O braco-italiano: um dos mais populares

O braco-italiano é um dos cães mais populares na Itália.
O braco-italiano: um dos mais populares
Elsa M. de Arribas

Escrito e verificado por a bióloga Elsa M. de Arribas.

Última atualização: 17 novembro, 2022

O braco-italiano é um cão nativo do norte da Itália que é, junto com o spinone italiano, uma das raças de caça do próprio país. Anteriormente, havia duas variantes da raça, mas hoje existe apenas uma.

Origem do braco-italiano

O braco-italiano é um cão de caça de origem antiga e inicialmente focado na caça de aves. Com o tempo, seu comportamento de caça foi adaptado ao estilo atual de caça.

Este cão é conhecido como o cão de caça mais antigo da Europa, embora seu ancestral original seja desconhecido. No entanto, aceita-se que seja o resultado de um cruzamento entre duas raças, o galgo italiano e o mastim asiático.

Da raça braco-italiano, originaram-se duas variantes distintas: a variante da região do Piemonte e a variante da região da Lombardia. A variante do Piemonte é de cor branca e laranja, enquanto a variante da Lombardia é caracterizada por uma cor marrom e avermelhada.

Durante a Idade Média, a raça ganhou espaço na Itália e se espalhou pelo Velho Mundo graças à aristocracia. Sua popularidade continuou a aumentar até o início do século XX, quando começou a declinar.

No século XIX, o braco-italiano estava à beira da extinção devido ao cruzamento malsucedido e à prole doentia. Isso resultou em cães pesados para a caça e com vários problemas de saúde.

Graças ao cuidado e seleção dos exemplares que foram cruzados, a raça conseguiu se recuperar. No entanto, para evitar problemas de diversidade genética, decidiu-se unificar as duas variantes da raça na década de 1920.

Ao unificar as duas raças em uma única, elas se complementaram, com seus pontos fortes e fracos. Desta forma, o cão piemontês, acostumado a trabalhar nas montanhas, tinha uma constituição pequena e temperamento característicos que contribuíram para a raça.

Por outro lado, o cão da Lombardia tinha um corpo mais largo e estava acostumado a trotar por áreas pantanosas. Este cão mostrou grande visão e sua habilidade natural de caçar.

Em 1949, a sociedade italiana de amantes do braco declarou-o uma raça padrão, com características contribuídas por ambas as variantes. Antigamente, o padrão da raça já tinha outras características.

Proporções do corpo

O braco-italiano é um animal vigoroso, definido por membros esbeltos, uma cabeça esculpida em que o crânio e o focinho têm o mesmo comprimento. Por outro lado, o tronco do cão tem um comprimento igual ou ligeiramente superior à altura da cernelha.

Esta raça caracteriza-se por ser grande, com uma altura entre 56 e 66, bem como um peso entre 25 e 36 quilos. O braco-italiano é um cão de trote lento que se transforma em galope quando está feliz.

Além disso, possui pelos curtos e brilhantes em todo o corpo, exceto nas orelhas e na cabeça, bem como nas pernas, onde é mais fino. Em relação à cor de seu corpo, caracteriza-se por uma tonalidade branca, que pode ser combinada com laranja ou marrom.

Personalidade do braco-italiano

Quanto ao caráter deste cão, caracteriza-se por ser dócil, consciencioso e fácil de treinar. Além disso, esta raça é frequentemente definida como muito inteligente, eficiente e resistente.

Os cães desta raça são muito sociáveis e gentis com crianças e outros animais de estimação. Isso ocorre quando eles estão acostumados desde cedo a estar na presença de ambos os grupos.

Esta raça adora a interação com os humanos, desde famílias a indivíduos, seja assistindo a um filme no sofá ou passeando. Eles também não se importam em ficar de olho no jardim, atentos a qualquer animal que desperte suas habilidades de caça. Em geral, o braco-italiano é considerado o cão de caça mais antigo da Europa.

Pode interessar a você...
9 raças de cães cinza
Meus Animais
Leia em Meus Animais
9 raças de cães cinza

A cor cinza na pelagem dos cães costuma ser uma das mais elegantes entre as raças. Conheça aqui alguns cães com essa característica.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.