Cães com medo de altura?

dezembro 19, 2018
Quando um cão tem medo de altura, você deve perguntar por que isso acontece. É mais do que provável que ele tenha uma história de abuso, que tenha sofrido algum tipo de trauma ou que tenha sido superprotegido quando filhote.

Embora nossos cães possam parecer ousados ​​e pareçam não temer nada, há muitos cães com medo de altura. É verdade que os gatos são mais conhecidos por serem escaladores e subirem em lugares altos, mas os cães também gostam de pular e escalar certos lugares, o que eles às vezes fazem sem pensar e então não sabem como descer.

Por que existem cães com medo de altura

Bem, cães com medo de altura ainda são um mistério, é como se perguntássemos por que uma pessoa tem medo de uma aranha, água ou qualquer outra coisa.

Tudo dependerá do cão, embora existam fatores que podem tê-lo influenciado. Por exemplo:

  • Abuso. Se você adotou seu cão quando ele era mais velho, ele pode ter uma história de abuso, como por exemplo, ter sido jogado de algum lugar alto. Isso poderia explicar muito bem o medo que ele tem de altura. O mais aconselhável nesses casos é que seu cão seja examinado por um etologista ou um psicólogo canino.
  • Superproteção. Por outro lado, se você o adotou quando filhote, é possível que o seu instinto de proteção tenha ido além do que deveria e, talvez, tenha desejado evitar qualquer situação que você acreditava que colocaria em risco a vida de seu pet, como subir escadas. Se o animal nunca esteve em lugares altos, é normal que agora ele sinta medo, porque é algo desconhecido.
  • Trauma. Algum outro tipo de trauma pode fazer com que um cão tenha medo de altura. Talvez ele tenha brigado com outro e eles caíram, ou ele simplesmente caiu de uma cama ou do sofá e se machucou. Às vezes, podem ser situações que nem você conhece.

Como o medo é reconhecido

cão com medo

Não importa o medo que seu animal tenha, os sintomas para identificá-los são sempre os mesmos. Estes são os mais comuns:

  • Tentar escapar. Quando um animal tem medo de algo e não está confortável, a coisa mais lógica é que ele queira sair. O problema é que, se o medo é de altura e ele está em um lugar alto, descer pode ser difícil.
  • Ele se deita com força no chão. Se ele se deita no chão, jogando-se com força para trás, essa é uma maneira de somatizar seu estresse causada pela situação que está vivenciando.
  • Urina ou defeca. Essa é uma reação comum, já que o corpo, diante do medo, fica paralisado e perde o controle dos esfíncteres.
  • Busca um lugar para se esconder. Talvez seja um canto em que ele possa se aconchegar ou algum lugar coberto.
  • Tremores. Tremer é um dos sintomas mais comuns do medo.
  • Agressividade. Mesmo se você quiser ajudá-lo a sair do lugar onde ele está, seu animal de estimação pode perceber isso como uma agressão e tentar te morder, portanto tenha cuidado!
  • Pupilas dilatadas. A pressão sanguínea no rosto muda quando estamos com medo. Isso acontece com as pessoas e, também, com os animais. As pupilas serão o sinal de alerta de seu cão. Normalmente, esse alerta virá acompanhado pelas orelhas para trás e pela cauda entre as pernas.

Cães com medo de altura podem ser ajudados?

Pastor alemão andando sobre tábua

A verdade é que os medos estão frequentemente ligados a problemas que estão em sua mente, então a melhor opção para tratá-los sempre será um psicólogo canino

No entanto, existem coisas que você pode fazer para não incentivar esses medos. Estas são algumas:

  • Não o acaricie. Nossa tendência, quando vemos nosso animal passando por algum mau momento, é de acariciá-lo ou de fazer mimos, mas isso apenas os fará acreditar que o que estão sentindo é normal, e isso não ajudará em nada.
  • Não o repreenda. Seus sentimentos nessa questão não são controláveis ​​e a repreensão não faz sentido, além disso, você o afastará e isso não ajudará o animal a se sentir melhor.
  • Não tente forçá-lo a sair. Se ele estiver em um lugar alto, não o force. Espere que ele se acalme um pouco e ofereça sua ajuda. Ele irá até você quando estiver pronto.
  • Não queira que ele enfrente seus medos. Muitos dizem que a melhor maneira de se livrar dos medos é enfrentá-los. Isso não funciona com animais de estimação. Não o faça descer de lugares altos se você souber que ele tem medo, pois isso poderá piorar um trauma.

Lembre-se de todas essas dicas e não se esqueça de que, se seu cão tem medo de altura, ele precisará da ajuda de um psicólogo canino.