Cavalo irish hunter: origem e características

A elegância e a força do cavalo irish hunter o diferenciam das outras raças. Você quer saber mais?
Cavalo irish hunter: origem e características

Última atualização: 14 fevereiro, 2022

O cavalo irish hunter, também conhecido como Irish Sport Horse, é um espécime conhecido mundialmente por sua participação em concursos, competições e caça. Como o próprio nome indica, é originário da Irlanda, local onde é muito apreciado em diferentes atividades e setores.

Além disso, essa raça ganha popularidade por sua grande inteligência. Isso permite que o equídeo seja treinado de forma mais ágil em comparação com outras raças. Abaixo você aprenderá mais sobre as características e curiosidades dessa raça particular de cavalos.

Origem do cavalo irish hunter

O irish hunter tem sua origem no cavalo irish hobby, do qual é um descendente direto após uma separação há mais de 2.500 anos. Durante a Idade Média, o irish hobby era a raça preferida dos cavaleiros por suas qualidades como cavalo de sela.

Durante o século XVII, na Irlanda, decidiu-se cruzar o irish hobby e o irish draft com raças do Oriente, como o thoroughbred, a fim de expandir as capacidades do garanhão para uso na caça. Consequentemente, nasceu o nome do cavalo irish hunter moderno.

Um cavalo na praia.

Características físicas

O cavalo irish hunter consegue obter os melhores traços dos seus “pais”. Do irish draft destacam-se a sua pureza e disciplina, enquanto do thoroughbred recebe a sua capacidade atlética, resistência e velocidade. Em geral, essa raça de cavalo pode ser de qualquer cor que o pai tenha.

No entanto, os tons mais comuns são tordo, preto, baio e alazão. Fisicamente, o cavalo irish hunter se destaca por uma altura média que varia entre 152 e 173 centímetros. Em termos de peso, ele pode chegar a 520 quilos, o que o torna um cavalo grande e atarracado.

A expectativa de vida do cavalo irish hunter é de aproximadamente 30 anos. No entanto, seu bem-estar e vitalidade dependem dos cuidados recebidos.

Por outro lado, o formato de sua cabeça é atraente e seu perfil às vezes é proeminente. Destacam-se o nariz romano, o pescoço curvo e atarracado e os ombros alongados. Seu dorso é curto e sólido como os quartos traseiros. Portanto, essa raça tem um perfil reto.

O tórax do cavalo irish hunter é ligeiramente arqueado, enquanto a garupa apresenta uma pequena inclinação. Quanto ao temperamento, esse equídeo caracteriza-se por ser dócil, alegre, leal e inteligente.

Tipos de cavalos irish hunter

Atualmente, existem 4 tipos de cavalos irish hunter que diferem em sua origem, capacidades e usos que podem ser oferecidos por eles. Todos são o resultado do cruzamento de garanhões com diferentes tipos de éguas, assim divididos:

  • Irish hunter pequeno: resulta do cruzamento de um garanhão puro-sangue com uma égua Connemara. Essa sub-raça é usada principalmente por cavaleiros inexperientes ou em passeios.
  • Irish hunter leve: é o resultado do cruzamento de um garanhão puro-sangue com uma fêmea irish hunter média. Essa talvez seja a mais elegante das sub-raças e é recomendada para cavaleiros com peso inferior a 80 quilos.
  • Irish hunter médio: obtido após o cruzamento de um garanhão puro-sangue com uma fêmea irish hunter. Por sua vez, é a sub-raça mais utilizada em competições e é ideal para cavaleiros entre 80 e 85 quilos.
  • Irish hunter pesado: é o cruzamento entre um garanhão puro-sangue e uma égua draught. Esses equídeos representam o tipo mais complexo de obtenção e se destacam pela musculatura e pela capacidade de suportar cavaleiros com peso superior a 85 quilos.

Usos e cuidados

Embora essa raça não seja mais usada para sua razão de concepção inicial, os irish hunters ainda são  comprados para tarefas relacionadas à caça. Da mesma forma, é um cavalo popular usado em competições como salto de obstáculos e adestramento clássico.

Além desse terreno, o irish hunter é famoso graças ao seu uso nas forças armadas de países como a Irlanda e a Inglaterra. Quanto aos cuidados, é uma raça que precisa de uma boa alimentação e hidratação constante (cujas quantidades variam de acordo com a sub-raça específica).

No caso do irish hunter pequeno, o feno e as ervas são a base principal de sua dieta, enquanto os cavalos médios e pesados requerem uma dieta mais extensa e complementar. Dessa forma, é garantido um bom condicionamento físico ao cavalo.

Quanto maior for a massa muscular e a atividade, maiores serão as necessidades de energia do animal.

Um cavalo com os olhos fechados.

Como você pode ver, o cavalo irish hunter é um animal com grande capacidade intelectual, por isso seu uso em competições é o mais difundido. Como todo cavalo, requer atenção e cuidados específicos para garantir sua boa saúde e energia, pois queima muitas calorias durante sua participação em atividades de salto ou caça.

Pode interessar a você...
Distúrbios hormonais dos cavalos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Distúrbios hormonais dos cavalos

Os distúrbios hormonais em cavalos são causados por um desajuste no sistema endócrino. Isso tem consequências graves. Saiba mais aqui!



  • Behling, S. (2011). Razas de caballos. Editorial HISPANO EUROPEA.