Como alimentar os pardais em casa

Você quer observar pássaros, mas não gosta da ideia de mantê-los presos em uma gaiola? Talvez fazer um comedouro para pardais e outras aves da cidade possa ser a solução do seu problema.
Como alimentar os pardais em casa

Última atualização: 13 Agosto, 2021

Com a chegada da primavera e do verão, as aves enchem os céus das grandes cidades com canções e cores. Pombos, pardais, pegas e outros visitantes menos conhecidos vivem conosco nas cidades, mas às vezes não percebemos que essas aves também sofrem com o calor e a falta de recursos. Você sabe como alimentar os pardais em casa?

Embora possa não parecer, ajudar os pássaros da cidade é muito mais fácil do que parece, pois basta um pouco de engenhosidade, um punhado de sementes e muita vontade de aprender. Veja como alimentar os pardais em casa sem alterar seu comportamento natural. Não perca.

Características dos pardais domésticos

O pardal (Passer domesticus), também denominado “pardal-do-telhado”, é uma das aves passeriformes mais comuns do mundo. É uma espécie nativa da Eurásia e do Norte da África, mas por introdução humana hoje é encontrada em quase todas as regiões do planeta, exceto na Antártica.

Esse pássaro é atarracado e robusto, com pernas curtas e um bico grosso. Os espécimes adultos são de cor acastanhada com manchas no dorso, enquanto o ventre é pálido. O dimorfismo sexual é bastante evidente, pois os machos têm um “babador preto” na região cefálica e as fêmeas não.

Os pardais estão em perigo?

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o pardal está na categoria “Pouco Preocupante (LC)”. Contudo, suas populações estão diminuindo e em algumas regiões essa tendência começa a ser um pouco preocupante.

A falta de recursos, a poluição, um grau cada vez mais elevado de antropização do meio ambiente e outros fatores ameaçam a integridade dessa espécie a longo prazo.

Apesar de se adaptarem perfeitamente aos ambientes urbanos, as populações de pardais estão diminuindo a um ritmo alarmante.

 

Um par de pardais em um galho.

Como alimentar os pardais em casa?

De acordo com a National Geographic Spain, os pardais que vivem nas cidades sofrem de anemia e desnutrição de forma normal. O fato de nós, humanos, produzirmos muito alimento não significa que essas aves possam se beneficiar de tudo o que jogamos fora, uma vez que não são detritívoros e não conseguem metabolizar muitas sobras.

Essas aves são granívoras e também consomem insetos de vez em quando, principalmente para engordar seus filhotes após a época de reprodução. Alguns de seus alimentos favoritos são aveia, trigo e soja, mas o alpiste e outras sementes secas não tratadas também são excelentes bases nutricionais para essas aves.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para alimentar os pardais de forma saudável em ambiente urbano. Confira!

Considerações iniciais

A associação SEO Birdlife levanta alguns pontos muito interessantes a serem considerados antes de colocar um alimentador em um ambiente urbano. Veja quais são na lista a seguir:

  • Pense sobre onde colocá-lo: se você colocar um comedouro perto de uma janela ou cerca, os pássaros podem se machucar ao tentar obter comida. Se um gato selvagem pode ter acesso ao local de alimentação das aves, é melhor não arriscar.
  • Os pássaros precisam de comida?: Essa questão é muito importante, uma vez que interromper a dinâmica natural na natureza não faz muito sentido e pode ser prejudicial ao ecossistema. Coloque alimentadores somente se você morar em uma cidade ou em uma área com muitas casas, uma vez que esses ambientes já não são naturais.
  • Comida de qualidade: não alimente os pássaros com restos. Em vez disso, compre alimentos para pássaros, idealmente selecionados para pássaros selvagens.
  • A dieta varia: na primavera, a maioria das aves requer muita proteína e menos sementes. Conseguir insetos em centros especializados pode ser uma boa ideia antes do início da temporada de reprodução.

Acima de tudo, é especialmente importante se informar amplamente sobre os padrões alimentares dos pardais antes de alimentá-los. Mesmo que a intenção seja boa, alguns alimentos podem fazer mais mal do que bem às aves.

Qual tipo de alimentador devo usar?

Os pardais são aves granívoras que encontram seu alimento nos solos das cidades e de ambientes naturais. Por isso, não é necessário complicar as coisas: basta deixar um montinho de grãos no peitoril da janela, se for grande o suficiente e não houver risco de o pássaro bater no vidro, no chão do terraço ou sobre o gramado do quintal.

Se quiser curtir um pouco mais diretamente seus visitantes e restringir sua área de alimentação, você pode colocar um alimentador tipo bandeja, ou seja, com superfície ampla e profundidade mínima. Se você mora em um apartamento, tome cuidado ou evite colocá-lo diretamente no peitoril da janela, pois pode cair e ferir um pedestre.

Além disso, deve-se ter em mente que esses animais não precisam apenas de comida, mas também de água, principalmente nos meses mais quentes do ano. Fazer um bebedouro é um pouco mais complexo, mas é um artigo pode ser encontrado pronto em lojas e permitirá que as aves se refresquem e se hidratem igualmente. É vital manter a higiene em todas as estruturas disponibilizadas às aves.

Se o seu terraço for grande ou você tiver um jardim, basta colocar um prato grande com muitas sementes para pássaros dentro.

 

Por que os pardais domésticos desaparecem?

Uma bela responsabilidade

Em última análise, você deve ter em mente que alimentar os pardais em casa é uma responsabilidade se decidir se dedicar a essa tarefa. É preciso limpar o comedouro com frequência e se comprometer com os visitantes, pois a falta de higiene no material utilizado pode disseminar doenças entre a população de pássaros da cidade.

Quando os pássaros começarem a chegar ao comedouro, lembre-se de não se aproximar deles ou assustá-los. Observe-os à distância e respeite o seu espaço pessoal, pois não são animais de estimação que querem interagir conosco. Se você seguir essas dicas, poderá desfrutar de um pequeno pedaço da natureza nos arredores da sua casa.

Pode interessar a você...
Curiosidades sobre o pardal
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Curiosidades sobre o pardal

Existem muitas curiosidades sobre o pardal, um pássaro que parece não ter muitas características de destaque, mas que tem uma história fascinante.