Cães do grupo 5: classificação de raças segundo a FCI

· maio 2, 2018

A Federação Cinológica Internacional se encarrega de determinar os padrões regulares de cada raça canina e classifica-as segundo suas características. Neste artigo, contaremos a você quais são os cães do grupo 5, que incluem os nórdicos de trenó, os nórdicos de caça, os nórdicos de guarda e de pastoreio, os Spitz europeus, os Spitz asiáticos, os do tipo primitivo e os primitivos de caça.

Cães do grupo 5: Nórdicos de trenó

Dentro desta seção há 4 raças, entre elas as mais conhecidas são:

  1. Husky Siberiano

Uma raça de trabalho criada no Norte da Rússia, muito similar ao lobo, em seu aspecto. De tamanho médio, tem uma pelagem densa para a neve e de várias cores. Também pode ser um bom animal de estimação se adestrado desde pequeno. Em vez de latir, ele uiva. Adora viver em matilha (não se recomenda que esteja sozinho) e pode apresentar olhos azuis.

Husky siberiano

  1. Malamute do Alaska

Outro dos cães que se parecem com os lobos. Mas, neste caso, a raça Malamute tem capacidade para carregar pesos de até 20 kg durante vários quilômetros, sem parar. Além disso, conta com uma camada espessa de pelos e seu corpo é musculoso. Sempre está com a cabeça erguida, é afetuoso, leal, abnegado e um amigo ideal.

Cães do grupo 5: Nórdicos de caça

As 10 raças que compõem esta seção não costumam ser muito conhecidas fora de seus países de origem (Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia). Podemos destacar:

  1. Spitz Finlandês

Criado para caçar esquilos e roedores, se dá muito bem com as crianças e é o cão símbolo de seu país. Também é um pouco teimoso, independente, brincalhão, fiel a uma única pessoa e muito curioso. O Spitz Finlandês precisa de caminhadas e exercícios diários e também de escovações semanais, devido a sua dupla camada de pelos.

  1. Laika da Sibéria Ocidental

É uma raça de caça de origem russa, mais precisamente da região dos Montes Urais. Laika quer dizer “cão que ladra” no idioma local. É um cão bastante versátil e que se adapta a qualquer clima (ainda que prefira o frio, devido a sua pelagem grossa).

Cães do grupo 5: Nórdicos de Guarda e de Pastoreio

Esta seção também abriga raças um pouco desconhecidas fora de seus países natais (Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). São as seguintes:

  • Pastor Finlandês da Lapônia
  • Cão Finlandês da Lapônia
  • Behund norueguês
  • Cão Pastor Islandês
  • Spitz dos Visigodos (Suécia)
  • Cão sueco da Lapônia (Suécia)

Cães do grupo 5: Spitz Europeus

São só duas as raças que compõem esta seção:

Cães do grupo 5: Spitz Asiáticos

Das 11 raças incluídas nesta divisão, encontramos várias “conhecidas” fora da Ásia, entre elas:

  1. Chow Chow

Chow chow fêmea

O cão leão é um dos mais antigos do mundo. Utilizado por séculos para defender os templos budistas da China, tem como uma de suas características principais sua língua de cor azulada. É robusto, tem orelhas triangulares, nariz negro e movimentos peculiares com as patas traseiras. É um excelente animal de estimação, leal a sua família e perfeito para viver em um apartamento.

  1. Akita Inu

Este cão japonês foi criado para a caça, ainda que também tenha sido usado pelos guerreiros para defesa e ataque. Surgiu de um cruzamento entre um Mastim Inglês e um Tosa Inu. É de grande porte, tem pelos grossos, olhos pequenos e triangulares. Quanto ao seu temperamento, é um animal bastante silencioso e reservado, bem como também carinhoso, protetor e leal.

Cães do grupo 5: Tipo primitivo

São 5 as raças que compõem esta seção e podemos destacar o:

Basenji

  1. Basenji

Originário do Oeste da África, foi utilizado para a caça e o rastreamento. Não late, mas emite um som similar ao canto tirolês. É brincalhão, um pouco intranquilo e precisa de aulas de obediência desde filhote, para evitar que quebre objetos em casa. Não gosta de água, limpa-se como um gato e não tem cheiro, como outros cães. O manto pode ser preto, tigrado ou castanho.

Cães do grupo 5: Primitivos de caça

Há 6 raças dentro desta seção, e ainda que não sejam muito conhecidas, podemos falar sobre uma delas:

1.Podengo canário

Podengo canário

Oriundo das Ilhas Canárias, este cão é de cor marrom (claro ou escuro) e tem corpo alongado. Também, costuma ter poucos pelos e gosta de caçar desde filhote. Quando descobre uma presa, emite um latido curto e repetitivo. É muito fiel e nobre, um pouco inquieto, bastante trabalhador, inteligente e às vezes teimoso.