Posso dar banho na cadela após o parto?

Você pode sentir necessidade de dar banho em sua cadela após o parto, pois o cheiro fica desagradável. No entanto, é necessário ter paciência e esperar pelo menos uma semana.
Posso dar banho na cadela após o parto?

Última atualização: 29 novembro, 2021

Após o parto, o ninho de uma cadela se transforma em algo caótico: restos placentários, secreções vulvares, filhotes grudados na mãe para mamar e até sangue seco. É normal se perguntar se é bom dar banho na cadela após o parto, já que você vai querer limpar um pouco o local.

O momento pós-parto é delicado: a cadela vai ficar exausta, proteger os filhotes e demorar para se ativar novamente. Portanto, aqui você poderá aprender a limpar a mãe corretamente para não causar danos a ela ou aos filhotes no processo. Não perca.

Características de uma cadela após o parto

Uma cadela que acabou de dar à luz ficará completamente exausta. É normal que ela não queira se mover ou comer, pois só se ativará de vez em quando para tratar e monitorar os filhotes. Por isso, é aconselhável colocar água por perto para que ela não tenha que se deslocar muito nesse estado.

Esse quadro de letargia pode durar até uma semana, mas o normal é que não se mantenha por mais de alguns dias.

Além disso, os filhotes não param de mamar nos primeiros dias, então você nunca verá o ninho vazio. Embora você tenha que movê-los para trocar os cobertores e as almofadas, tente fazer isso o mais rapidamente possível para conservar o cheiro da mãe e dos filhotes.

Se a cadela ficar agressiva, não a incomode, pois ela está protegendo os filhotes e o estresse deve ser reduzido ao máximo ao interagir com ela. Porém, observe como ela trata os filhotes: se os ignora, não os deixa mamar ou apresenta outros sinais estranhos. Você poderá precisar de assistência veterinária nesse caso.

Você sabe como limpar um cachorro sem dar banho?

Quando posso dar banho na cadela após o parto?

Então, quando é uma boa hora para dar banho na cadela após o parto? Mesmo que você tente manter tudo limpo, a cadela não vai querer se mexer, os filhotes vão continuar a bagunçar tudo e a mãe vai ter corrimento vaginal por uma semana após o parto. Tudo isso deixa o cheiro do ninho um tanto desagradável, e é normal que você se preocupe com o aparecimento de infecções.

Dar banho na mãe não é recomendado até uma semana após o parto. Antes desse período, a limpeza será uma fonte de estresse, pois você terá que separá-la dos filhotes e dar um banho enquanto ela ainda estará exausta. Pense que nos primeiros dias ela tem até 6 filhotes mamando por 20 horas consecutivas.

Como dar banho nela de forma adequada?

Até a hora de dar um bom banho na sua cadela, a melhor alternativa é limpá-la com panos umedecidos com água morna. Não use sabão, pois você não conseguirá enxaguar bem e corre o risco de intoxicá-la quando se lamber ou os filhotes quando mamarem.

Nesse ínterim, troque os cobertores à medida que ficarem sujos e tome cuidado para não eliminar completamente o cheiro da mãe e dos filhotes. Você terá que avaliar a frequência da higienização à medida que avança, pois dependerá do número de filhotes por ninhada.

Após uma semana, de preferência 2 ou 3, a fêmea estará mais animada e os filhotes não precisarão mamar por tanto tempo. Nessa hora você poderá dar um bom banho na sua cadela. Certifique-se de enxaguar muito bem para que não fiquem restos de sabão e não use nenhum tipo de perfume, pois haveria risco de intoxicação para os filhotes.

Além disso, os filhotes precisam sentir o cheiro da mãe o tempo todo para se sentirem seguros.

Como evitar lesões nos seios de uma cadela após o parto?

Um dos principais cuidados pós-parto de uma cadela é o da lactação. Por produzir leite continuamente e ter os filhotes mamando a todo instante, existe um risco claro de infecção nos seios. A mastite, como é chamada essa condição, compromete tanto a vida da cadela quanto dos seus filhotes, que se alimentariam de leite contaminado por bactérias.

Os filhotes podem produzir pequenas feridas nos mamilos ao mamar, criando um ponto de entrada para infecções oportunistas.

Para evitar esse quadro, procure verificar a mãe toda vez que a limpar com o pano úmido, pelo menos nos primeiros dias. Se a mama ficar inchada, a cadela reclamar quando você tocar nela — ou ela não deixa os filhotes mamarem por causa da dor — ou secretar leite com sangue e pus, leve-a sem falta ao veterinário.

É por isso que dar banho em sua cadela após o parto é uma forma de monitorar a saúde dela e de seus filhotes. Por outro lado, procure começar a habituar os filhotes a se alimentarem com ração especializada quando os dentes nascerem, pois assim é possível evitar que prolonguem muito a lactação e aumentem o risco de causar mastite na mãe.

O zelo nos cães é uma questão a se considerar antes de criá-los.

O banho não é o único desafio que você enfrentará ao cuidar de uma cadela que acabou de dar à luz. O estresse, o comportamento, o ambiente e o manejo dos filhotes são pontos fundamentais a controlar para que tudo corra bem. Portanto, o acompanhamento veterinário durante a gestação e a lactação garantirá que a mãe supere esse desafio da melhor maneira possível e que os pequenos cresçam saudáveis e fortes.

Pode interessar a você...
O que fazer se a cadela sentir falta dos filhotes?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que fazer se a cadela sentir falta dos filhotes?

Quando uma cadela sente falta dos seus filhotes, eles podem ter sido separados prematuramente. Aprenda aqui como fazer isso sem riscos.



  • Pavan, L., RV, C. E., DP, P. S., Mucédola, T., Uscategui, R., Apparicio, M., … & RR, W. V. (2017). Mastitis canina gangrenosa: reporte de caso. Revista Colombiana de Ciencia Animal-RECIA9(2), 216-221.
  • Lection, J., Cornelius, A. J., Moxon, R., Russenberger, J., de Amorim, M. D., & Cheong, S. H. (2021). Incidence and risk factors for canine mastitis and metritis in two guide dog populations. Animal Reproduction Science231, 106802.
  • Puppy Development: Stages from Birth to Two Years Old. (s. f.). Best Friends Animal Society. Recuperado 26 de octubre de 2021, de https://resources.bestfriends.org/article/puppy-development-stages-birth-two-years-old