Cães do grupo 3: classificação das raças de acordo com a FCI

· maio 7, 2018

A Federação Cinológica Internacional (FCI) é responsável por determinar os padrões de cada raça de cães e os classifica de acordo com suas características. Neste artigo, diremos quais são os cães do grupo 3 que incluem os Terriers (tamanho grande e médio, tamanho pequeno, tipo Bull e de companhia).

Cães do grupo 3: Terriers de tamanho grande e médio

Dentro desta seção, existem 15 raças. Entre elas estão:

1. Terrier brasileiro ou Fox paulistinha

De tamanho médio, ele é muito brincalhão e adora estar acompanhado. Adapta-se a lugares pequenos. Tem o crânio arredondado, orelhas triangulares, grandes olhos escuros, corpo longo e pelo de três cores (dourado, preto e branco). Muda muito de pelagem, é muito independente e um pouco reservado com estranhos.

2. Terrier irlandês

Com um focinho alongado, retangular e pele completamente cor de fogo, o Terrier irlandês se adapta a qualquer tipo de clima. É semelhante ao Fox Terrier em termos de corpo. É um cão corajoso, fácil de educar, cheio de energia, ousado e alegre. Ele também é afetuoso e paciente com crianças.

Grupo 3: terrier de tamanho pequeno

Entre as 12 raças desta seção, as mais famosas são:

Jack Russell Terrier

1. Jack Russell Terrier

De origem britânica, embora tenha sido desenvolvido na Austrália, é quase completamente branco (com algumas partes marrons), com um corpo compacto e ágil. É bastante resistente e forte, apesar do seu pequeno tamanho. O pelo é duro e resistente à água e pode ter um queixo e bigode espessos. Ele é muito animado, ativo, alerta, intrépido, amigável e corajoso. Late e cava em qualquer lugar.

2. West Highland White Terrier

Ele surgiu nas Terras Altas da Escócia (Highlands) e, como os outros Terriers, é bastante enérgico e corajoso. Prefere ser o único animal de estimação da família ao qual ele está ligado. Pesa um máximo de 10 kg e tem uma cauda em forma de cenoura. O corpo é completamente branco, precisa de exercícios moderados constantes e costuma estar alerta durante a maior parte do tempo.

3. Scottish Terrier

Popularmente chamado “Scottie”, é um cão que surgiu no início do século 18, nas Terras Altas da Escócia. É um escavador por excelência, pequeno em tamanho, bastante resistente e forte, com corpo musculoso e rápido. O comprimento do focinho é uma de suas principais características.

Quanto ao seu temperamento, o Terrier escocês é muito territorial, alerta, ágil e determinado. Ele é inteligente, brincalhão, autoconfiante e independente. Podem ser afetuosos e um tanto teimosos.

Cães do Grupo 3: terrier tipo Bull

Nesta seção existem apenas 4 raças, sendo as 2 mais conhecidas:

1. Bull Terrier

De origem inglesa, caracteriza-se por seu rosto triangular e seus pequenos olhos. Ele ama a diversão, é ativo e não está relacionado ao American Pit Bull Terrier. Esta raça nasceu depois de vários cruzamentos: Dálmata, Greyhound, White Terrier inglês, entre outros. Ele é um pouco teimoso, mas geralmente obedece às ordens. É forte, inteligente e bastante territorial (especialmente os machos).

2. Staffordshire Terrier Americano

Também conhecido como Amstaff, este cão é semelhante ao American Pit Bull Terrier. O manto pode ser quase de qualquer cor, tem bochechas pronunciadas e um nariz preto, o rabo é curto e termina com em ponta. É normal que suas orelhas sejam cortadas. Embora seja considerado potencialmente perigoso em alguns países, é uma raça sociável e protetora, atuando como guardiã de sua família.

Cães do grupo 3: terriers da companhia

Existem 3 raças incluídas nesta seção. A mais conhecida é:

Yorkshire terrier

1. Yorkshire Terrier

Surgiu a partir do cruzamento entre os terriers da Escócia e da Inglaterra durante a Revolução Industrial, mais precisamente na cidade de Yorkshire. Era muito popular na Era vitoriana, um dos símbolos da realeza inglesa.

É pequeno em tamanho, mas não deixa de ter a coragem e a tenacidade do terrier. Normalmente late muito, é fácil de treinar (requer perseverança) e precisa de muito exercício. Pesa um máximo de 7 kg e tem pelo sedoso e liso de cores castanhas, prateadas e pretas que requerem cuidados constantes.