Cão de água português: um pescador

· janeiro 9, 2019
Devido às suas origens e às tarefas que desenvolveu na antiguidade, esta raça está especialmente relacionada com a água. Seus pelos, na verdade, são muito resistentes à umidade. 

O cão de água Português, como você pode imaginar, é uma raça semelhante ao cão de água espanhol. É uma das raças da Península Ibérica e pode ser o cão que mais gosta da água dentre todos.

História do cão de água português

As origens desta raça remontam à Idade Média, embora não saibamos com exatidão a sua origem. Sabe-se que, durante muitos séculos, ele acompanhou os pescadores do Algarve.

Junto aos pescadores, realizava diferentes trabalhos, mas não sabemos o que aconteceu antes e como esta raça chegou lá.

O cão de água português trabalhava ao lado dos pescadoresacompanhando-os ou ajudando-os a coletar coisas que caíssem na água.

Também foi usado para caçar aves aquáticas e para recuperar presas caídas em rios ou lagos.

Depois de tantas gerações interagindo com a água e tendo ocupações tão diferentes, acabou tendo características únicas.

Dois exemplos são seus pelos resistentes à umidade e seu gosto pela água.

Características do cão de água português

O cão de água português é um cão de tamanho médio, que pesa entre 20 e 25 quilos. Tem um aspecto quadrado e proporções harmoniosas.

Medem cerca de 50 centímetros em cruz, portanto não nem muito baixos nem muito altos.

No entanto, a aparência geral desta raça é robusta e maciça, devido aos seus pelos. Os pelos do cão de água português são encaracolados e longos. Por isso, à primeira vista, ele parece mais volumoso do que é.

Além disso, seu manto só tem uma camada de pelos e que pode ser de uma única cor: preto, marrom ou branco. Ou, ainda, a combinação de duas dessas cores.

Cão de água português

Possui cabeça e nariz largos, embora seus lábios sejam firmes. Tem orelhas caídas nos lados da cabeça, embora não sejam longas ou exageradamente grandes.

Possuem olhos redondos, pequenos e expressivos. A cauda é longa e reta, e em repouso quase cai entre as pernas.

Comportamento do cão de água português

Existem duas características que definem o caráter do cão de água português: seu amor pela água e sua inteligência

Duas qualidades que se mantiveram na raça, ainda que não trabalhe mais nas costas litorâneas e sejam hoje cães de companhia.

Portanto, o cão de água português é muito sociável e amigável com outros cães e, também, com humanos. 

É uma das raças que geralmente se dão bem com crianças, pois estão sempre dispostos a participar de brincadeiras.

No entanto, seus pelos podem impedir que sua comunicação seja bem entendida, portanto, um adulto deve sempre estar monitorando essas interações.

Cão de água português

Os cães desta raça têm um grande apreço pela água e ficarão felizes tomando banho em um rio ou no mar, mas também em poças d’água. 

Eles podem viver felizes em uma cidade, mas precisam de várias caminhadas de qualidade por dia para gastar energia.

O cão de água português é extremamente inteligente. Na verdade, eles são vistos em competições de agility e outros esportes caninos.

É fácil ensinar-lhes novas ordens, graças à sua vontade de trabalhar. Lembre-se de que o treinamento positivo tornará seus avanços mais rápidos e confiáveis.

Cuidado com o cão de água português

A maioria dos cuidados com o cão de água português é dedicado aos seus pelos: felizmente, os pelos não são difíceis de cuidar, mas devem ser desembaraçados regularmente.

Isso para evitar dores na pele ou irritações. Você deverá lavá-lo com um xampu especial, que ajudarão seus cachos a ficar saudáveis ​​e hidratados.

Em relação ao seu estado de saúde, o cão de água geralmente não sofre de doenças genéticas relevantes. 

No entanto, existem doenças comuns em cães com suas características físicas: displasia do quadril ou do cotovelo e torção gástrica devem ser levadas em conta.

Portanto, um veterinário deve fazer revisões frequentes e decidir se tratamentos preventivos são necessários.

Devido às suas orelhas caídas, é necessário maximizar a higiene nos ouvidos do cão de água português. 

Cães com orelhas caídas correm maior risco de ter infecções ou fungos, mas, além disso, por esta raça interagir muito com a água, tem um risco maior de sofrer com esses problemas.

Como vimos, o cão de água português é uma raça inteligente, amigável e ativa. Eles geralmente têm bom comportamento e é muito fácil ensiná-los coisas novas.

Aproveite todo esse potencial brincando com seu cão e ele viverá feliz por muitos anos.