Clydesdale, o mais famoso cavalo britânico

Conhecer os cavalos nos deixa mais próximos desta espécie com a qual, quem sabe, nós que vivemos na cidade não estamos acostumados. Dizem que o amor pelos animais eleva o nível cultural das pessoas. Saber mais sobre essa espécie nos ajuda a aumentar nosso amor por ela. Hoje falaremos de um exemplo maravilhoso: o cavalo Clydesdale.

O que você precisa saber sobre o cavalo Clydesdale 

Origem

Saber a origem das raças nos ajuda a determinar muitos de seus comportamentos, assim como muitas de suas características físicas. Pois bem, de onde vem o cavalo Clydesdale?

Esse cavalo é proveniente do vale de Clyde (daí vem seu nome), na Escócia. Hoje, se tornou um dos animais de tração mais famosos das Ilhas Britânicas. Essa raça surgiu de um cruzamento entre éguas dessa área e sementais flamencos, além de um pouco dos cavalos da raça Shire.

Em meados do século 18, eram necessários ajustes nas estradas pelas quais passavam até as minas de carvão do vale de Clyde. Para isso, exigia-se um maquinário especial, que era muito pesado para os cavalos locais.

Por conta dessa necessidade, foram importados cavalos flamencos, por sua força característica. Depois, eles cruzaram com as éguas nativas. Assim nasceu o cavalo Clydesdale, um animal forte, ideal para o trabalho pesado.

Cavalo Clydesdale

Essa teoria é a mais aceita sobre a origem do cavalo Clydesdale, ainda que existam outras, como a que diz que eles são descendentes de um equino de características parecidas. No entanto, a teoria do cruzamento com flamencos é a mais popular.

Características físicas

O cavalo Clydesdale é um animal de tração, e seu corpo é forte e atlético, mas mesmo assim tem um toque de distinção e elegância, que define os equinos britânicos.

Seu aspecto é imponente, já que pode chegar a medir 1,83 metro. Não é muito musculoso, mas suas extremidades poderosas se destacam. Sua pelagem sempre tem cor branca na parte interior do corpo, e as cores aceitas no restante do corpo são baio, alazão, branco, castanho, preto e ruano.

Caráter do cavalo Clydesdale

Um cavalo de tração deve ter um caráter dócil e tranquilo, já que será exposto a muita pressão, tanto física quanto mental. E essas são de fato qualidades do cavalo Clydesdale, junto com sua bondade, seu valor e sua generosidade no esforço que demonstra em tudo o que faz.

Que excelente cavalo perdem por falta de destreza e ousadia para lidar com ele!

– Alexandre Magno –

O cavalo Clydesdale age como se soubesse desde o nascimento que o trabalho deve ser feito sem restrições. Esforça-se ao máximo para dar tudo de si e faz isso sem esperar recompensas. Não deveríamos então adicionar a suas qualidade a lealdade e a fidelidade? Claro que sim!

Saúde do cavalo Clydesdale

Algo a ser destacado do cavalo Clydesdale é que a força e poderio de seu corpo não são úteis só para o trabalho que desenvolve, mas também lhe ajudam a ser um animal saudável e resistente. Não costumam ficar doentes e vivem que o habitual.

Curiosidades da raça

Como você vê, o cavalo Clydesdale é um equino muito especial. Forte, mas elegante, poderoso, mas humilde. Longevo, mas saudável. Na verdade, uma das curiosidades mais notáveis da raça é que são campeões nas competições de cavalos de tração. Têm inclusive o recorde de carregar 128 toneladas, em 1893.

Como é possível ver, a natureza não para de nos surpreender. Cada vez mais, conhecemos espécies animais que nos deixam de boca aberta. O cavalo Clydesdale surpreendeu você? Achamos que sim!

Recomendados para você