Os 5 melhores brinquedos para ouriços

Os ouriços são animais enérgicos e curiosos, por isso mantê-los ativos e felizes é um dos seus cuidados mais importantes. Embora os brinquedos para ouriços não sejam fáceis de encontrar, você mesmo pode fazer alguns deles em casa.
Os 5 melhores brinquedos para ouriços

Última atualização: 16 Maio, 2021

Nos últimos anos, a espécie de ouriço Atelerix albiventris se tornou popular como animal de estimação, apesar de seu status ilegal em alguns países. Devido à sua complexidade biológica, conhecer as necessidades desse mamífero é essencial para lhe proporcionar uma vida feliz. Os brinquedos para ouriços desempenham um papel essencial nessa tarefa.

Quando os ouriços estão em cativeiro, eles são muito propensos à obesidade. Portanto, além de uma dieta pobre em gordura e rica em proteínas, eles também precisam ser ativos e ter algo com que se divertir. Conheça aqui 5 ideias de brinquedos para ouriços e tudo o que você precisa saber antes de escolher o brinquedo certo.

A importância dos brinquedos para os ouriços

As pessoas que vivem com ouriços podem se surpreender com com o fato de eles serem animais bastante aventureiros. Embora alguns sejam bastante calmos, a maioria desses mamíferos é muito enérgica e curiosa.

Por isso, é necessário que você brinque com o seu ouriço regularmente, mas também é fundamental que ele tenha brinquedos para se entreter quando você estiver ocupado ou fora de casa. O exercício e a estimulação são muito importantes na vida desses pequenos animais.

Além disso, os ouriços geralmente são seres bastante solitários que se estressam facilmente. Muitas vezes eles preferem brincar sozinhos a interagir com o tutor. É necessário respeitar o espaço deles.

 

Os brinquedos do ouriço são essenciais.

Antes de escolher os brinquedos, tenha em mente os seguintes pontos

É fundamental que os brinquedos sejam seguros, confortáveis, fáceis de transportar e, acima de tudo, estimulantes. Antes de comprar um objeto de entretenimento para o ouriço, considere as seguintes indicações:

  1. A segurança é o fator mais importante a se considerar, pois qualquer coisa afiada ou que se solte pode machucar o ouriço. Objetos com cordas pendentes podem machucar suas pernas se ficarem presos, e lascas e farpas de madeira podem causar reações prejudiciais.
  2. Outro fator importante na escolha do objeto perfeito é a cor, já que os ouriços adoram brinquedos coloridos e brilhantes.
  3. É fundamental que o material dos objetos permita aos ouriços movê-los na gaiola – principalmente à noite – ou pela casa, pois eles gostam muito de interagir e modificar seu ambiente.

Ideias de brinquedos para ouriço

Encontrar brinquedos para ouriços pode ser um pouco complicado. Embora nos últimos anos eles tenham se tornado muito populares como animais de estimação, esses mamíferos ainda são considerados raros e em algumas regiões sua posse é ilegal.

Felizmente, os ouriços são animais muito curiosos e brincam com uma grande variedade de brinquedos. Então, você pode comprá-los em lojas especializadas ou fazê-los com as suas próprias mãos. O ponto fundamental é que o objeto seja seguro, adequado e proporcione ao animal uma experiência enriquecedora . Deixamos algumas ideias:

  • Rodas ou discos de exercício: seu ouriço vai gostar de correr na roda e fazer um pouco de exercício, mas certifique-se de que a roda seja feita de material sólido e não de cabos, pois podem machucar as patas do animal. Além disso, é importante destacar que nem todos os ouriços se acostumam com esses brinquedos.
  • Labirintos: os ouriços adoram labirintos e você pode fazê-los facilmente com PVC ou papelão. Mas tome cuidado para que o tamanho seja grande o suficiente para que o animal não fique preso. Além disso, você pode deixar os labirintos muito mais divertidos se esconder petiscos para ouriços neles.
  • Túneis: proporcionam aos animais de estimação um espaço escuro onde podem se esconder, ajudando-os a liberar o estresse. Além disso, os incentiva a se exercitar e explorar.
  • Caminhões de brinquedo: alguns ouriços adoram caminhões de brinquedos porque podem empurrá-los e até mesmo entrar neles.
  • Bolas porta-petisco: são bolas que possuem uma pequena abertura onde você pode colocar petiscos para o animal. Rolando a bola e tendo acesso aos petiscos que ficam por fora, o ouriço receberá um prêmio por sua curiosidade e atividade física.

Além dessas opções, alguns brinquedos projetados para gatos podem funcionar para ouriços, como bolas de plástico com sinos dentro — os ouriços adoram empurrá-las — ou pequenos bichos de pelúcia sem erva-dos-gatos.

Você também pode fazer brinquedos caseiros com caixas de lenços de papel e outros recipientes pequenos de papelão. Além disso, recomenda-se remover qualquer plástico remanescente antes de deixar seu ouriço brincar com eles, já que esses animais tendem a mordiscar qualquer superfície que chame sua atenção.

Por último, é importante destacar que existem outras opções de brinquedos que você pode criar observando o que o seu ouriço gosta de fazer. Qualquer coisa que possa ser mastigar e empurrada ou que se possa colocar algo dentro é uma boa ideia de brincadeira. O importante é ter certeza de que esses objetos são seguros para proporcionar muitas horas de diversão ao animal.

Um ouriço africano em um fundo branco.

Como você viu, os ouriços precisam de enriquecimento ambiental abundante para serem saudáveis. Eles são mamíferos muito ativos e curiosos, então a falta de estímulos pode causar estresse e depressão. Não prive seu ouriço de diversão, pois isso pode levar a uma deficiência fisiológica em longo prazo.

Pode interessar a você...
5 curiosidades sobre os ouriços-do-mar
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
5 curiosidades sobre os ouriços-do-mar

Depois de conhecer essas curiosidades sobre os ouriços-do-mar, você não terá dúvidas de que a natureza nunca para de nos surpreender.