Características do coelho toy: saiba como cuidar dele

· dezembro 11, 2018
Graças ao comportamento e tamanho reduzido, esse animal de estimação é adequado para qualquer tipo de residência, além de ser fácil de cuidar.

O coelho toy está na moda, mas até pouco tempo não se sabia muito sobre os cuidados e características dele. Pode ser que você esteja pensando em adotar um. Ou por simples curiosidade queira saber mais sobre esse belo animal. De qualquer maneira, contamos tudo o que precisa saber sobre ele neste texto. Vamos nessa?

Tudo o que você precisa saber sobre o coelho toy

Características

Também conhecido como “coelho anão”, por causa do tamanho, é o animal doméstico perfeito para se ter em casa. Não ocupa muito espaço, já que mede, no máximo, 50 centímetros e pesa até um quilo e meio.

O pequeno tamanho parece ser causado por uma deficiência de hormônios do crescimento. Apesar disso, essa “falha” não afeta em nada a saúde do coelho toy.

Ao contrário dos outros coelhos, suas orelhas são mais curtas, o nariz é mais achatado e o corpo é mais compacto. O pelo é mais curto e as cores mais comuns são branco, preto, cinza e marrom.

coelho toy

Caráter e personalidade

São animais ágeis e brincalhões, mas também bastante independentesde certa maneira. Apesar disso, muitos exemplares de coelho toy apresentam características similares às dos cachorros, tanto em obediência como em outros aspectos.

Podem apresentar nervosismo, o que torna a esterilização recomendada, principalmente se você não quiser que o animal cruze com outros.

Assim, o coelho ficará mais calmo e terá uma convivência mais tranquila. Além disso, diminuirá o instinto territorial dele, demonstrado através da urina e das fezes.

Não suportam ruídos altos. Assim, precisam viver em casas onde reina a calma, além de um tempo em que possam se afastar de tudo. 

Outra situação que causa desconforto nos coelhos toy é a altura. Portanto, não o levante quando o pegar nos braços, pois ele se assustará e pode até morder você.

coelho toy com ovo azul

Cuidados do coelho toy

Graças à personalidade especial, tamanho e medos do coelho toy, existem uma série de cuidados que você precisa conhecer. Separamos os principais a seguir:

  • Escove o pelo. Apesar de o pelo desse coelho ser mais curto, é bastante macio e fino, embaraçando-se com facilidade.
  • Escolha um lugar adequado para ele. Ele precisa não apenas de um lugar limpo e fresco, mas também silencioso e tranquilo.
  • Cuide dos olhos dele. Embora o seu pelo não seja tao longo, é possível que cubra os olhos ou acumule secreção. Acostume-se a verificar essa parte do rosto do seu coelho todos os dias.
  • Exercícios. Os coelhos são nervosos por natureza e o exercício físico é essencial para que fiquem mais equilibrados, em forma e saudáveis.
  • Feno. Coloque feno na gaiola do seu coelho toy, que servirá como um complemento alimentar.
  • Alimentação. Mesmo que os coelhos comam muitos legumes e outros alimentos que consumimos, é importante que se alimentem com ração própria para coelhos toy.
  • Banho. Os coelhos costumam se higienizar da mesma forma que os gatos. Assim, não necessitam de banho. Mas se por qualquer motivo ficarem sujos demais, você pode limpá-los com uma toalha úmida.
  • Orelhas. Examine as orelhas dele sempre que puder. Embora as orelhas do coelho toy sejam menores que o normal, continuam sendo o abrigo perfeito para parasitas e infecções.
  • Vacinas. Os coelhos possuem um calendário de vacinação próprio, que deve ser seguido à risca.

O coelho toy é a escolha perfeita para um animal de estimação. Afinal, os cuidados de que precisam não são muitos e, além disso, é um bicho silencioso e limpo. 

Se decidir adotar um, siga os nossos conselhos e dicas e aproveite seu novo animal de estimação.