Como as abelhas enxergam?

A polinização realizada por abelhas é fundamental para a formação de frutos e sementes. Sua visão desempenha um papel essencial neste processo.
Como as abelhas enxergam?

Última atualização: 14 Outubro, 2021

As abelhas são um dos polinizadores mais importantes das plantas com flores. Aproximadamente um terço da comida humana é polinizada por insetos. Portanto, é fácil concluir que esses invertebrados alados desempenham um papel fundamental na produção agrícola.

O aparato visual das abelhas é muito sofisticado e desempenha uma tarefa essencial no trabalho de polinização graças às cores e ao movimento que registra. Se você quiser saber como as abelhas enxergam, continue lendo.

Características gerais das abelhas

A Fundação Amigos das Abelhas descreve esses pequenos seres como artrópodes e insetos himenópteros (uma das ordens de insetos mais numerosas, batizada em homenagem às asas membranosas de seus membros). Além disso, também pertencem à família dos apídeos (Apidae).

Esses insetos são também chamados antófilos (Anthophila), uma palavra que significa “que gostam de flores”. Essa linhagem possui mais de 20 mil espécies conhecidas, mas sem dúvida a mais famosa é a abelha doméstica (Apis mellifera).

Essa espécie se caracteriza por ser social e viver em enxames formados pela rainha, pelas operárias e pelos zangões. No entanto, deve-se notar que quase todas as outras espécies de abelhas são solitárias e não formam enxames.

O ciclo de vida das abelhas é muito complexo.

Como são os olhos das abelhas?

O corpo das abelhas é dividido em cabeça, tórax e abdômen, 3 partes ou tagmas unidos que se movem entre si enquanto são protegidos pelo esqueleto externo ou exoesqueleto. No topo de sua cabeça estão três olhos simples ou ocelos (formando um triângulo) entre dois olhos compostos.

Os dois olhos compostos são feitos de numerosas facetas hexagonais, cada uma contendo milhares de olhos simples: 3 mil na rainha, 6 mil nas operárias e 13 mil no zangão. O curioso é que o formato das facetas é semelhante ao arranjo em que são construídos os favos de mel.

De acordo com Eco Colmena, cada uma dessas facetas, chamadas de omatídio, captura uma pequena porção do campo visual. Por isso, a imagem processada pelo sistema nervoso desses insetos é composta por milhares de pontos, formando uma imagem semelhante a um mosaico.

Essa imagem carece de nitidez, pois as abelhas devem se aproximar pelo menos 5 centímetros de uma flor para distingui-la de outras plantas. Além disso, quando estão tão próximas do objeto de interesse, contam com outros sentidos para identificá-lo.

Quanto aos três ocelos, deve-se notar que eles não captam imagens. Contudo, são muito importantes para que o invertebrado consiga se localizar no ambiente, pois são responsáveis por registrar a intensidade da luz. Dessa forma, as abelhas conseguem perceber o sol mesmo em dias nublados e saber quando é o momento certo para retornar à sua colônia após o trabalho.

Como as abelhas enxergam?

As abelhas podem ver de perto e na escuridão quase total dentro de sua colmeia. São sensíveis à intensidade da luz e também utilizam a visão como fotômetro para estabelecer o início e o fim do expediente. A seguir, abordamos várias questões essenciais para compreender esse sentido nesses insetos.

Quais cores elas podem enxergar?

A percepção das cores por esses insetos está relacionada à polinização de plantas com flores. No lado ultravioleta do espectro, elas têm maior acuidade visual e no lado vermelho são quase cegas. Portanto, enxergam perfeitamente os tons de azul, amarelo, verde-azulado e ultravioleta.

Pelo contrário, percebem o vermelho como preto e enxergam o laranja e o verde amarelado como equivalentes ao amarelo. Sua acuidade visual pode ser inferior à do ser humano, mas ao mesmo tempo o olho desses insetos percebe 10 vezes mais imagens do que os humanos.

Como isso influencia a polinização?

As flores tiram proveito do sentido da visão das abelhas. Embora as pétalas sejam simples e de cor uniforme para os humanos, esses insetos alados podem perceber áreas que refletem a luz ultravioleta. Dessa forma, são conduzidos até onde está o pólen e, assim, a polinização é garantida.

Como as abelhas percebem o movimento?

As abelhas possuem uma grande sensibilidade ótica ao movimento, pois percebem as mudanças imediatas de forma muito clara e detalhada (algo semelhante a enxergar em câmera lenta). Além disso, podem capturar as flores pequenas, menos coloridas e menos atraentes para serem polinizadas.

Você sabe qual é a importância das abelhas?

A polinização, tão simples à primeira vista, desempenha um papel transcendental na formação de frutos e sementes na agricultura. Esse termo se refere ao movimento do pólen da flor que o produz para outra flor da mesma espécie.

Em outras palavras, é graças a esse processo que o homem pode se alimentar de uma grande variedade de plantas. Os insetos polinizadores mais eficazes pertencem à ordem Hymenoptera, da qual as abelhas fazem parte.

Situação atual das abelhas

A Organização das Nações Unidas afirma que os polinizadores estão ameaçados pelos efeitos da atividade humana. O perigo é tão grande que as abelhas correm grande risco de se extinguirem em todo o mundo.

As populações desses insetos diminuíram de forma preocupante devido a práticas agrícolas intensivas, uso de pesticidas, espécies exóticas invasoras, doenças, propagação de pragas e mudanças climáticas. À medida que o ambiente muda, muitas espécies não conseguem se adaptar e morrem.

Agricultores e reguladores que controlam a produção têm uma grande responsabilidade, mas os cidadãos e todas as outras pessoas do planeta também carregam parte da culpa. Todos nós somos responsáveis por proteger os polinizadores.

Para melhorar essa situação, você pode comprar mel cru dos agricultores locais, cultivar uma grande variedade de plantas que florescem em diferentes épocas do ano, apoiar os agricultores em práticas sustentáveis, divulgar informações sobre as abelhas e muitas outras ações. Nem tudo está perdido, então cada pequeno gesto conta.

Um dos animais mais afetados pelas mudanças climáticas.

Como você pode ver, a visão das abelhas e seu funcionamento é essencial em todo o processo de polinização. Acompanhada por outros sentidos, a visão permite que esses insetos façam um ótimo trabalho que agora deve ser protegido e preservado.

Pode interessar a você...
Abelhas-europeias e o seu ciclo de vida
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Abelhas-europeias e o seu ciclo de vida

As abelhas-europeias têm um sistema de comunicação chamado 'dança', com o qual informam ao resto das suas colmeias sobre diferentes circunstâncias.