Caiman: um predador silencioso, saiba mais aqui
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
O caiman é uma das espécies de animais que geralmente despertam muita curiosidade. Talvez isso se deva à ferocidade ou ao fato de pertencerem à família dos crocodilos, que apareceram na Terra há mais de 83 milhões de anos. A verdade é que esses animais poderosos têm características únicas e especiais. Definitivamente, vale a pena saber mais sobre eles.
O poderoso caiman da América
O caiman é uma variedade de crocodilos pertencente à família dos aligatorídeos. É uma das espécies que mais interesse desperta no ser humano. Eles são poderosos e muito ferozes. Além disso, possuem características extraordinárias, que merecem ser conhecidas.
O caiman é uma subespécie de crocodilo que só vive no continente americano. Geralmente, está distribuído do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, até o Sul da América do Sul.
Atualmente, sabe-se da existência de seis espécies pertencentes à família dos jacarés. Três destas espécies estão extintas: caiman wannlangstoni, caiman brevirostris e caiman venezuelensis.
Por outro lado, as três espécies restantes desses répteis são aquelas conhecidas como jacaré-de-óculos, que vive da América Central à Venezuela. As outras duas variedades de caimans podem ser encontradas em toda a América do Sul: jacaré-do-pantanal e jacaré-de-papo-amarelo. Esses últimos também são conhecidos localmente pelo nome genérico de jacaré.
As características do caiman
O caiman mais comum
A espécie de caiman mais comum na América é o famoso jacaré-de-óculos. Esta variedade tem geralmente entre 1,5 e 2,5 metros de comprimento. No entanto, jacarés dessa espécie com até cinco metros de comprimento foram descobertos em lagos. Quanto ao peso, podem variar entre 7 e 62 quilos.
Predadores carnívoros
Os caimans, como os crocodilos, são predadores carnívoros. Nesse sentido, sua dieta é baseada principalmente em pequenos mamíferos, peixes e até mesmo em outros répteis. Em algumas ocasiões, os homens também podem ser atacados. Evidentemente, isso geralmente acontece quando o animal se sente ameaçado de alguma forma.
É importante notar que o jacaré é uma espécie que geralmente ataca pequenos mamíferos. Afinal, não gosta de ter que trabalhar muito para alcançar seu objetivo. É por essa razão que, se atacar um ser humano, é provavelmente devido à invasão do seu espaço. Se o animal se sentir ameaçado, ele atacará.
O poderoso e fascinante jacaré
As principais diferenças entre o crocodilo e o jacaré
Muitas pessoas confundem o crocodilo e o jacaré. Apesar de pertencerem à mesma família, possuem características que os diferenciam. A principal é o tamanho: o crocodilo é geralmente bem maior que o jacaré. O focinho é a outra característica que mais os diferencia. Nesse sentido, a forma do focinho do crocodilo é em forma de U, enquanto a do crocodilo é pontiaguda ou em forma de V.
A reprodução dos jacarés
A reprodução dos jacarés ocorre na estação chuvosa. A fêmea constrói o ninho, no qual põe entre 15 e 50 ovos. Os ovos são incubados por 12 semanas até que, finalmente, os filhotes quebram a casca. Quando isso acontece, os pais protegem e levam as crias para uma área mais segura, onde também serão ensinadas a nadar e caçar. Esse processo de aprendizagem dura algumas semanas.
A expectativa de vida dos jacarés
A expectativa de vida de um jacaré que vive em liberdade é de 30 a 40 anos. Quando estão em cativeiro, essa expectativa de vida pode ser prolongada, desde que tenham ambiente e alimentação adequados.
O aumento da expectativa de vida é, principalmente, devido ao fato de que o animal pode contar com um ambiente controlado e com cuidados de saúde, através de veterinários.
O jacaré é uma das espécies de animais mais fascinantes e antigas que existem no planeta. Essas criaturas ferozes, que se desenvolveram tanto na água como na terra, possuem características únicas e continuam a despertar o interesse do homem.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Balaguera-Reina, S.A. & Velasco, A. (2019). Caiman crocodilus. The IUCN Red List of Threatened Species, e.T46584A3009688. https://www.iucnredlist.org/species/46584/3009688
- Choi, H. (2004). Paleosuchus palpebrosus (On-line). Animal Diversity Web. Consultado el 18 de julio de 2023. https://animaldiversity.org/accounts/Paleosuchus_palpebrosus/
- Fernández Blanco, M. V. (2018). Análisis morfológico del esqueleto de las especies argentinas del género Caiman (Alligatoridae: Caimaninae). Aportes al conocimiento de la historia evolutiva de los alligatóridos sudamericanos. Universidad Nacional de La Plata. http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/65600
- Sydlowski, R. (2000). Melanosuchus niger (On-line). Animal Diversity Web. Consultado el 18 de julio de 2023. https://animaldiversity.org/accounts/Melanosuchus_niger/
- Terry, K. (2010). Caiman crocodilus (On-line). Animal Diversity Web. Consultado el 18 de julio de 2023. https://animaldiversity.org/accounts/Caiman_crocodilus/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.