Atividades físicas para animais de estimação

agosto 29, 2019
O exercício físico é a chave para que o seu animal de estimação tenha um estilo de vida saudável.

A variedade de atividades físicas que podem ser feitas com animais de estimação é enorme, principalmente quando o tempo está bom. Falamos sobre algumas possibilidades interessantes neste artigo.

Exercícios de aquecimento para você e para o seu cachorro

Da mesma forma que antes de uma maratona devemos reservar pelo menos 15 minutos para exercícios de aquecimento, o nosso animal de estimação também precisa de cerca de 10 minutos para preparar os músculos antes de uma boa corrida.

Siga estes passos simples para evitar possíveis lesões:

  • Segure a coleira do seu cachorro com a sua mão direita e certifique-se de que a distância entre o seu corpo e o do cachorro não exceda meio metro. Uma vez que isso tenha sido feito, caminhe rapidamente para um lado durante dois minutos. Então, dê meia volta e caminhe na direção contrária durante outros dois minutos. Repita esta sequência cerca de quatro vezes.
  • Após as quatro repetições, acelere o ritmo até começar um trote leve ou um sprint e continue andando para um lado e para o outro durante dois minutos em cada série.
  • Para exercitar os seus ombros com o seu cachorro, faça com que ele fique parado em um ponto enquanto você gira em torno dele. Para que o cachorro se exercite, ele é quem deve dar voltas.

Passear com cachorro no parque

Exercícios e atividades físicas para os animais de estimação

Manter um estilo de vida saudável não significa se esforçar apenas durante alguns dias por semana. Um pouco de exercício todos os dias é preferível a concentrar toda a atividade física do animal em duas sessões muito intensas.

Então, faça estes exercícios com o seu animal de estimação:

  • Tire a poeira da sua bicicleta e vá pedalar com o seu cachorro. Embora este tipo de exercício não possa ser feito por todos os cães, já que é perigoso sair com o seu cachorro de bicicleta pela cidade, um cão treinado e tranquilo pode se beneficiar dessa meia hora de exercício tanto quanto o seu dono.
  • Andar de patins vai fazer com que os passeios com o seu animal de estimação sejam muito mais divertidos. Porém, se você tiver um cachorro grande, tenha muito cuidado com os puxões.
  • As clássicas brincadeiras com bolas não deixam de ser um exercício físico que tanto donos quanto animais podem fazer facilmente, seja em um ambiente urbano ou rural.
  • Os jogos de agilidade, que podem até mesmo levar os animais de estimação a participar de competições, estimulam os animais tanto física quanto mentalmente. Existem várias associações que oferecem espaços dedicados a este esporte.
Cachorro praticando agility

Com as raças de cães menores, existe a possibilidade de fazer atividades físicas para animais até mesmo dentro de casa. Por exemplo:

  • Incentive o seu cachorro a subir e descer as escadas. Esta é uma maneira fácil de exercitar os músculos sem sair de casa, embora seja necessário ter cuidado com as raças de membros curtos, como os corgis, pois eles podem se lesionar facilmente.
  • Brincar de esconde-esconde pode ser um desafio físico e mental, além de ser uma distração perfeita para um dia chuvoso.
  • Se você tem uma esteira em casa, pode treinar o seu cachorro para correr na esteira e acompanhá-lo nos seus treinos indoor.