Cheiros que os cães não suportam
Mesmo que seu cão pareça gostar dos cheiros mais ultrajantes do ponto de vista humano (como fezes), ainda existem odores que os cães não suportam. E isso é algo a se levar em conta, já que o olfato deles é mil vezes mais aguçado que o nosso.
É por isso mesmo que você encontrará aqui vários exemplos desses odores insuportáveis para eles, já que a maioria pode ser encontrada em qualquer casa. Se você deseja proteger esse importante sentido para os cães, aqui está tudo o que precisa saber.
O olfato dos cães
O olfato é o sentido que nos permite reconhecer quais moléculas flutuam no ar. Os cães (e qualquer animal com esse sentido) possuem células receptivas a essas moléculas distribuídas por toda a cavidade nasal. Os nervos viajam da mucosa nasal até o cérebro, onde esses estímulos são processados no lobo olfativo.
Os cães têm 220 milhões de receptores olfativos em seus narizes e os humanos apenas 5 milhões.
A essa via básica de reconhecimento de odores, devemos acrescentar o órgão vomeronasal, uma pequena cavidade localizada na parte superior do palato que possui seu próprio tipo de células receptoras de odores. É especializado nos sinais químicos olfativos que o cão recebe de outros animais e que são usados para comunicação. Por exemplo, através do vomeronasal, obtém-se informação sobre a disposição sexual das fêmeas.
Que cheiros os cães não suportam?
Normalmente, odores químicos fortes são os mais desagradáveis para nossos amigos caninos. Aqui estão alguns exemplos daqueles mais comuns em residências.
Cítricos
É raro um cachorro ser atraído pelo cheiro de uma casca de limão ou tangerina. Isso favorece sua sobrevivência, já que não é conveniente que os cães consumam alimentos altamente ácidos que danificam a mucosa do estômago. Por outro lado, são frutas com alto teor de açúcar, o que também prejudica a saúde do cão a longo prazo devido ao risco de diabetes e obesidade que acarreta.
É importante não usar óleos essenciais cítricos perto deles, pois são altamente concentrados e podem danificar a mucosa nasal do cachorro.
Os cheiros que os cães não suportam geralmente vêm de produtos químicos
Carregados com poderosos produtos químicos desinfetantes, os produtos de limpeza são inofensivos quando diluídos em uma pequena quantidade com água. No entanto, dentro de seu recipiente eles ainda estão concentrados, por isso são muito agressivos para os cães.
É fundamental que eles não tenham acesso ao local onde você os guarda, e não pelo risco da sua ingestão (como já dissemos, o cheiro repele-os). Na verdade, água sanitária, amônia e outros produtos são capazes de irritar as vias respiratórias do animal. Por isso, mantenha-os sempre em segurança.
Cheiro de comida picante
Os seres humanos são um dos poucos animais que gostam de comida picante. Isso, de fato, ativa os nociceptores (as células especializadas na sensação de dor), uma experiência com a qual os cães são congruentes. O apimentado irrita suas membranas mucosas, tanto nasal quanto oral, então eles o evitam assim que o detectam.
Nunca use essas substâncias para repelir seu cão ou puni-lo, pois é muito desagradável para eles e até machuca.
Vinagre
Nós também não tomaríamos um gole de uma garrafa de vinagre. No entanto, para os humanos é um odor suportável, por isso o usamos na limpeza e em diversas receitas e remédios caseiros. Para os cães, esse cheiro azedo é muito mais forte, então não se surpreenda se eles recusarem suas saladas quando você as temperar com vinagre.
Porém, sua diluição para uso repelente é inofensiva para eles, então você pode usar naqueles cantinhos onde não quer que o cão marque, por exemplo.
Álcool
Esse é outro dos odores que os cães não suportam devido ao seu potencial irritante. Por ser um aroma característico e muito forte, os cães o evitam sempre que podem. Além disso, é um ingrediente comum em cosméticos e outros produtos de autocuidado, bem como em perfumes e purificadores de ar. Portanto, evite exagerar e, claro, nunca deixe ao alcance do focinho do seu cachorro.
Odores que os cães não suportam, uma questão intuitiva
Não se engane, é muito necessário que você conheça todas as substâncias que podem intoxicar ou prejudicar o seu cão. Porém, diante da novidade, basta observar com atenção a reação do animal, pois ele dará sinais claros de que não suporta um cheiro específico. Espirrar, tossir e até não entrar em determinados cômodos são sinais claros de que seu olfato está lhe pregando uma peça.
Cuide também do nariz do seu cão, porque é difícil para nós imaginar a enorme complexidade e precisão desses órgãos caninos. E você, sabia de todos esses cheiros que os cachorros não suportam?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Coli, A., Stornelli, MR y Giannessi, E. (2016). El órgano vomeronasal del perro: una revisión. Comportamiento canino , 2 (1), 24-31.
- Caso, LP (2023). El perro: su comportamiento, nutrición y salud. John Wiley & Sons.
- Wernimont, S. M., Radosevich, J., Jackson, M. I., Ephraim, E., Badri, D. V., MacLeay, J. M., … & Suchodolski, J. S. (2020). The effects of nutrition on the gastrointestinal microbiome of cats and dogs: impact on health and disease. Frontiers in Microbiology, 11, 1266.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.