Como aproveitar o verão com um cão

· dezembro 18, 2018
Além de ir à praia, você pode visitar o campo ou os parques, bem como ir a restaurantes com terraços ou desfrutar de competições caninas.

Quando está quente, gostamos de dar um passeio, desfrutar de lugares ao ar livre, fazer algum exercício, entrar na piscina, sair de férias… E o nosso animal de estimação também! Portanto, neste artigo vamos dar algumas dicas para você aproveitar o verão com um cão.

Dicas para aproveitar o verão com um cão

Quem disse que nossos animais de estimação não precisam de férias? Em dias quentes, gostamos de dar um passeio mais longo, ficar mais tempo no parque e, claro, fazer uma viagem.

Você pode aproveitar o verão com um cão se considerar essas dicas e atividades:

  1. Ir para a praia

Há cada vez mais praias aonde você pode ir com seu melhor amigo e se divertir. Lembre-se de cumprir as regras do local, como levá-lo na coleira.

Além disso, é essencial que você respeite os horários das brincadeiras e o descanso, evite estar ao ar livre ao meio-dia e ofereça uma boa quantidade de água fresca para evitar a insolação.

Também, não perca seu peludo de vista nem por um momento, banhe-o para remover a areia quando voltar para o hotel ou para casa, e seque os ouvidos dele, para que a água salgada não cause infecções.

Cachorro correndo na praia

  1. Escolha restaurantes com terraços

Outra opção para aproveitar o verão com um cão é dar um passeio em sua cidade e escolher os estabelecimentos que permitem animais de estimação.

Para fazer isso, seu cão deve ser muito calmo e não um daqueles que latem para tudo que cruza seu caminho, seja outro cão, uma pomba ou uma borboleta. Afinal, isso seria um incômodo para os outros clientes.

Ademais, os terraços de bares, cafés ou sorveterias são ótimos lugares para desfrutar de um momento descontraído com seu cão.

Alguns até oferecem menu especial para animais de estimação ou pelo menos um recipiente com água.

  1. Trilhas na natureza

Apreciar o verão com um cão não é apenas sinônimo de ir à praia. Se você gosta mais da ideia de umas férias no campo ou na montanha… seu animal de estimação pode sim acompanhá-lo! É o momento perfeito para você se exercitar.

As caminhadas ou trekking são algumas opções. Enquanto você desfruta do contato com a natureza, irá melhorar ainda mais o vínculo entre o dono e o cão.

Note algumas questões de segurança para tornar a experiência um sucesso. Coloque uma coleira em seu animal de estimação, não vá para locais que você não conhece.

Também é importante evitar o meio do dia e fazer pequenas pausas para beber água.

  1. Passeios no parque

Outra opção se você ficar na cidade, e quiser aproveitar o verão com um cão, é aproveitar os espaços verdes que com certeza estarão perto de sua casa. Alguns até têm espaços específicos para animais de estimação.

cão no parque

Aproveite as primeiras horas da manhã ou o entardecer, quando está menos quente. Você pode jogar uma bola, um frisbee ou um galho que encontrar lá. 

Além disso, é um momento propício para socializar e treinar seu pet.

  1. Participar de competições caninas

O Canicross é uma das melhores opções para aproveitar o verão com um cão, especialmente se o seu animal de estimação é uma das seguintes raças:

  • Border collie
  • Labrador retriever
  • Airedale terrier
  • Jack russell terrier
  • Vizsla húngaro

Outro esporte muito divertido que pode ser praticado também no nível ‘profissional’ é Bikejoring, em que pode-se andar de bicicleta acompanhado pelo cão.

O animal deve ter pelo menos um ano e meio de idade e estar em boas condições físicas.

Portanto, você pode aproveitar o verão com seu cão, se escolher atividades e lugares de acordo com seus gostos, mas também com a época do ano.

Além disso, analise como seu animal de estimação reage ao exercício, estando com pessoas desconhecidas e fazendo caminhadas mais longas. Assim, com base nisso, decida o que é melhor para ambos.