Cãozinho de rua é homenageado com bloco de Carnaval
No interior de São Paulo, o Bloco do Bob já faz parte da programação oficial da festa da cidade. A inspiração veio do cãozinho vira-lata Bob, que viveu por mais de 10 anos na Praça Largo Santa Cruz, no bairro Cambuí, em Campinas.
Nesta praça existe um ponto de táxi, e a presença constante de Bob, querido por todos do bairro, o tornou o mascote dos taxistas.
Em 2009, porém, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas notificou os motoristas exigindo sua retirada, sob pena de multa e recolhimento do animal para o canil do órgão.
Inconformados, os taxistas amigos de Bob procuraram ajuda na Proteção Animal, o que gerou repercussão em todo o Brasil.
A comoção foi tamanha, que a discussão sobre os inúmeros cães comunitários existentes pelo país ganhou força, garantindo assim a Bob o direito de permanecer a praça, e tornando-se verdadeiro símbolo desta luta.
Cuidados veterinários: nova vida para Bob
Cumprindo os termos da Lei, Bob foi internado em um hospital veterinário para vacinação, castração e identificação.
A alegria foi tanta que, na ocasião, César Rocha, idealizador do Bloco do Bob, teve a ideia de fazer uma celebração para receber o peludo, sendo recepcionado em uma animada festa, com música ao vivo e diversos amigos.
Daí surgiu a ideia de comemorar essa vitória, não deixando cair no esquecimento esta importante conquista e conscientizando a sociedade sobre os cuidados que os cãezinhos de rua merecem.
Bloco do Bob: Carnaval pra cães e donos
Desde 2010, todos os anos, o Bloco do Bob sai às ruas do Cambuí, formado por pessoas acompanhadas dos seus amigos de quatro patas, animado por uma banda tocando marchinhas de carnaval.
A cada ano uma nova marchinha é composta por César Rocha, com temas da conscientização animal, tais como:
- “Não embaça”
- “Pirata Vira Lata”
- “Quem podia imaginar”
- “Tributo ao Bob”
- “Bota na cadeia quem maltrata os animais”
- “Adote um Bichinho”
- “Por que você solta rojão?”
- “Se os animais falassem”
Esse ano, o tema é “Ensinamentos”, com uma letra emocionante, que fala sobre os cães que já partiram. Confira o vídeo:
Carnaval 2019
A 10ª edição do Bloco do Bob ocorreu no último dia 24 de fevereiro de 2019. O evento já faz parte da programação oficial do carnaval de Campinas.
A cada edição vem ganhando mais adeptos, e já arrasta mais de 1,5 mil participantes, entre humanos e peludos.
A participação é gratuita e a aquisição do abadá (composto por camiseta e bandana) é opcional.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.