Os coelhos bebem água?

Descubra se os coelhos bebem água e porque muitos criadores têm essa dúvida. Além disso, contaremos como uma ingestão inadequada do líquido afeta sua saúde.
Os coelhos bebem água?

Última atualização: 24 Outubro, 2021

Embora os coelhos sejam animais domésticos há muito tempo, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre seus hábitos, como as condições em que esses animais bebem água. Essa questão geral inclui a quantidade ideal de líquido que eles devem ingerir, como incentivá-los a beber e o que fazer se recusarem a hidratação.

Nas linhas a seguir, vamos resolver todas essas questões. Além disso, incluímos alguns dos motivos que desmotivam os coelhos a beberem água, então continue lendo.

Quanta água um coelho deve beber?

Vamos começar respondendo à pergunta dos tutores: claro que os coelhos bebem água, pois é um líquido vital para todos os seres vivos. No entanto, essa preocupação não vem do nada e tem justificativa, pois tem a ver com a forma como os coelhos eram criados no passado.

Segundo artigos científicos, a dieta dos coelhos era muito mais natural no passado e incluía alimentos como beterraba, cenoura e uma grande variedade de forragens, todas com alto teor de água. Por isso, os criadores não costumavam dar água aos coelhos ou, pelo menos, não era um fator vital.

No entanto, o artigo citado indica que atualmente as condições de criação mudaram, e esses mamíferos lagomórficos são alimentados com ração, que possui um percentual de umidade de no máximo 14%. Por isso, torna-se imprescindível oferecer fontes de líquido que atendam às necessidades nutricionais dos animais.

Os coelhos bebem água?

Em relação à quantidade de água que um coelho deve beber, o parâmetro exato dependerá da idade. Por exemplo, um exemplar de 5 semanas pesando 600 gramas exigirá cerca de 80 mililitros de água por dia, enquanto um exemplar de 1 ano pesando 2500 gramas exigirá 400 mililitros de água no mesmo intervalo.

Uma coelha de 9 semanas pesando 1100 gramas vai precisar de 250 a 300 centímetros cúbicos desse líquido todos os dias. Porém, se a fêmea tiver uma ninhada, o consumo será maior: entre 1,5 e 3 litros de água.

O que fazer se um coelho beber muita água?

Dependendo das condições meteorológicas, é normal que os coelhos bebam mais água do que a quantidade correspondente à sua idade e peso. Um exemplo disso é o verão ou as estações com altas temperaturas, quando o calor leva o coelho a sentir a necessidade de se manter hidratado.

Esse comportamento também é considerado normal se o animal for muito ativo e realizar atividades físicas constantemente. Caso seu coelho esteja bebendo muita água e essas variáveis não estiverem presentes, é melhor consultar o veterinário para descartar problemas renais e outras condições que que podem estar afetando sua saúde.

Por que um coelho não bebe água?

Devemos começar ressaltando que, quando os coelhos são alimentados com comida seca, granulado ou ração, o consumo de água é fundamental. Isso se deve ao fato de que os mamíferos regulam o consumo de alimentos a partir da ingestão de líquido. Assim, se o animal não consumir a água que necessita, também não se alimentará da ração, levando a problemas de peso.

No caso das fêmeas recém-nascidas, haverá problemas com a lactação, pois não será produzido leite suficiente para alimentar os coelhos recém-nascidos se a mãe não se hidratar. Além disso, a ingestão inadequada de água dificulta a eliminação de resíduos e toxinas que podem favorecer o aparecimento de enterotoxemia.

Segundo pesquisas, a citada doença causa lesões orgânicas que podem ser fatais. Por isso, deve ser evitada a todo custo. A seguir, explicaremos quais podem ser as razões pelas quais os coelhos não bebem água:

  • Está velho: é normal que o coelho idoso não se exercite mais como antes e fique mais quieto. Portanto, não terá a mesma necessidade de água que um espécime jovem. O que não é normal é que o animal pare de ingerir o líquido ou beba pouca quantidade. Nesse caso, é necessário consultar o veterinário e estimular a ingestão com o auxílio de recomendações profissionais.
  • Não sabe beber a água do bebedouro: existem bebedouros que possuem mecanismos que facilitam a vida do tutor, mas não do animal. É o caso de alguns sistemas com canudos que podem desencorajar o coelho de consumir água. É melhor oferecer o líquido em uma tigela grande ou bebedouro.
  • Está doente: várias doenças podem levar esse mamífero a parar de beber água. Os sintomas que alertam sobre os problemas incluem perda de pelo, fezes moles, diarreia, olhos lacrimejantes e respiração rápida. Se você considera que seu coelho não bebe água porque não está bem, procure um veterinário.
  • Água suja: se alguns grãos de ração ou outros elementos tiverem caído na água, mantendo-a suja, o coelho não a beberá porque sentirá um gosto desagradável.
  • Bebedouro quebrado: o coelho pode não beber água suficiente porque derrama devido ao mau estado do bebedor. O tutor deve revisar esse elemento e garantir que não haja vazamentos de líquido.

O que fazer para que um coelho beba água?

Para incentivar os coelhos a beber água, é essencial que o bebedouro esteja sempre limpo e ao alcance. Além disso, é uma boa ideia variar a dieta seca com alimentos ricos em água como o feno, que fornece nutrientes importantes como as fibras, ajuda a eliminar bolas de pelo, desgasta os dentes e fornece líquidos.

Entre outras medidas, você pode considerar o seguinte:

  1. Inclua em sua dieta alguns vegetais como cenoura, alface, espinafre, tomate e aipo.
  2. Mantenha o bebedouro cheio e com água fresca.
  3. Se notar desconfiança em relação ao bebedouro, mostre seu conteúdo ao coelho, molhe o dedo e leve-o à boca do animal com muito cuidado.
  4. Ensine-o a usar o bebedouro, especialmente se o coelho for pequeno.

Os coelhos selvagens bebem água?

Os coelhos selvagens também bebem água, pois esse líquido é vital para o bom funcionamento do organismo. Animais que têm a sorte de viver em liberdade consomem água dos mananciais à sua disposição, como rios, reservatórios e lagoas. Eles completam a quantidade que falta com caules, frutos silvestres e outros alimentos naturais.

No entanto, é preciso dizer que a contaminação dessas fontes pode afetar a vida dos coelhos selvagens, pois, ao beberem dessa água, eles também ingerem componentes tóxicos: produtos químicos, agrotóxicos, medicamentos, plásticos e até substâncias radioativas. Portanto, é fundamental cuidar de nossos rios e afluentes.

Um coelho nas mãos de seu guardião.

Os coelhos podem e devem beber água, tanto na natureza como em cativeiro. Se o seu animalzinho não se interessar por esse líquido, procure rapidamente ao veterinário, já que a desidratação é um problema a se evitar sempre que falamos de pequenos mamíferos.

Pode interessar a você...
10 curiosidades sobre nossos amigos coelhos
Meus Animais
Leia em Meus Animais
10 curiosidades sobre nossos amigos coelhos

Os coelhos se tornaram, nos últimos anos, um dos nossos animais de estimação favoritos, devido ao seu tamanho e por não necessitarem de muitos cuid...



  • El agua y su consumo por el conejo. Selections Avicoles. Núm. 310: 40-41, 1992.
  • Enterotoxemia del conejo. Cunicultura. Universidad Autónoma de Barcelona. 1997.