Os cães podem comer maçãs?

Quando se deseja alimentar os animais de estimação com frutas, pode surgir a dúvida de se os cães podem comer maçãs. A resposta é sim, pois trazem muitos benefícios.
Os cães podem comer maçãs?

Última atualização: 11 Junho, 2021

As frutas são boas para a dieta de um animal de estimação, mas algumas são melhores do que outras quando se trata de fornecer benefícios à saúde de um cão. Em geral, são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso são excelentes para fortalecer o sistema imunológico tanto de humanos quanto de cães. Portanto, os cães podem comer maçãs.

É possível encontrar frutas que melhoram o trânsito intestinal dos cães e, como consequência, combatem a prisão de ventre. São também um alimento refrescante e, em particular, as maçãs contêm uma grande quantidade de nutrientes, água e vitaminas com um teor calórico mínimo.

Por que a maçã é uma boa fruta para cães?

Antes de saber por que os cães podem comer maçãs, vamos falar um pouco sobre as propriedades dessa fruta. As maçãs são um alimento composto por nutrientes e substâncias fitoquímicas e, por sua vez, são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que facilita a eliminação de toxinas pelas fezes.

A vitamina que mais se destaca nessas frutas é a vitamina C e um pouco de vitamina E. O consumo da maçã ajuda a reduzir o risco de doenças circulatórias, cardíacas, pulmonares e diabéticas. Por isso, é considerada uma fruta prodigiosa que contribui para a boa saúde de quem a consome, incluindo os cães.

 

Um cachorro feliz que está comendo maçãs.

Recomendação para idade precoce canina

É aconselhável apresentar ao cão desde filhote o consumo habitual da maçã. Se o cão for exposto à fruta desde a infância, aprenderá a aceitá-la como um alimento cotidiano e, ao mesmo tempo, terá prazer em comer essa fruta, sem a necessidade misturá-la com outros alimentos.

Quando o cão já é adulto, pode ser um pouco difícil para ele aceitar a maçã em sua dieta. No entanto, não será um alimento que ele vá rejeitar completamente. Você apenas terá que acostumá-lo aos poucos ao sabor dessa doce fruta.

Você pode, por exemplo, misturar em sua refeição pedaços de maçã com sardinhas, carne ou frango. Dessa forma, o cão se acostuma com o sabor da maçã misturada a outros alimentos que já gosta.

Benefícios da maçã para os cães

Agora que você já sabe que os cães podem comer maçãs, vamos apresentar os benefícios que essa doce fruta oferece para o bem-estar alimentar desses animais de estimação:

  • É uma fruta depurativa que ajuda a controlar o excesso de peso nos cães. Também é muito boa para cães que têm problemas renais.
  • Graças às suas vitaminas A e C, os cães ficam com uma pelagem bonita e saudável.
  • A maçã funciona como meio de hidratação, graças aos seus componentes de água.
  • É uma fruta rica em potássio, um mineral que oferece mais saúde à atividade neuromuscular do cão.
  • Os minerais cálcio, magnésio e fósforo contidos na maçã ajudam o organismo do cão a funcionar adequadamente.

Por fim, as maçãs têm propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir processos neoplásicos e outras doenças que surgem com o envelhecimento do animal, de acordo com estudos profissionais.

Mesmo assim, é recomendável consultar o veterinário sobre as propriedades dessa fruta antes de incluí-la na dieta do seu cão. Qualquer alteração na dieta do animal deve ser acompanhada por um profissional.

Precauções em relação às maçãs

Os cães podem comer maçãs, mas não se pode abusar da ingestão dessa fruta. Em primeiro lugar, por ser composta por açúcares, frutose, glicose, minerais e carboidratos, seu consumo excessivo pode causar diabetes no cão. Isso pode levar a uma alteração metabólica e até mesmo à esterilização do animal.

É aconselhável que a maçã seja um complemento alimentar usado para fazer um agrado ao cão com um bom alimento. A ideia não é oferecer maçã todos os dias, já que o ideal seria duas vezes por semana. Por fim, tente remover as sementes da fruta, pois podem ser tóxicas para o cão em grandes quantidades.

A maçã como remédio

Os cães podem comer maçãs para combater a diarreia. Quando seu cão se encontrar nesse cenário, coloque algumas maçãs para ferver ou cozinhar no forno. Dessa forma, você pode dar ao cão uma fruta leve que ajudará a aliviar seu desconforto intestinal. Graças a esse remédio caseiro, o cão vai ficar mais calmo até que você o leve ao veterinário.

 

Um cachorro que morde uma maçã.

Recompensar o cachorro com frutas é uma boa opção

Não há nada melhor do que recompensar o animal com uma alimentação saudável: ao mesmo tempo que você valoriza a aprendizagem canina, você fortalece sua saúde. Em todo caso, lembre-se de que o consumo de frutas pelo cão não deve ultrapassar 20% de sua alimentação diária.

Agora você já sabe que os cachorros podem comer maçãs, mas essas frutas devem ser cortadas em pedaços pequenos, sem as sementes e bem lavadas. Se você seguir essas dicas, o cachorro vai gostar do alimento, vai sentir bem-estar e vai agradecer com carinho.

Pode interessar a você...
Dicas para alimentar cães com estômago sensível
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Dicas para alimentar cães com estômago sensível

Os cães com estômago sensível geralmente apresentam uma série de sintomas dolorosos e desagradáveis. Descubra como você pode aliviar essa condição.