Basset fulvo da Bretanha: um campeão de busca

O Basset Fulvo da Bretanha é um cão de caça do tipo sabujo, ou seja, farejador. Tem um aspecto pouco chamativo, mas um nariz extraordinário que lhe fez se tornar um campeão de caça e alcançar a fama mundial. A seguir, saiba tudo sobre o Basset Fulvo da Bretanha:

Origem

O basset fulvo é descendente direto do Griffon fulvo da Bretanha, outro cão caçador. Nasceu na França e se desenvolveu ao longo do século 19, mas só veio ficar famoso no fim do século 20, quando começou a ganhar prêmios de caça de coelhos. Além de cão de companhia, hoje em dia segue sendo utilizado para a caça.

Características

O Basset Fulvo da Bretanha mede entre 32 e 28 centímetros de altura na cernelha, e por isso são considerados uma raça de cão de tamanho médio.

Basset Fulvo da Bretanha

Sua cabeça é larga, ou seja, a parte da frente é maior que o crânio, e também é mais estreito do que largo. Tem lábios grandes, mas que não são pendurados nem muito volumosos, como em outras raças de farejadores. No entanto, mantém uma característica típica dos sabujos: as orelhas são triangulares e caídas. Geralmente não passam da linha da mandíbula e são cobertas por um pelo mais macio e curto que o do resto do corpo.

Morfologicamente, vale destacar que as patas dianteiras são curtas, de acordo com as proporções do resto de seu corpo, especialmente das patas traseiras. O corpo é ligeiramente largo, mas arredondado, e o peito é profundo e forte.

Por seu físico, tem o corpo preparado para ser um caçador de coelhos perfeito: as patas dianteiras facilitam deixar o focinho no chão sem forçar a postura, enquanto seu corpo musculoso lhe permite correr seguindo os rastros.

Sobre sua pele, tem o pelo comprido, mas não emaranhado. Os olhos não se destacam por serem nem grandes nem pequenos, e não são nem muito juntos nem separados. Tem uma gama de cores que vai de dourado até vermelho. Às vezes, aparece uma estrela branca no peito, e é comum que tenham pelos pretos espalhados pelo corpo inteiro. O pelo é um pouco áspero e não tende a ter muitas mudanças com as trocas de estação.

Comportamento

Seu corpo lhe permite ser um apaixonado pela caça, mas também são grandes companheiros para o humano. O Basset Fulvo da Bretanha é sociável, carinhoso e apegado a sua família humana. Tem uma grande capacidade de adaptação que, em sua origem, lhe permitiu ser um cão eficiente em todos os tipos de terreno. Atualmente, isso significa que eles são capazes de ser felizes em qualquer lugar em que o dono esteja.

basset fulvo da bretanha

Fonte: Baslerfauves

São cães enérgicos que precisam fazer exercícios físicos e mentais. Um basset fulvo da Bretanha só será feliz se puder sair para dar voltas pelos bosques e seguir todos os rastros que encontra, sendo caçador ou não. Move-se com rapidez e agilidade para o tamanho pequeno que seu corpo tem, e desfruta da liberdade e dos lugares cheios de cheiros interessantes.

Assim como outros cães de caça, como os terrier, têm um caráter marcado. São valentes e intrépidos. São afetuosos e carinhosos, mas fazem valer suas opiniões e preferências. Também são cães tenazes que, quando se propõem a algo, não param até conseguir. Sua tenacidade tem a ver com sua inteligência. Se deseja algo, ele fará de tudo para conseguir, e não se renderá.

Cuidados

O pelo do basset fulvo da Bretanha é fácil de manter. Precisa de escovações regulares, mas é um pelo rústico, fácil de manter saudável. Não faz grandes mudas de pelo entre as estações, ainda que no começo da primavera e do outono precise ser escovado com mais frequência.

Não há grandes problemas de saúde próprios da raça, mas pode ter mais probabilidade de apresentar alguns problemas por conta de seu corpo. Os cães de patas curtas e corpo largo geralmente sofrem com dores nas costas. Além disso, os cães do tipo sabujos com orelhas grandes e caídas precisam de muito cuidado com a higiene dos ouvidos. É fácil que um cão com orelhas caídas apresente infecções e outros problemas de ouvido.

Sobre sua educação, é preciso dizer que se trata de uma raça difícil de domesticar. É preciso levar em conta que é um cão tenaz e valente, e que não se deixará ser manipulado por métodos tradicionais, baseados na força ou na dominação. O basset fulvo da Bretanha é um cão perfeito para educar com reforço positivo, pois será feliz aprendendo à base de prêmios.

Por último, o basset fulvo da Bretanha geralmente tem um caráter próprio, e são carinhosos e fieis à família. Se você permitir que seu basset passeie sem tirar o nariz do chão, será o cão mais feliz do bairro. E se, além disso, você ganhar o carinho dele com recompensas e jogos positivos, vocês serão uma dupla perfeita durante muitos anos.

Fonte das imagens: Muu-karhu e Baslerfauves

Recomendados para você