5 valores que você pode aprender com os animais

Os humanos se caracterizam por suas habilidades cognitivas e seu raciocínio. No entanto, o resto dos animais tem certos valores e aptidões dignos de admiração.
5 valores que você pode aprender com os animais

Última atualização: 28 Abril, 2021

Desde o início dos tempos, a humanidade considerava que os animais só aprendem com o ser humano. No entanto, os comportamentos ou as qualidades que outros seres vivos podem ensinar aos humanos ficaram omitidos. Existem alguns valores que você pode aprender com os animais e colocá-los em prática em sua família.

Embora o ser humano seja considerado superior aos outros animais por causa da sua capacidade de raciocínio, existem animais que conseguem transmitir valores ou aptidões humanas que são admiráveis e podem ser aprendidas por crianças e adultos. Aqui estão alguns desses valores presentes na vida animal.

1. Lealdade

Os animais de estimação sabem muito bem quem faz parte da sua família desde o momento em que chegam no lar. Nesse momento, ele começa a forjar sua lealdade com todos os membros do núcleo familiar. Um exemplo muito claro disso são os cães: esses animais sempre estarão atentos ao bem-estar dos seus tutores.

Os caninos cuidam dos pequenos da casa de forma muito maternal e, em algumas ocasiões, ficou demonstrado que eles percebem brigas no seio familiar. Quando isso acontece, eles fazem alguns movimentos ou sons com o objetivo de tentar acabar com o problema, chamando a atenção, além de ficar do lado da pessoa mais fraca.

Por outro lado, sua lealdade fica evidente quando os tutores repreendem seus animais de estimação por comportamento ou ação inadequada, e eles permanecem leais ao seu lado. As chamadas de atenção não são um obstáculo para que cães ou gatos mudem seu comportamento, pelo contrário, eles procuram uma forma de acabar com a raiva dos seus tutores, que acompanham incondicionalmente.

Uma menina abraçando um cachorro.

2. Comunicação

Como você bem sabe, os animais não podem falar e se comunicar diretamente com os humanos. No entanto, isso não é um impedimento para que os seres vivos estabeleçam mecanismos de comunicação para transmitir seus sentimentos ou seu humor ao ambiente que os rodeia.

A comunicação não verbal é outro dos valores que você pode aprender com os animais, pois, através de gestos, expressões ou linguagem corporal, é possível transmitir as suas ideias ou pensamentos, tal como o seu animal de estimação faz com você. Além disso, estudos científicos mostraram que os animais de estimação melhoram a comunicação entre pais e filhos.

3. Respeito

Como qualquer outro ser vivo, os animais merecem respeito e também ensinam a promover esse valor. Independentemente da idade dos membros da família, é importante respeitar o espaço, o habitat e a segurança do animal de estimação.

Quando crianças e adultos assimilam que o animal também tem sentimentos e um valor significativo para a família, você perceberá que será mais fácil ter empatia por outras pessoas ou animais e se colocar no lugar dos outros. Por causa disso, os animais nos ajudam a ser mais sensíveis com o que outro indivíduo pode estar vivendo.

4. Generosidade

A generosidade é um dos valores que você pode aprender com os animais, na medida em que eles não esperam nada em troca quando transmitem carinho e atenção para você. Da mesma forma, esse não é um ato exclusivo da relação com os humanos, pois os animais também podem ser generosos com outros animais.

Os macacos são um dos seres vivos que melhor refletem esse valor, pois recorrem à adoção de filhotes quando órfãos, assim como outros pais do mundo animal. Seu instinto lhes dá uma simpatia às vezes maior do que a dos humanos e geralmente os coloca como indivíduos que – dependendo da espécie – buscam o bem-estar de seus semelhantes.

5. Responsabilidade

Um animal de estimação é uma boa maneira de incutir o valor da responsabilidade nas crianças. Atribuir a elas tarefas relacionadas ao cuidado e ao bem-estar dos animais permite que adquiram essa habilidade e entendam sua importância.

No entanto, é importante que um adulto supervisione o desempenho do pequeno nas responsabilidades que lhe são atribuídas. Cuidar, alimentar e manter a higiene dos animais de estimação ajudará as crianças a entender que existem outras responsabilidades que elas devem assumir em suas vidas e facilitará seu processo de aprendizagem.

Existem muitos valores que você pode aprender com os animais.

Os animais não discriminam nem rejeitam os outros por sua maneira de agir ou pensar. Pelo contrário, são seres que sempre procuram dar carinho incondicional e estar ao lado dos seus tutores quando precisam. Eles também não procuram ferir seus semelhantes com intenção, portanto, esses valores podem ajudar você a melhorar alguns aspectos pessoais.

Pode interessar a você...
3 histórias adoráveis de animais e seres humanos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
3 histórias adoráveis de animais e seres humanos

Muito além dos cachorros, há outros animais que já protagonizaram histórias adoráveis que comovem todos aqueles que têm um mínimo de sensibilidade.



  • Clark, P. W., Page, J., & Fine, M. B. (2012). Role model influence on word-of-mouth, loyalty and switching behaviors of dog owners. Journal of behavioral Studies in Business, 5, 1.
  • Dotson, M. J., & Hyatt, E. M. (2008). Understanding dog–human companionship. Journal of Business Research, 61(5), 457-466.
  • De Waal, F. B. (2003). On the possibility of animal empathy. In Feelings and emotions: The Amsterdam symposium (pp. 379-99). Cambridge: Cambridge University Press.