Descubra 6 casos de heróis caninos

julho 20, 2019
O comportamento destes heróis caninos mostra a coragem e a lealdade que eles possuem em relação aos seres humanos. Foi exatamente por isso que alguns deles entraram para a história.

Há muitas histórias surpreendentes de cães que salvaram vidas humanas, demonstrando assim sua lealdade incondicional e coragem. Eles são verdadeiros heróis caninos. Esses seres extraordinários, de diferentes raças e idades, estrelaram eventos em diferentes épocas e lugares do mundo.

6 casos conhecidos de heróis caninos

Sem dúvida, esse instinto de proteção para com seus mestres e aquela devoção avassaladora são características marcantes dos cães. Trata-se de algo que não foi observado em nenhuma outra espécie.

Por isso, a seguir veremos alguns casos de heróis caninos que ficaram na história por seu comportamento excepcional e comovente.

Dorado, o cão que resgatou seu dono no ataque ao World Trade Center

Cão com seu dono em estação

Dorado é um labrador que salvou a vida de seu dono durante o ataque às Torres Gêmeas em Nova York em setembro de 2001. Seu dono, que já era cego antes do ocorrido, foi gravemente ferido durante o atentado.

Apesar do dono se esforçar para fazer o cão escapar, este bravo animal se recusou a abandonar seu melhor amigo. Dorado se negou a obedecer as ordens dadas e guiou seu dono, Eduardo Rivera, 70 andares de escada abaixo para tirá-lo do local pouco antes do prédio desmoronar.

Orion, o responsável por resgatar 37 pessoas na Venezuela

Durante a grande catástrofe ocorrida em Vargas (Venezuela) em dezembro de 1999, Orion – um cão da raça Rottweiler – se comportou como um dos verdadeiros cães heróis. Milhares de pessoas perderam suas vidas durante uma avalanche de enormes proporções.

Orion arriscou a si mesmo para salvar 37 seres humanos, apesar de ter perdido seus 5 filhotes recém-nascidos no incidente.

Cão rottweiler

Quando a força da água arrastou uma pequena menina de oito anos, Orion não hesitou em pular e nadar nas águas turbulentas cheias de troncos e pedras.

Quem o viu fazer isso pensou que o cachorro havia enlouquecido. Entretanto, o animal pegou a menina suavemente com o focinho e arrastou-a para a margem para salvar sua vida.

Essa não foi sua única façanha. Ele passou a noite inteira e a manhã seguinte ajudando crianças e idosos a sair da água. Seu comportamento demonstrou uma solidariedade com os seres humanos e uma nobreza incrível. Ele foi condecorado com uma medalha de honra e também recebeu um diploma.

Matapaco Black, o herói canino chileno que se aliou a um movimento estudantil

Durante os protestos estudantis no Chile, em 2013, um labrador conquistou a simpatia de todos. Este cão ativista acompanhou fielmente os estudantes que protestavam contra as medidas econômicas de austeridade decretadas pelo governo do país.

Cão labrador em píer

Foi batizado com o nome de Matapaco Black. Ele andava pacificamente sempre ao lado dos manifestantes, que o decoravam com lenços coloridos. No entanto, ele sempre enfrentava agressivamente os policiais, sem medo do gás lacrimogêneo e dos canhões de água.

Este cão herói tornou-se o símbolo da luta e não abandonou os manifestantes em nenhum momento. Ele era uma verdadeira estrela nas redes sociais. Por isso, teve várias páginas dedicadas a suas aparições e até mesmo um documentário dedicado a sua história.

Hachiko, o cão japonês que esperou seu dono por anos

Hachiko foi um cão japonês da raça akita que viveu entre 1923 e 1935. Este herói é lembrado por sua lealdade a seu mestre, um professor de Tóquio.

Filme 'Sempre ao Seu Lado'
Fonte: www.filmaffinity.com

Quando o animal tinha apenas um ano e meio de idade, seu dono morreu em decorrência de um ataque cardíaco. Hachiko o esperou por mais de sete anos na estação onde costumava chegar depois do trabalho. O animal foi ao local todos os dias, até a data da sua morte.

A história de Hachiko é tão conhecida que já inspirou diversos episódios de séries de televisão, filmes, livros e até mesmo jogos, bem como uma cerimônia anual de homenagem a ele.

Dayko, o labrador que salvou vidas durante um terremoto no Equador

Dayko era um labrador de 4 anos, membro do Corpo de Bombeiros de Ibarra, no Equador. Após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a costa daquele país em 2016, ele trabalhou incansavelmente no resgate das vítimas.

Heróis caninos em operações de resgate

Este cão herói, certificado nacional e internacionalmente, salvou muitas vidas. Ele também ajudou a localizar alguns dos corpos das mais de 700 pessoas que perderam a vida no desastre natural.

Dayko trabalhou duro e em condições muito difíceis, acabando por sofrer uma grave desidratação que o levou à morte. Entretanto, ele ganhou o reconhecimento e a simpatia de todos naquele país, onde foi honrado com uma estátua.

Cães topo, os heróis caninos do México

Os conhecidos como “cães topo eram os companheiros dos famosos brigadistas mexicanos chamados topos. Eles cumpriram uma tarefa importante após o forte terremoto que afetou o país em 1985, deixando mais de 10 mil mortos.

Heróis caninos que salvam vidas

Atualmente, estes cães viajam ao redor do mundo para ajudar em lugares onde ocorreram desastres naturais. Eles trabalham lado a lado com seus donos para salvar vidas.