Benefícios do óleo de salmão para a dieta dos cães
Escrito e verificado por a bióloga Ana Díaz Maqueda
O óleo de salmão tem um grande valor nutricional para a dieta dos cães, além de claras vantagens sobre outros alimentos, como a carne. Possui baixo valor calórico, com ingestão mínima de gorduras – embora de muito alta qualidade – e alta densidade proteica.
Fornece à dieta baixa quantidade de colesterol e alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados. Um exemplo é o ômega 3, que protege contra doenças cardiovasculares.
Nem todos os salmões têm o mesmo valor nutricional, nem a mesma concentração de ômega 3. Os mais interessantes são o salmão-rei (Oncorhynchus tshawytscha) e o salmão-vermelho (Oncorhynchus nerka), em oposição ao salmão-keta (Oncorhynchus keta) e ao salmão-rosado (Oncorhynchus gorbuscha).
O que há de tão especial nesse óleo?
O óleo de salmão para a dieta dos cães é um produto natural, cuja forma de extração é a frio, portanto, é um alimento não processado. Possui alta concentração de ácidos graxos essenciais ômega 3, como o ácido eicosapentaenoico (EPA) e 12% de ácido docosaexaenoico (DHA).
O ácido graxo EPA é um precursor dos eicosanoides, que está envolvido em muitas funções do corpo. Eles regulam, por exemplo, a produção e a função das citocinas, proteínas que moderam a produção de alguns tipos de células e, por isso, intervêm em doenças como o câncer. Além disso, diminuem a resposta inflamatória do corpo e reduzem a perda de peso.
Por outro lado, o ácido docosaexaenoico (DHA) previne doenças neurodegenerativas e o desgaste natural do cérebro do cão.
Além disso, o óleo de salmão fornece muitos minerais e vitaminas, ainda mais do que outros alimentos de origem animal. É uma fonte rica em vitamina D, muito necessária para manter os ossos do cão fortes. Também contém vitamina E, que é um bom antioxidante, e vitamina A, excelente para a regeneração celular.
Benefícios do óleo de salmão na dieta de cães
Além dos efeitos visuais evidentes que o óleo de salmão produz na dieta dos cães – como pelos mais sedosos e brilhantes – essa substância tem outros atributos. O óleo de salmão previne e melhora muitas doenças e condições, por exemplo:
- Melhora a pressão arterial em cães que sofrem de hipertensão. Isso ocorre porque ele expande os vasos sanguíneos.
- Devido ao seu efeito anti-inflamatório, neutraliza o inchaço das articulações na artrite reumática.
- Previne derrames.
- A osteoporose primária geralmente não ocorre em cães, como costuma ocorrer em humanos. No entanto, os cães podem sofrer de osteomalácia ou raquitismo na idade adulta devido à falta de mineralização. O óleo de salmão previne e melhora essa doença.
- Alivia problemas renais.
- Ajuda na perda de peso em animais obesos. Além disso, reduz o açúcar no sangue.
- Para cães com colesterol, ajuda a reduzir os níveis elevados de gordura no sangue, embora deva sempre ser combinado com um estilo de vida saudável.
- Reduz e previne problemas cardiovasculares em cães.
- Melhora a saúde auditiva do cão. Previne problemas inflamatórios e infecções de ouvido.
Como dar óleo de salmão a um cachorro?
Em suma, a melhor maneira de incluir qualquer novo alimento na dieta dos cães é da forma mais natural possível. Para os tutores que oferecem ao animal uma dieta BARF, só precisam incluir salmão uma ou duas vezes por semana. Não é apenas a gordura do salmão que é benéfica, o peixe todo é.
Os tutores que alimentam seus cães com ração e outros formatos de alimentos poderão encontrar óleo de salmão prensado a frio no mercado. Como dissemos, é um produto muito natural, rico e saudável para os animais de estimação. O óleo pode ser misturado com ração seca ou úmida.
Nos casos em que os cães sofrem de distúrbio de coagulação do sangue, será preciso perguntar ao veterinário se incluir salmão na dieta do animal é uma boa ideia. Esse alimento possui alta concentração de vitamina K, a qual impede a coagulação do sangue.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Quintavalla, F., Bianchi, E., & Guazzetti, S. EL PAPEL DE LA ALIMENTACIÓN SOBRE EL APARATO AUDITIVO DEL PERRO.
- Vergara Goyes, M. A. (2017). Estudio investigativo del salmón, análisis de sus propiedades, su producción y la aplicación culinaria en la región costa del Ecuador (Bachelor’s thesis, HOSPITALIDAD Y SERVICIOS FACULTAD: GASTRONOMÍA).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.