Cavapoo: características e cuidados

O cavapoo é uma raça excelente para quem sofre de alergias, já que seu cabelo não costuma cair muito e é muito carinhoso com seus donos.
Cavapoo: características e cuidados

Última atualização: 11 fevereiro, 2022

O cavapoo é um cão híbrido que vem do cruzamento entre um cavalier king charles spaniel e um poodle. Sua aparência é bastante fofa e sua personalidade o torna amado pela maioria das pessoas. Esses cães herdam as melhores características de seus progenitores, o que os torna uma excelente escolha como animais de estimação.

Os cães de design ou híbridos são produzidos pelo cruzamento de raças puras. Portanto, o resultado é um cão mestiço que as associações internacionais não querem reconhecer pela sua “impureza”. Continue lendo este artigo para aprender mais sobre o maravilhoso cavapoo.

O híbrido entre um cavalier king charles spaniel e um poodle

Os cães de design nascem com o objetivo de poderem combinar as características de duas raças diferentes. Isso permite que você melhore certos aspectos como o comportamento, a saúde ou a estética do animal. Para isso, é necessário o cruzamento de raças estabelecidas (puras), uma vez que as características não variam muito entre seus descendentes. Mesmo assim, o surgimento dos híbridos varia muito, e é isso o que constitui um de seus maiores problemas.

O cavapoo é produzido com o objetivo de obter um cão com o bom temperamento do cavalier king charles spaniel, mas com as características hipoalergênicas do poodle. Essa combinação não é apenas ótima, mas também ficou famosa por ser fofa.

Um cavapoo posando na grama.

Origem do cavapoo

A maioria dos cães híbridos tem uma origem incerta, e não há uma data específica que marque seu aparecimento. O mesmo ocorre com o cavapoo, com a popularização da raça no final da década de 1990, embora se acredite que possa ter sido criada por volta de 1950. A única certeza é que a Austrália foi o primeiro país a iniciar a criação em massa.

Características da raça

O cavapoo é considerado uma raça relativamente nova, então suas características físicas ainda não foram bem determinadas. Apesar disso, pode-se esperar que tenha entre 25 e 38 centímetros de altura, embora isso dependerá inteiramente do tipo de poodle que um dos pais é considerado.

A pelagem desse tipo de cão costuma ser um pouco crespa e volumosa, mas não tanto quanto a do poodle. A isso se soma a grande variedade de padrões de cores, com os quais exibe tons uniformes, bicolores ou tricolores. Além disso, é capaz de apresentar qualquer variedade de cores que existam nas raças parentais.

Personalidade

A raça se caracteriza por sua personalidade amigável, amorosa, brincalhona e sociável. Esses animais geralmente são muito próximos de seus tutores e às vezes podem até serem superprotetores. Embora seja uma excelente companhia para a família, o excessivo carinho desse cão pelos tutores o impede de tolerar bem a solidão. Por esse motivo, não é recomendável deixá-lo sozinho por muito tempo.

Esses cães híbridos são bastante inteligentes e é fácil treiná-los para seguir ordens. Lembre-se de que eles adoram atrair a atenção e agradar seus tutores. Portanto, usar o reforço positivo é uma ótima estratégia para educá-los. É claro que, quando o cavapoo se sente isolado, ele pode desenvolver um comportamento destrutivo.

Cuidados principais

O tamanho desses cães costuma ser adequado para casas com um espaço pequeno. Em qualquer caso, eles não devem ficar trancados a vida toda, pois precisam de pelo menos uma hora por dia de exercícios. Lembre-se de que eles vêm de uma raça que é um pouco ativa (como o poodle ). Por esse motivo, os cães devem ser obrigados a gastar toda a sua energia para que permaneçam tranquilos.

As sessões de escovação precisam ser planejadas para que a pelagem do cavapoo não forme nós. A frequência vai depender de cada indivíduo, do comprimento do pelo e do nível de encaracolado dos fios. Contudo, você pode aproveitar esse momento para passar mais tempo com seu bichinho e fortalecer o relacionamento que os une.

Esse cão híbrido tende a sofrer de doenças infecciosas nas orelhas e nos dentes. Por isso, é necessário manter uma boa higiene em ambas as partes do corpo. Uma boa ideia é escovar os dentes do seu animal regularmente e evitar que retenha umidade em toda a pelagem. Em caso de dúvida, consulte um veterinário para obter orientação.

Doenças comuns

Os cães híbridos tendem a ter uma saúde melhor em comparação com as raças que os originaram. No entanto, isso não significa que sejam imunes a qualquer condição, por isso é necessário estar atento a quaisquer sinais de alerta. Algumas doenças comuns no cavapoo são as seguintes:

  • Degeneração da válvula mitral: uma doença genética que afeta as válvulas do coração. Isso leva à insuficiência cardíaca e, em casos graves, à morte.
  • Atrofia progressiva da retina: uma condição congênita que causa a perda progressiva da visão do cão. Geralmente, só fica evidente quando os sintomas pioram e o cão perde quase completamente a visão.
  • Luxação patelar: deslizamento do osso que sustenta a articulação do joelho (patela). Isso causa desconforto ao caminhar e pode ser agravado até que o movimento seja impedido.
  • Otite: uma infecção da pele do ouvido. É caracterizada por inflamação, vermelhidão e coceira. As orelhas caídas do cavapoo o tornam mais propenso a essas infecções.
  • Alergias: são reações excessivas do sistema imunológico a várias substâncias ambientais (alérgenos). Causam inflamação, irritação e ardência, embora em alguns casos isso também leve à obstrução das vias aéreas. As alergias podem ser causadas por alimentos, insetos ou alguns medicamentos.
  • Gengivite: crescimento descontrolado de bactérias nas gengivas, causando inflamação, mau odor e desconforto geral. Isso geralmente não é tão visível quanto em humanos. Portanto, visitas regulares ao dentista canino devem ser feitas para check-ups gerais.
Um cavapoo em sua cama.

Como você pôde ver, o cavapoo é uma raça inteligente, calma e carinhosa que acaba por ser uma boa escolha como animal de estimação. Claro, ele requer alguns cuidados mínimos para que se sinta pleno e não cause nenhum tipo de problema para seus tutores. Lembre-se de que adquirir um cão é uma grande responsabilidade, pois você precisa garantir sua segurança ao longo da vida. Não encare isso levianamente e cuide bem dele.

Pode interessar a você...
O que são animais híbridos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que são animais híbridos?

O fato de os pais serem de espécies diferentes pode fazer com que os filhos tenham comportamentos de ambos ou apenas um: animais híbridos.



  • McGreevy, P. D., & Nicholas, F. W. (1999). Some practical solutions to welfare problems in dog breeding. ANIMAL WELFARE-POTTERS BAR-, 8, 329-342.
  • Nicholas, F. W., Arnott, E. R., & McGreevy, P. D. (2016). Hybrid vigour in dogs?. The Veterinary Journal, 214, 77-83.
  • Chipayo, Y., Huerta, C., Olazábal, J., & Díaz, D. (2018). Tratamiento quirúrgico temprano de un caso de luxación patelar lateral bilateral en un paciente canino. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, 29(2), 720-724.
  • Dávila, R., & Astoquillca, V. (2014). Degeneración valvular mitral en un canino cruzado: relato de caso. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, 25(1), 108-112.
  • Whitwam, L. (2019) The Cavapoo Handbook: The Essential Guide for New & Prospective Cavapoo Owners. Canine Handbooks Series.