Características da tartaruga Horsfield

janeiro 11, 2019
Este pequeno réptil é muito popular como animal de estimação, embora devamos ter em mente que são muito agressivos com outros de sua espécie. Portanto não é recomendado juntá-los no mesmo terrário. 

A tartaruga Horsfield (Testudo horsfieldii) é uma espécie de quelônio ou tartaruga terrestre, encontrada em grande parte da Europa e da Ásia, que inclui países como a Rússia. Dada a sua ampla distribuição, existem vários nomes para estes animais, como tartaruga russa, tartaruga das estepes e, até mesmo, tartaruga afegã.

Características da tartaruga Horsfield

A tartaruga Horsfield é uma espécie de tamanho pequeno, que não passa de 22 centímetros de comprimento no caso das fêmeas.

Esta espécie apresenta dimorfismo sexual e os machos são menores, pois não ultrapassam 18 centímetros.

Estas tartarugas têm uma carapaça ligeiramente oval com diferentes tons de marrom, amarelo e verde oliva, enquanto a parte de baixo é preta.

Além disso, sua pele apresenta um marrom muito mais claro na cabeça e nas pernas. As extremidades anteriores são mais robustas e possuem quatro unhas grandes, assim como as posteriores.

Esta é uma das principais divergências em relação a outras tartarugas do gênero Testudo. Isso porque tartarugas, como a tartaruga mourisco ou do Mediterrâneo, têm cinco garras em cada membro, em vez de quatro, como a tartaruga Horsfield.

Quanto ao dimorfismo sexual, ele não é reduzido exclusivamente ao tamanho: os machos têm uma cauda mais longa e mais grossa na base, onde o hemipênis fica alojado.

No caso das fêmeas, a distância entre a cloaca e a base da cauda é maior no sexo masculino.

tartaruga Horsfield

Além disso, os machos têm uma concavidade na parte de baixo do casco, que permite que eles se encaixem na parte de trás da fêmea, em cima da carapaça. No caso de fêmeas e machos jovens, a parte de baixo é plana.

Comportamento da tartaruga Horsfield

Como a maioria das tartarugas, a tartaruga Horsfield tem uma boa visão que permite-lhe reconhecer cores, acredita-se que até mesmo rostos. 

Elas também são muito sensíveis às vibrações, semelhantes aos sentidos das cobras. Além disso, possuem um excelente olfato, vital para se alimentar e se reproduzir.

As tartarugas terrestres geralmente são animais solitários, ao contrário das tartarugas marinhas. Além disso, no caso da tartaruga Horsfield, este animal é particularmente agressivo, por isso, em cativeiro, os cuidados certos devem ser tomados, pois não é recomendável ter várias delas no mesmo terrário.

Sendo animais de sangue frio, elas geralmente tomam sol com frequência. Além de regular a temperatura, os raios ultravioleta permitem sintetizar a vitamina D, enquanto o calor ajuda a ativar as enzimas digestivas.

No entanto, a tartaruga Horsfield vem de um clima mais frio que a maioria dos quelônios, por isso, em temperaturas superiores a 27°C, a Horsfield geralmente se enterra no solo para se refrescar.

Quanto à alimentação, são animais herbívoros, embora em condições extremas se alimentem de artrópodes e até de excrementos. Por isso que é vital lembrar que elas não consomem carne em cativeiro.

Reprodução da tartaruga Horsfield

Em relação à reprodução, após a hibernação, inicia-se o namoro, em que o macho é especialmente agressivo com a fêmea. 

Um fato curioso é que a maioria das tartarugas só emite sons durante a relação sexual. Além disso, essas tartarugas podem manter o sêmen dentro do oviduto, então há tartarugas que levam vários anos para conceber.

tartaruga-russa com filhotes

Além disso, as fêmeas põem aproximadamente quatro ovos por ano, entre maio e junho, num buraco no chão. O nascimento de machos ou fêmeas dependerá da temperatura. Em temperaturas acima de 31,5°C, nascem mais fêmeas do que machos, e em temperaturas mais baixas, o oposto.

Esta é uma das razões pelas quais muitas espécies de tartaruga, como a tartaruga-boba, estão em perigo de extinção.

Além dos plásticos, a mudança climática está fazendo nascer espécimes de apenas um dos sexos. Ao nascer, medem três centímetros e pesam cerca de 10 gramas.

Eles quebram o ovo graças a um chifre que desaparece depois de alguns dias.