Os 5 animais mais trabalhadores

Alguns podem trabalhar sem parar ao longo do dia, já outros são mais habilidosos para construírem suas casas. Entre eles estão pássaros, peixes, roedores e invertebrados.
Os 5 animais mais trabalhadores

Última atualização: 03 Julho, 2018

Não estamos nos referindo às espécies que foram domesticadas pelo homem para tarefas agrícolas, mas sim aos animais mais trabalhadores na natureza. Conheça-os neste artigo.

Quais são os animais mais trabalhadores que existem?

Eles podem trabalhar sem descanso por dias, levantar muito peso, andarem quilômetros e até mesmo construírem suas próprias casas com todo o conforto. Estes são os animais mais trabalhadores que existem:

  1. Castor

Esses roedores semiaquáticos da América do Norte e da Eurásia – mas introduzidos em outras latitudes, como a América do Sul – são um dos principais exemplos de trabalhadores no reino animal.

Os castores – foto que abre este artigo – têm a capacidade de construírem diques em córregos e rios, com o objetivo de desfrutarem de tocas confortáveis ​​para sua grande família. Para isso utilizam galhos e troncos, que cortam usando seus dentes afiados.

Os diques são formados pela estagnação das águas, permitem assim o controle de inundações e a passagem de poluentes. Isso não acontece nas terras onde esses animais foram introduzidos, pois seus costumes têm consequências negativas para o meio ambiente.

  1. Formiga

As formigas são um exemplo claro de trabalho em equipe e sacrifício para sua família. Esses insetos – parentes das vespas e das abelhas – não apenas criam suas próprias casas com tudo o que encontram no caminho, mas também trabalham duro para mantê-las em boas condições e longe de predadores.

Formigas

Suas jornadas de trabalho são muito extensas e elas quase não descansam: os trabalhadores passam boa parte de suas vidas acordados, alimentam as larvas, consertam o formigueiro, procuram comida e defendem seus lares da entrada de estranhos.

  1. Minhoca

Ela desempenha um papel muito importante na ecologia, pois é responsável por ingerir resíduos orgânicos e transformá-los em solo fértil e cheio de muitos nutrientes. Para isso, devem passar horas e horas cavando túneis na terra e comendo o máximo possível.

Minhoca

Podem chegar a ingerir 90% do próprio peso por dia, do qual excretam até 60%. E o mais curioso de tudo é que elas não têm dentes! Elas possuem um sistema digestivo muito eficiente, que inclui uma boca sugadora e um intestino grosso.

  1. Labridae

Essa é uma família de peixes coloridos com mais de 500 espécies e uma tarefa mais do que cansativa: limpar os parasitas acumulados nos recifes de corais. Mas isso não é tudo, já que às vezes eles continuam seu trabalho eliminando os restos contidos em barbatanas, bocas e rabos de outros animais marinhos.

Labridae

Sem dúvida, os labridaes são um dos animais mais trabalhadores do planeta, já que quase nunca param. Suas bocas são como aspiradores de pó, que deixam tudo o que tocam limpo. Eles são amigos de todos os peixes e recebem o pagamento pelo dever de casa no exato momento!

  1. Ptilonorhynchidae

Este pássaro – neste caso, o macho – não poderia ficar de fora da lista dos animais mais trabalhadores, porque a tarefa deles é realmente digna de admiração. Para atrair seu parceiro, constrói um ninho muito especial com folhas, galhos e gravetos, coletados aos seu redor.

Ptilonorhynchidae

Quando termina a casa… começa a decorar! Usa diferentes flores, conchas de caracóis, penas, frutas, pedras e até pequenos pedaços de plástico e vidro.

Ele pode passar horas escolhendo os objetos que colocará em sua nova casa. Se, por algum motivo, durante a sua ausência um dos elementos sair do lugar – por exemplo, pelo vento – ele o colocará de volta onde estava.

A coleta e posicionamento dos objetos não segue um determinado padrão e não há dois ninhos idênticos. Quando chega o momento do acasalamento, as fêmeas “Ptilonorhynchidae” inspecionam os trabalhos e escolhem o ninho que mais gostam e que são de melhor qualidade. Designers ruins podem ficar sem uma parceira!

Pode interessar a você...
Cão da Serra da Estrela: grande e trabalhador
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Cão da Serra da Estrela: grande e trabalhador

As origens do cão da Serra da Estrela remontam a quase dois mil anos. É um cão de pastoreio que protege o gado dos predadores. Além disso, tem uma ...