Lhasa apso: conheça suas principais características

junho 29, 2019
Descubra as características surpreendentes do lhasa apso, um cachorro tibetano muito antigo.

O lhasa apso é uma raça de origem tibetana especialmente reconhecida pela sua aparência. Com pelos longos e abundantes, atualmente é considerado um cão de companhia. Descubra as características deste cachorro tão especial.

Originários da cidade de Lhasa, no Tibete, os cães lhasa apso foram criados como cães de guarda. Apesar de serem cachorros pequenos, seu trabalho era o de proteger os templos tibetanos de intrusos.

Sua densa e longa pelagem foi a característica que permitiu que um cachorro pequeno como o lhasa apso pudesse sobreviver. Sua pelagem é ideal para manter o calor e evitar o excesso de exposição solar. Sem dúvida, ela é o seu maior atrativo atualmente.

O lhasa apso sempre foi valorizado pela sua beleza estética. Por esta razão, os cachorros desta raça costumavam ser dados de presente para os visitantes estrangeiros.

No Tibete, esses animais ainda são conhecidos como Abso Seng Kye, ou “cachorros-leões-sentinela”. Um nome bastante intimidante, não é mesmo? Alguns amantes de animais explicam que o atributo de “leão” seria uma referência à juba do lhasa apso.

Características físicas do lhasa apso

Características físicas do lhasa apso

A cabeça do lhasa apso é estreita, embora não seja muito achatada. Ao contrário de outras raças pequenas de pelo longo, não possui o crânio em forma de maçã. Devido às suas origens como cão de guarda, este cachorro tem um pescoço forte.

Os olhos desta raça são ovais, de tamanho médio em relação ao crânio, e escuros. As orelhas ficam penduradas e, assim como o restante do rosto, são cobertas por longas franjas. O focinho é reto e bastante curto em relação ao restante da cabeça.

Os cães lhasa apso têm corpos pequenos, mais compridos do que altos. Além disso, eles têm costas fortes e sua linha superior é reta. Seus membros dianteiros são retos, enquanto os traseiros são adequadamente curvados.

Seu pelo é abundante, grosso e longo. Esta talvez seja a sua característica mais distintiva. Sua pelagem vai até o chão e cobre todo o seu corpo.

As cores mais comuns entre os lhasa são o dourado, o branco e o mel. No entanto, existem alguns cães desta raça com pelo cinza, cinza escuro, multicolorido, preto ou marrom.

Curiosamente, o rabo do lhasa apso é de inserção alta. Isso significa que os cachorros têm o rabo por cima das costas. Apesar dessa característica, os rabos não são em forma de alça. Assim como o restante do seu corpo, eles têm pelagem abundante, formando franjas.

Esta é uma raça pequena, com os machos ligeiramente maiores do que as fêmeas. A altura média a partir da cernelha é de 23 cm a 25 cm nos machos, e o peso aproximado destes cachorros é de 6 kg a 7 kg.

Lhasa apso em concurso de beleza

Um cão de personalidade forte

Apesar de ser um cachorro pequeno, o lhasa apso não deve ser confundido com um cão de colo. Nas suas origens, o lhasa era um cão de guarda. Desta forma, ele evoluiu como um cachorro de muita personalidade, forte, ativo e seguro de si.

Ao contrário de outras raças pequenas, o lhasa requer muito exercício físico e mental. Eles são animais independentes e muito inteligentes.

Por esta razão, é importante que seja socializado constantemente desde filhote. Só assim ele vai poder se acostumar com o contato com humanos e outros animais.

Apesar do tamanho pequeno, esta raça não é ideal para famílias com crianças pequenas.

Quando devidamente socializado, ele pode ser uma boa companhia para qualquer família. No entanto, é importante ter em mente que, devido à sua personalidade e inteligência, os lhasas tendem a ser impacientes.

Como consequência, um lhasa será uma boa companhia para famílias com filhos adolescentes ou com crianças maduras o suficiente para respeitar e cuidar de um cachorro.

Cuidados adicionais

Certamente, os lhasas são cachorros que exigem muito cuidado com a sua pelagem. Se a sua pelagem não for escovada frequentemente, os pelos compridos ficarão embaraçados, formando nós.

Embora alguns nós sejam inevitáveis, quando há muitos deles o pelo fica grudado, formando tufos desagradáveis.

Por esta razão, eles precisam de donos que tenham bastante tempo livre para se dedicarem ao cuidado da sua pelagem. 

Lhasa Apso – Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Lhasa_Apso