Benefícios de uma pessoa solteira ter um animal de estimação

janeiro 28, 2019
Animais de estimação podem ajudar na nossa socialização com outras pessoas, forçando-nos a sair à rua, melhorar nossa autoestima e estimular um senso de responsabilidade, questões importantes para pessoas solteiras.

Adotar um cão ou um gato é uma decisão sábia se quisermos ter uma excelente companhia por muitos anos. Para os solteiros, pode ser o que eles precisam quando chegam em casa, já que compartilhar uma vida com um animal de estimação é muito bom. Neste artigo, contaremos quais são os benefícios de uma pessoa solteira ter um animal de estimação.

Benefícios de uma pessoa solteira ter um animal de estimação

Os benefícios de uma pessoa solteira ter um animal de estimação é que eles não ‘discriminam’ ninguém, já que não importa sua idade ou estado civil.

Adotar um cão ou um gato – seja um Yorkshire, um Dogue alemão ou um Angorá – faz muito bem para nossa saúde emocional, sejamos solteiros ou não.

Entre os principais benefícios de uma pessoa solteira ter um animal de estimação encontramos:

  1. Adeus à solidão

Talvez tenhamos decidido pela ‘solteirice’, mas isso não significa que às vezes não nos sintamos sozinhos. A melhor solução é um animal de estimação!

Claro, porque, quando você chegar em casa, terá alguém que o receberá abanando o rabo ou miando para que você o mime.

Os animais são muito carinhosos e expressam seu amor e gratidão continuamente, especialmente se em algum momento de suas vidas eles já passaram fome, frio ou sofreram violência.

Sem dúvida, os animais de estimação nos tiram da solidão quando não temos mais ninguém com quem contar.

Cachorro dando a pata

  1. Eles nos ajudam a socializar

Em relação a isso, talvez queiramos fazer novos amigos ou, ainda, encontrar um amor. Para isso podemos “aproveitar” os benefícios sociais dos animais de estimação, quando os levamos para uma caminhada até o parque.

Levá-los para a rua nos torna pessoas mais sociáveis, nos permite interagir com outras pessoas, conversar até com estranhos… e se gabar de todas as virtudes de nosso melhor amigo!

  1. Melhora a autoestima

Este é outro dos benefícios dos animais de estimação para pessoas solteiras e, portanto, os idosos que vivem sozinhos também são aconselhados a adotar um cão ou um gato.

Sem dúvida, é uma companhia agradável. Os animais são incríveis e nos fazem muito bem.

Quando não temos um bom dia, ficamos deprimidos ou tristes; quando recebemos más notícias, eles sempre estão lá para confortar-nos ou para ‘nos roubar’ um sorriso.

  1. Ajuda no exercício diário

Seja você uma pessoa muito ativa ou que precisa deixar de lado o estilo de vida sedentário… um animal de estimação é o ideal!

No primeiro caso, você pode se inscrever numa corrida de canicross, praticar bikejoring – andar de bicicleta com seu cão – ou caminhar.

Mulher correndo com cachorro

Mas você não precisa ser um atleta de elite para curtir seu cachorro, pois também pode dar um passeio até um parque, uma praia ou dar a volta no quarteirão várias vezes.

Diga adeus ao excesso de peso e deixe de lado a ideia de que o exercício só é possível em uma academia.

  1. Eles nos tornam mais responsáveis

É verdade que uma única pessoa tem que cuidar de muitas coisas em casa, mas também é verdade que às vezes é maravilhoso acrescentar uma responsabilidade adicional, sim, ter um amigo com quem interagir.

Ter um animal de estimação é um compromisso que nunca podemos deixar de lado. Os animais precisam de comida, amor, um bom lugar para dormir, brincadeiras… e os seus donos são obrigados a dar-lhes tudo o que precisam.

Sem dúvida, eles merecem tudo isso!

Finalmente, você terá que se perguntar qual animal de estimação é perfeito para você. 

Se você optar por ter um cão, deve levar em conta que tem que levá-lo para passear e que, em muitos casos, eles não se sentem bem quando são deixados sozinhos.

No caso de você preferir um gato, pode ser uma excelente opção, já que é um animal mais independente, você não terá que levá-lo para passear e ele não terá problemas em ficar sozinho o dia todo.

Se você mora sozinho, pode mudar sua vida completamente adotando um animal de estimação.

Você aprenderá muito mais do que imagina, se sentirá amado, não importa o que faça, e experimentará um belo sentimento de estar fazendo algo de bom para um ser vivo (que não é você).

Adote seu novo melhor amigo!

Gómez G, L. F., Atehortua H, C. G., & Orozco P, S. C. (2007). La influencia de las mascotas en la vida humana. Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias.