Azeite para os gatos, uma boa ideia?

· setembro 14, 2018
Assim como para os seres humanos, o azeite oferece uma série de benefícios para os felinos que os donos de gatos não podem ignorar.

Anteriormente, falamos sobre os benefícios do azeite para cães, mas e quanto ao azeite para os gatos? Você já sabe que ambas as espécies diferem em muitos aspectos, também no que se refere ao seu organismo, então o que é bom para um, pode não ser bom para o outro.

Benefícios do azeite para os gatos

Sim, o azeite para os gatos também tem benefícios. Estes são alguns dos que queremos citar:

  • Antioxidante. Ele atua como um antioxidante que fortalece o sistema imunológico do felino; graças ao seu alto teor de vitamina E, polifenóis e clorofila contida nas azeitonas.
  • Previne doenças cardíacas O azeite contém gorduras saudáveis ​​que ajudam a metabolizar as gorduras nocivas que o animal pode ter ingerido.
  • Se o seu gato não comer o suficiente, um pouco de azeite de oliva em sua comida fornecerá um cheiro e sabor agradáveis ​​que atrairão o interesse do animal em comer.
  • Beneficia sua aparência. Graças à hidratação profunda proporcionada pelo azeite, os pelos do seu gato ficarão mais brilhante e a sua pele ficará mais saudável. Além de retardar o envelhecimento.
  • Bolas de pelos. Gatos constantemente se lambem para se limpar e; consequentemente, isso faz com que bolas de pelos se formem em seu estômago, o que pode causar problemas. Uma colher de sopa de azeite de oliva irá purificar e ajudar seu felino a ejetar as temidas bolas de pelos.

Além destes benefícios, há outras ocasiões em que o azeite para gatos será um aliado perfeito.

Constipação

A constipação é uma doença que afeta os gatos mais do que pensamos. Embora existam outros antibióticos ou remédios caseiros, verificou-se que o azeite é um complemento perfeito para vencer esta doença.

azeite para os gatos

Pode ser feito adicionando meia colher de azeite ao alimento do gato para que as fezes se soltem. Em um ou dois dias, você deve ver os resultados. Se não, vá ao veterinário, a constipação pode estar sendo causada por outras razões.

Parasitas

Desparasitar seu gato pode causar danos à sua pele, porque as pulgas e outros parasitas são frequentemente tratados com produtos químicos. O azeite de oliva servirá como um medicamento ideal; além de não conter o mau cheiro destes produtos antiparasitários.

Limpeza das orelhas

As orelhas dos gatos são um foco de infecções e ácaros que podem causar sérios problemas para nossos animais de estimação. Para limpá-las, nada melhor que umedecer uma bola de algodão com o óleo e deixá-lo penetrar no ouvido do animal.

acariciar gatos

Retire o excesso escorrendo o algodão e repita essa operação por vários dias, caso você suspeite que há algo de errado em seus ouvidos ou, ainda, apenas algumas vezes por semana para manter os ácaros longe.

Para o dia a dia

Como o azeite de oliva para gatos é benéfico, recomendamos incluí-lo em sua dieta diária; pois você já viu quantas vantagens tem e como melhora a saúde interna e externa dos bichanos. No entanto, tenha em mente que as quantias devem ser meticulosamente medidas.

Para lhe dar uma ideia de quanto azeite o seu gato pode ingerir, aqui está uma orientação:

  • Se ele pesa menos de oito quilos, não mais que três colheres de sopa por semana.
  • Se pesa entre 8 e 11 quilos, meia colher de sopa por dia.
  • Mais de onze quilos, meia colher de sopa por dia.

Porém, independentemente do peso e idade do seu gato, recomenda-se não exceder três colheres de sopa por semana. Então, sim, embora o azeite para os gatos seja muito benéfico, existem orientações diferentes sobre como consumi-lo.

Portanto, tome as devidas precauções, mas opte pelo azeite para melhorar a saúde do seu gato.