar de felicidade.

4. Angorá

Uma das raças de gatos mais sociáveis e mais bonitas. Não gosta de ficar sozinho, e sempre prefere a companhia de seu dono. É pouco provável que ele recuse uma tarde de brincadeiras e carinho. Gostam de correr, saltar e se divertir. Além disso, são muito curiosos e não terão problemas em chegar perto de visitas.

5. Maine Coon

Essa raça é muito popular nos Estados Unidos e está entre os gatos mais carinhosos que existem na terra. Eles se dão muito bem com as crianças, são sociáveis o tempo todo e demonstram seus sentimentos aos donos. Têm tamanho grande e, diferente de outros gatos, o Maine Coon gosta de tomar banho e mergulhar na água. Dentro da família, ele escolherá um membro específico para dar mais afeto e lealdade. Dá-se muito bem com outros animais.

Maine Coon sobre a neve

6. Birmanês

Também chamado de “Sagrado da Birmânia”, é um gato de grande porte, elegante e, às vezes, parece “arrogante”. No entanto, é uma das raças de gatos mais sociáveis. Gosta de passar o tempo com seus donos, é carinhoso, aprazível e sossegado. Recomenda-se para lares tranquilos, onde não haja crianças pequenas.

7. Bombaim

Não é uma raça muito conhecida, mas é bem sociável. Geralmente, dá muito afeto à família que o adota. É um gato bem tranquilo, quase não mia nem emite sons estridentes. Se você está procurando carinho e amor da forma mais pura… o Bombaim é uma excelente escolha.

8. Gato exótico

Gato exótico

Esse gato é tão sociável e carinhoso que não consegue ficar sozinho (alguns, inclusive, ficam doentes se não estão acompanhados). Sempre vai estar ao lado de um membro da família, e ama as reuniões ao redor de uma mesa ou do sofá da sala. Dá-se bem com outros animais e são muito caseiros.

Fonte da imagem principal: Francesc González