Características da temida cobra coral
Típicas dos trópicos, as espécies de cobra coral têm em comum seu forte veneno e suas cores marcantes. Venha conhecê-las!
As cobras coral são um grupo venenoso cujo habitat são os trópicos. Elas são caracterizadas por suas cores, principalmente vermelho, preto e amarelo. Falaremos sobre algumas espécies de cobra coral neste artigo.
Quantas cobras de coral existem?
Cobras coral são divididas em dois grupos principais: as da Europa (16 espécies e dois gêneros, calliophis e sinomicrurus) e as do continente americano (73 espécies e três gêneros, Micrurus, Leptomicrurus e Micruroides). Entre elas, podemos destacar:
1. Cobra coral oriental
Ela só pode ser encontrada no nordeste do México e no sudeste dos Estados Unidos. Em muitos casos, é confundida com a cobra escarlate, que é inofensiva. Além disso, prefere áreas de selva tropical, florestas e pântanos.
A cobra coral oriental – foto que abre este artigo – mede cerca de 80 centímetros e o padrão de suas escamas é composto de anéis vermelhos e pretos, separados por anéis amarelos estreitos. Ela se alimenta de lagartos e pequenas cobras, e seu veneno é letal em 20% dos casos.
2. Cobra coral amazônica
É outra das cobras coral que pertence à família Micrurus. No entanto, ela é maior que a anterior: mede cerca de 1,2 metro de comprimento.
Os anéis são principalmente pretos e largos, com alguns intercalados em vermelho e prata (o último mais fino).
Há quatro subespécies da cobra coral amazônica, que vivem na América do Sul. Podem ser encontradas no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina e Venezuela.
3. Cobra coral da América Central
É também uma cobra coral da Europa, já que sua área de distribuição vai do sul do México até o norte da Colômbia.
É um animal noturno e crepuscular, muito venenoso (a toxina que inocula pode ser mortal para humanos). No entanto, não é agressiva.
Embora existam espécimes com mais de um metro de comprimento, a maioria chega a 65 centímetros.
O padrão de cores pode ser bicolor ou tricolor, com faixas vermelhas, pretas e amarelas. Alimenta-se de lagartos, invertebrados e anfíbios. Além disso, durante o dia se esconde em tocas ou sob troncos e folhas.
4. Cobra coral malaia azul
Agora nos voltamos para as cobras coral do Velho Mundo. Neste caso, do sudeste da Ásia (Tailândia, Cingapura, Birmânia, Malásia e Indonésia).
A cobra coral malaia azul é de tamanho médio – pode atingir 1,8 metro de comprimento. Em termos de cores, a cabeça, o ventre e a cauda são vermelhos, enquanto que o resto varia entre azul e preto. Seu veneno destrói o tecido muscular e pode ser mortal para os seres humanos.
5. Cobra coral MacClelland
A última das cobras coral nessa lista também é nativa da Ásia, mas seu alcance é maior: Índia, China, Birmânia, Tailândia, Vietnã, Hong Kong, Taiwan e Japão.
Seus hábitos são noturnos e ela passa muitas horas do dia escondida sob as folhas. Embora seja venenosa, é bastante dócil e não costuma atacar, a menos que se sinta ameaçada.
A cobra coral MacClelland é pequena – cerca de 60 centímetros – e seu corpo é fino, marrom e avermelhado, com linhas pretas e ventre branco.
É um animal noturno que se alimenta de lagartos e pequenos répteis. Se uma pessoa é mordida por essa cobra, pode morrer de insuficiência cardíaca imediata.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.